16.3.16

a falta de "civismo" de fazer compras em espanha

Parece que agora, pelo menos é essa a ideia que algumas pessoas tentam passar, é considerado falta de "civismo" quando um português decide fazer compras e atestar o depósito do automóvel em Espanha. Compras essas que não são feitas por mero capricho mas pelo simples (e importante) facto de que representam uma poupança considerável no orçamento das famílias. Algo que será acessório para alguns mas que terá uma importância bastante relevante na vida de bastantes pessoas.

Se fazer compras e atestar o depósito do carro em Espanha representa falta de civismo posso confessar que me falta esse civismo desde pequeno. Desde criança que me recordo de ir de férias com os meus pais para o Algarve e em diversas ocasiões fomos a Espanha. E deu sempre para atestar o depósito e para fazer diversas compras. E o motivo era quase sempre o mesmo: é muito mais barato do que em Portugal. Recordo-me de comparar preços e a diferença chegava a ser absurda.

Com o passar dos anos não perdi este hábito pouco cívico. Quando estou de férias no Algarve gosto de dar um salto a Isla Cristina, local que aprecio bastante. Tanto a praia como uma casa de petiscos mesmo colada à praia onde me delicio com quase tudo. Não sei se já mencionei o assunto no blogue (creio que sim) mas quando vou a Isla Cristina aproveito sempre para fazer compras no Mercadona. Aliás, já cheguei a ir a Badajoz propositadamente para fazer compras no Mercadona. A viagem é curta, serve de passeio, dá para comer tapas e faço compras.

E não faço isto por capricho. Não faço isto para me gabar de que faço compras em Espanha. Faço isto porque poupo muito, mesmo muito, dinheiro com os produtos que lá se vendem, quase todos da marca própria. Mas não é apenas o preço. É também a qualidade dos produtos. E outro detalhe não menos importante que é o tamanho das embalagens. Quando vou a Espanha fazer compras gasto "pouco" dinheiro e consigo trazer detergentes e coisas do género que me duram largos meses.

Para dar apenas um exemplo, e quem faz o mesmo do que eu pode comprovar isto, basta comparar um rolo de papel higiénico comprado no Mercadona e outro comprado cá. Basta olhar para o centro do rolo e comparar o buraco para perceber que os de cá são "gigantes" e os de lá são "minúsculos", algo que representa numa maior quantidade de produto. Depois é comparar a quantidade de produtos que lá são vendidos a um euro, como é o caso do gel de banho e de muitas novidades, com embalagens de grandes dimensões.

Se me dá gozo ir até Espanha para fazer compras? Só pela viagem e visita. Se tenho orgulho em dizer que faço compras em Espanha? Nem por isso. Se poupo dinheiro com isso? Muito! Por isso dispenso os discursos com falsos moralismos de que é falta de civismo ir fazer compras a Espanha e que estamos a pagar impostos noutro país. É uma questão de proximidade geográfica e de poupança, já para não falar da qualidade dos produtos. E é isso que está em causa e não o capricho dos portugueses que fazem compras em Espanha.

16 comentários:

  1. Falaste bem. Eu também desde sempe que vou ao mercadona as compras quando estou de ferias no algarve. É mais barato. Ponto. Ontem fui a uma conferência de biocombustíveis onde se acabou a falar deste assunto e de que as transportadoras estao a por gasolina em espanha para pouparem. Qual é o mal nisso? Se eu tivesse uma empresa tambem quereria baixar ao maximo os custos! Mesmoa coisa que os nossos orçamentos familiares. O que poupamos por ir a espanha pode ser usado (ou nao) para gastar ca noutras coisas!
    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não percebo o falso moralismo de fazer dos portugueses os maus da fita.

      Beijos

      Eliminar
  2. "no" mercadona (é UM supermercado) e é uma tapa, não uma tapas... desculpa não resisti... não me leves a mal! (apaga o comentário se quiseres)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é necessário apagar e obrigado pelo reparo. É a forma como costumo dizer e erradamente passei assim para o texto. O segundo escapou-me. Obrigado. Vou já corrigir.

      Eliminar
  3. Eu vou vezes sem fim ao Mercadona, mesmo porque os meus pais moram a 2 minutos a pé de um e sempre que os visito não dá como evitar.

    ResponderEliminar
  4. Eu, sendo ibérica, e tendo vivido em Madrid, fiz durante anos compras em Espanha. Ainda tenho algumas peças de roupa compradas numa época em que não havia cadeias de lojas internacionais e a roupa era, de facto, diferente. Mas digo-te uma coisa: em Madrid faço as compras de supermercado no El Corte Inglés e em Lisboa não, porque em Lisboa os preços são, em alguns casos, o dobro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já comprei coisas no Mercadona, e estou a referir-me a marcas que se vendem cá, com preços quase a metade dos que se praticam cá.

      Eliminar
  5. Mercadona...se alguém lá for antes do Verão, que me traga sff um amaciador para a roupa espectacular, que deixa um cheiro óptimo na roupa... parva que sou, só trouxe uma embalagem para experimentar! da próxima vez trago o carro carregado! ah, espera, parece que isso faz de mim menos portuguesa...

    ResponderEliminar
  6. Vivesse eu mais perto de Espanha, faria como todos.
    Minha mãe faleceu há quase 34 anos, muito antes de adoecer, irmos a Vigo fazer compras de tecidos lindos para cortinados, louças e muito mais coisas para a casa que por lá eram mais baratas.
    E quando vou passear para o norte, estando perto da fronteira, não deixo de dar um salto às vilas, só para meter gasolina.

    ResponderEliminar
  7. E simples e porque são os maus da fita ponto final. E não me dê conversa que repertório para vários dias com todo o respeito
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Boa noite homen sem blogue, eu tenho andado a ver de uma t.v. E alguns electrodomésticos para a minha casa e meu Deus, estou shocada com os preços fiquei tão desanimada que já nem me apetece comprar nada, é só o estou a fazer derivado a indemnização que recebi de um acidente de trabalho, que não foi muito mas o suficiente para podermos dar-nos uns miminhos e arranjar um pouco a nossa casa, até que hoje assim do nada me lembrei de ir até Badajoz! O que eu queria saber se em questão de electrodomésticos, madeiras para chão flutuante, tintas, e coisas assim de esse género se são mais bara que cá e se a diferença vale a pena fazer essa viagem até por causa das garantias e tudo e se me souber indicar um sítio onde posa ir de confiança melhor obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumo ir lá por causa de outras coisas. Por causa de bens para a casa que não essas coisas de que necessitas. Por isso lamento mas não te posso ajudar apesar de acreditar que será sempre uma boa opção.

      Eliminar