16.2.16

gravidez vs exercício físico

Apesar de estar no nono mês de gravidez Carolina Patrocínio não abdica dos seus treinos físicos. Algo que lhe valeu muitas críticas (até ofensas) tanto na primeira como na segunda gravidez. O que é certo é que o exemplo da apresentadora não passa despercebido a ninguém, nem até aos russos que olham para Carolina Patrocínio como um exemplo.

“Gravidez não é motivo para interromper o treino diário”, é o título escolhido por um site russo para um artigo em que dá destaque a Carolina Patrocínio. “Residente em Portugal, Carolina Patrocínio, de 29 anos, quer estar em constante boa forma física e todos os dias vai ao ginásio. Ela acredita que até aos últimos meses de gravidez nada pode impedir o seu desejo de ter um corpo esguio”, pode ler-se no artigo.

Não sou especialista na área. Já ouvi muitas pessoas dizerem que num determinado momento da gravidez não se deve praticar determinado tipo de desporto. Também já ouvi dizer que as grávidas podem e devem praticar desporto. Independentemente de tudo isto acredito que nenhuma mãe irá praticar desporto apenas por capricho, colocando em risco a vida do bebé que carrega. E é por isso que olho para a Carolina Patrocínio como um exemplo de que a gravidez não obriga a que se coma tudo e mais alguma coisa usando apenas como desculpa “estou grávida” e também como exemplo de que é possível manter a forma durante a gravidez.

Será sempre uma opção. Comer tudo e mais alguma coisa. Manter uma alimentação saudável tanto para a mãe como para o bebé. Não praticar qualquer actividade desportiva. Praticar tudo aquilo que se pode fazer. Sendo que tanto na alimentação como na prática desportiva existe o meio termo. É sempre uma questão de escolha. Sendo que não deixa de ser curioso que aquelas pessoas, e insiro Carolina Patrocínio nesse grupo, que fogem daquilo que a maioria considera como “normal” acabam sempre por ser vistos como esquisitos.

14 comentários:

  1. Vamos ressuscitar uma camponesa em plenos anos 20 e perguntar-lhe se deixava de trabalhar por causa da gravidez?

    As mulheres, por norma, vão até onde o corpo as deixar ir. Claro que algumas não podem. Aí devem obedecer ao seu corpo. O organismo da Patrocínio é diferente, toda a gente já devia saber isso. É o caso dela, que é menos comum que a maioria das mulheres. Acho que tem algo a ver com a cavidade o espaço do útero... algo assim. Não é caso único, pelo mundo tem existido mulheres cuja gravidez até lhes passou despercebida até o momento do parto. E não se achavam necessariamente "gordas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada caso é um caso. Cada pessoa faz o que pode e o que deseja mas não podemos olhar para os outros como "anormais" apenas porque fogem da regra geral.

      Eliminar
  2. Concordo perfeitamente que se faça tudo e mais alguma coisa durante a gravidez.
    Mas há quem possa e quem não possa
    Entre presevar o bebe, mesmo que abdicando da vida normal, e abortar espontaneamente por continuar a fazer a vida de sempre, aqui é que ja tenho outra opinião.
    Não sei se é verdade, mas ouvi na tv, que a Carolina é de opinião que "se o bebe não conseguir aguentar o ritmo da mãe é porque não é forte".
    Com esta declaração é que não concordo em absoluto. Há imensas mulheres que passam a gravidez de cama e nascem bebes muito fortes e saudaveis.
    E em como tudo, são sempre opções e há que respeitar a todas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero acreditar que nenhuma mãe coloca a vida do bebé em perigo porque quer fazer coisas que não pode e que sabe que não pode.

      Eliminar
    2. Sim essa declaração foi qualquer coisa. Portanto se o bebé não for forte, não vale a pena mantê-lo é isso que quer dizer?
      Eu nada tenho contra quem faça exercício ou quem não faça de todo, é a opção de cada um. Mas achar que por um bebé não ser um super bebé então eh, deixa lá... Nope.

      Eliminar
    3. Também não partilho dessa ideia de que o bebé tem de acompanhar a mãe.

      Eliminar
  3. E o bebé nasceu ontem e saudável isso é que interessa =)

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    tenho acompanhado o caso "Carolina" na imprensa e posso dizer que até admiro a rapariga. E agora que teve a criança, está mais que provado, que não fez mal nenhum aquela dose de exercício. Pratico desporto e nunca estive grávida, mas vi os videos que ela metia e ficava bastante surpreendida...
    Acredito que ela não meteria a saúde dela e do bébé em causa se isso fizesse mal.
    Acho que cada grávida deve fazer aquilo que a faz sentir melhor, se é comer, que comam, se é correr, que corram...depois as consequências físicas do pós parto estão de acordo com as opções de cada uma (isto tendo sempre em conta que mãe/filho estão bem). Haja saúde para todos :)

    ResponderEliminar
  5. Desconfio que se uma mulher é saudável e sempre fez exercício, não terá dificuldades em fazer exercícios que para os outros até podem parecer violentos. Agora, se não tem o corpo bastante ginasticado, qualquer esforço maior poderá dar problemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece lógico. Acho que depende sempre da pessoa e das rotinas de cada um.

      Eliminar