29.2.16

se todos estivessem ao meu nível...

Existem erros que não são, ou pelo menos não devem ser, perdoados a ninguém. Quer seja ao "pé descalço" da porta ao lado ou à pessoa mais importante do mundo. Ou, neste caso, quer seja a um jogador de futebol do mais amador que existe no mundo ou a Cristiano Ronaldo. Na ressaca de mais um desaire do Real Madrid, Cristiano Ronaldo disse aos jornalistas que se todos os jogadores do clube estivessem ao seu nível estariam em primeiro. E estas palavras nunca deveriam ter saído da sua boca. Pelas mais diversas razões.

A começar porque nenhum jogador, por melhor que seja, pode dizer isso dos seus colegas. É um atestado de inferioridade que se passa aos restantes membros de um equipa, ou não fosse o futebol um desporto colectivo. Cristiano Ronaldo, ou outro jogador qualquer, não faz a diferença se tiver de jogar sozinho contra onze. Perderá todos os jogos. Não ganha um. E para que Cristiano Ronaldo marque golos têm de existir guarda-redes que defendem bolas, defesas que travam avançados e médios que destroem as tácticas adversárias. E isto aplica-se ao nível do Real Madrid como se aplica ao Paio Pires ou a outro clube qualquer.

E uma coisa que me "irrita" neste erro é encontrar muitas pessoas que culpam os jornalistas espanhóis deste desabafo. Os jornalistas espanhóis fazem as perguntas que têm de fazer, tal como os ingleses lhe faziam e tal como alguns portugueses também fazem. É o preço a pagar de ser um dos melhores do mundo. Se habitua as pessoas a grandes exibições tem de estar preparado para ouvir perguntas quando joga com menor intensidade ou quando é essa a ideia que chega aos jornalistas. E a defesa às perguntas nunca poderá ser dizer que os outros é que estão num mau nível.

O erro é apenas de Cristiano Ronaldo que, provavelmente de cabeça quente, disse algo que não deveria ter dito. E que tentou emendar minutos mais tarde dizendo que os colegas são inferiores mas apenas do nível físico pois não é melhor que ninguém. Isto coloca alguma água na fervura mas não convence todas as pessoas. E se o balneário do Real Madrid tem fama de ser mau, neste momento deve estar prestes a explodir, existindo notícias de que o treinador já tem carta branca para limpar o balneário e que o presidente terá mesmo dito que não quer Cristiano Ronaldo no Real Madrid.

Polémicas à parte, há muito que defendo que Cristiano Ronaldo está a mais no Real Madrid. E por variadas razões. A começar pela instabilidade do clube. Quando o grande rival é um mar de tranquilidade. Depois de conseguir ser campeão e de ter conquistado a Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo deveria ter mudado de clube. Considero que, apesar de não imaginar o combate de egos com Ibrahimovic, o Paris Saint-Germain era um bom clube para si. É um clube estável, que conquista títulos a nível nacional e que está a crescer na Europa. E tudo isto faria com que Cristiano Ronaldo se destacasse muito mais do que no Real Madrid, algo que até seria melhor para si na luta pelos prémios individuais, como é o caso da Bola de Ouro. Defendo também, uma opinião que sempre tive, que o campeonato inglês é o ideal para que marque golos até mais não e para que se evidencie. Neste momento o Manchester City seria o clube ideal para si. Ou o novo Manchester United que deverá nascer com José Mourinho.

Até não existir uma mudança, Cristiano Ronaldo arrisca ficar de cadeirinha a ver o Barcelona somar um número muito maior de conquistas do que o seu clube. E sempre com tranquilidade enquanto no Real até se despedem os treinadores que fazem pequenos milagres e conquistam títulos. Ou os treinadores de quem três ou quatro jogadores não gostam. E os momentos conturbados vão levar a que se olhe ainda mais para Cristiano Ronaldo. Que em alguns momentos irá ter erros imperdoáveis como dizer que os outros são inferiores a ele. E isto aplica-se ao jogador português como ao melhor trabalhador de uma qualquer empresa que não tem estabilidade nenhuma.

4 comentários:

  1. Ora subscrevo totalmente o que escreveste. CR7 no Real só para se queimar ainda mais... Mas vejo o futuro dele no PSG, quem sabe na próxima época. Só teria a ganhar na minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha única dúvida no PSG é partilhar balneário com Zlatan que tem um ego do tamanho do mundo.

      Eliminar
  2. Permite-me discordar.
    Apoio o Cristiano Ronaldo pois todos exigem que ele sozinho leve a equipa à vitória e ele cedeu a essa pressão. Está no direito dele de desabafar e dizer a verdade. Disse-o publicamente e fez muito bem, no meu entender.
    Ele é o melhor do mundo, é óbvio que os outros são inferiores. Numa equipa todos têm valor mas nem todos são produtivos e essenciais como outros. É a vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que permito :)

      Não vou fingir que Cristiano Ronaldo não é o melhor jogador do Real, porque é. Mas isto não significa, porque é um desporto colectivo, que seja ele a assumir publicamente que o nível dos outros é que é o problema do clube. Essa análise poderá ser feita pelos jornalistas mas nunca por ele e aos microfones. Porque isso dará problemas a uma equipa que está longe de o ser. E se o balneário do Real se unir contra ele "dão" cabo dele em três tempos. E isto é muito mais fácil do que as pessoas julgam. Existem tantas formas de queimar um jogador em campo que vão de não passar a bola, a passar a bola mal propositadamente, a não da apoio numa jogada.

      Eliminar