1.2.16

o que é nacional é bom *

“O que é nacional é bom”, é algo que muitas pessoas dizem enquanto batem com a mão direita no peito. É uma espécie de certificação que é utilizada para defender os nossos. E a qualidade daquilo que é nosso. Muitas pessoas até caem no erro, pelo menos é assim que vejo as coisas, de utilizar este argumento como único numa qualquer discussão em que algo ou alguém é equiparado. Ou seja, pessoas para quem basta ser português para ser melhor do que tudo e do que todos. Visão com a qual não concordo quando não associada a outros factores.

Quando se fala de Cristiano Ronaldo, apenas para dar um exemplo, quase todos assumem que é o melhor do mundo, nem que seja porque é português. É um atleta de excepção, uma verdadeira máquina, mas é o ser português que, para muitas pessoas, faz dele o melhor do mundo, muito melhor do que “aquele argentino”. Outro exemplo é Portugal, mais especificamente, as nossas cidades ou praias. “Portugal é o País mais bonito do mundo”, ouve-se por aí. “As nossas cidades são as mais lindas do mundo”, também é algo que se ouve. E este é apenas mais um exemplo da defesa em torno daquilo que é nacional.

Mas... existem excepções. Sobretudo se envolverem mulheres, fama ou sucesso internacional e corpos tonificados. Aqui existe uma inversão do “slogan” o que é nacional é bom. Parece que, neste caso, o que é nacional é de qualidade inferior. É quase uma imitação do que existe além fronteiras. Por exemplo, facilmente se elogia uma foto de Gisele Bündchen, apenas para dar um exemplo. Tal como se elogiam, e bem, tantas outras manequins ou, afastando-me do mundo da moda, mulheres que praticam desporto e que têm corpos bastante apreciados/elogiados. Algumas delas até são vistas como exemplos.

Até que, e apenas para dar mais um exemplo, surge mais uma (porque são cada vez mais) notícia que envolve Sara Sampaio, aquela que tem tudo para ser a melhor, ou aquela que mais coisas alcançou, manequim portuguesa de sempre. Como é o caso desta imagem que aqui partilho e que serve para promover o novo perfume da Victoria´s Secret. Quando o tema é Sara Sampaio, o seu trabalho ou mesmo o seu corpo, já não se aplica aquela máxima de que o que é nacional é bom. São defeitos atrás de defeitos e críticas atrás de críticas. Porque o corpo isto, porque ela aquilo, porque se despe, porque é sei lá o quê.


* Excepto se for a Sara Sampaio ou se envolver mulheres e corpos tonificados

9 comentários:

  1. Olá!
    Eu não defendo Portugal com unhas e dentes no que toca a cidades e costumes portugueses, felizmente já viajei um bocadinho, para ter a noção do que tempos de bom e melhor do que muitos lados e do que temos de mau e pior que nos outros sítios.
    Agora no que toca a CR e Sara Sampaio, grito em plenos pulmões que são os melhores do mundo!
    Acho que a Sara tem tudo para crescer ainda mais no mundo da moda e vir a ser tão conceituada quanto a Adriana Lima, por exemplo, uma vez que têm ambas o mesmo género de beleza.
    E ao fim disto tudo, concluo, dizendo que no fundo os portugueses têm uma mente um bocadinho tacanha, não se sabem valorizar como fazem por exemplo os brasileiros, que enaltecem os seus jogadores/modelos e conseguem nos fazer acreditar que são mesmo os melhores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Eu defendo o que é português quando é a qualidade que sustenta a minha opinião. E no caso de Sara Sampaio isso é gritante. Só que as temáticas em torno das mulheres ainda envolvem muita inveja.

      Eliminar
  2. Como se costuma dizer, só se diz que o Ronaldo é melhor que o Messi em dois lados, Portugal e Madrid. E olha que as pessoas de Madrid já começam a dizer que o Messi é melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou fã de Cristiano Ronaldo mas não digo que é o melhor do mundo apenas porque é português. Para mim Messi é o melhor do mundo em determinados aspectos. Cristiano Ronaldo é claramente o melhor atleta do mundo.

      Eliminar
  3. Eu gosto do CR, mas também há coisas nele que me decepcionam.
    Sara Sampaio, olha, quem critica só pode ter inveja.
    Este povo nunca está contente com nada.

    ResponderEliminar
  4. Eu particularmente acho os Portugueses INSUPORTÁVEIS,dias desses eu estava navegando na net e vi uma reportagem dizendo que Adriana Lima e Alessandra Ambrósio era as angels mais influente(Isto é lógico nem precisa desta pesquisa para saber).Inclusive isto nem foi noticias por aqui porque infelizmente temos coisas (piores)mais importantes para nos preocupar do que no que se refere a TOP Models, até sinto inveja de vocês que uma coisa tão irrelevante seja a grande notícia enquanto nos brazucas temos que nos preocupar no momento que guerras de facções no presídios. Mas Não disto que estamos falando, pularemos esta parte.De repente nós comentários desta reportagem algumas pessoas começaram a criticar as brasileiras, com uma série de insultos e dentre deles um me chamou atenção,quando um rapaz disse com estas palavras que "AS BRASILREIRAS VENDEM CORPO E ALMA POR ALGUNS SEGUNDOS DE FAMA",fiquei pensando de que brasileiras ele estava falando DAS SUPERMODELOS CITADAS???? Porque até onde seu sei praticamente todas as top models brasileiras principalmente estas da VS, são estrelas da moda há mais de 20 anos, Adriana,Alessandra, Gisele são MULTI MILIONÁRIAS, GISELE tem uma fortuna de 300 milhões de euros, Adriana 70 milhões Alessandra 60 milhões e fora as outras que não entram na lista da Forbes, mas são riquíssimas e ganham muitos milhões também. Achei ridículo o comentário,mas se é isso ,elas se vendem muito bem,conseguiram chegar onde muitas modelos sonham e poucas chegam O TOPO.Espero que esta Sara Sampaio consiga chegar onde elas MODELOS BRASILEIRAS CHEGARAM ,porque até agora ela não figura na lista da FORBES E NEM COMO MONEY GIRL do site Ford Models.

    ResponderEliminar
  5. Ninguem bate GISELE,nem As Big six,estas modeletes são muito fracas,prova disto é que modelos tipo Adriana Lima,Alé Amb,Isa Goulart,isabeli Fontana,Ana Beatriz,'já passaram dos 30 e continua a todo vapor,simplesmente porque esta nova safra está muito fraca.A esperança para o renascimento DAS SUPERMODELS É A KAIA GERBER e mais ninguem

    ResponderEliminar
  6. Ninguem bate GISELE,nem As Big six,estas modeletes são muito fracas,prova disto é que modelos tipo Adriana Lima,Alé Amb,Isa Goulart,isabeli Fontana,Ana Beatriz,'já passaram dos 30 e continua a todo vapor,simplesmente porque esta nova safra está muito fraca.A esperança para o renascimento DAS SUPERMODELS É A KAIA GERBER e mais ninguem

    ResponderEliminar