18.2.16

ele/ela está interessado/a em mim ou não?

Existem diversas teorias em torno das relações amorosas. Ou do início das mesmas. O que não falta são explicações para perceber se a outra pessoa está interessada em nós. Existem até diversos questionários online que garantem que qualquer pessoa irá descobrir facilmente, depois de responder às questões, se existe interesse para algo mais do que amizade.

Não sou o maior fã destes questionários online que garantem resposta para tudo. Nem daquelas aplicações que apenas com recurso aos nomes revelam uma percentagem de compatibilidade entre duas pessoas. Nem sou daquelas pessoas que olham para os signos para perceber que existe compatibilidade ou se a relação está condenada ao fracasso.

Porém existem alguns indicativos que são mais do que suficientes para que as pessoas percebam se vale a pena ou não insistir numa tentativa de relação. Ou que servem para que se perceba qual o real interesse da outra pessoa. Coisas tão simples como nunca ser possível marcar um encontro. Numa fase inicial a maior parte das pessoas tem vergonha de convidar alguém para sair. E este medo está associado ao receio de ouvir um “não” como resposta. Quando uma das pessoas perde este receio e avança com o convite sem que seja possível marcar uma data é porque provavelmente não existe interesse da outra pessoa. Quando existem desculpas para não marcar nada em vez de soluções para tentar marcar um encontro é porque provavelmente não existe interesse.

Existem outras coisas como a proximidade física. Quando duas pessoas estão mais próximas é normal que pelo menos uma delas tenha iniciativas que passam pelo contacto físico. É o toque na mão. É o braço por cima do ombro no cinema e por aí fora. Quando alguém tenta fazer isto mas a outra pessoa teima em impedir que aconteça é capaz de significar que não existe interesse. E o mesmo se aplica aquelas pessoas que passam a vida a falar dos ex-namorados. Mais facilmente precisam de alguém para desabafar do que procuram alguém para manter uma relação.

Depois existem factores que apontam apenas para um desejo físico e não mais do que isso. São aquelas pessoas que até abordam os sentimentos ou que chegam mesmo a dizer que estão a apaixonar-se. Mas depois os encontros acontecem apenas quando a noite já vai longa e provavelmente no carro de um deles. São aquelas pessoas que também não inserem a pessoa no seu grupo de amigos. Resumindo, são aquelas pessoas que percebem o encanto da outra pessoa e sabem tirar partido disso. Alimentam uma eventual relação que nunca vai passar de relações sexuais esporádicas num qualquer carro.

Por fim, existe algo que muitas pessoas acreditam como verdade absoluta mas que para mim é um mito. Refiro-me ao tempo que se demora a responder a uma mensagem de telemóvel, por exemplo. Há quem o faça na hora. Há quem prefira demorar tempo para não revelar imediatamente o seu interesse. Por isso não sou daqueles que acreditam que demorar algum tempo a responder signifique que não existe interesse. Pode ser apenas uma estratégia no jogo de sedução.

No que a relações diz respeito, cada caso será um caso. Não se aplica matemática. Mas existem muitos sinais que são evidentes. O pior nos assuntos do coração é que os sinais podem estar a um metro dos olhos que a pessoa prefere continuar a acreditar com todas as suas forças que a relação tem tudo para dar certo. Todas as provas apontam para o contrário mas as pessoas acreditam na relação. E o mesmo para o oposto. Existem pessoas que têm tudo para ter uma boa relação mas que perdem muito tempo a acreditar que nenhum deles tem interesse um no outro.

8 comentários:

  1. "Mas existem muitos sinais que são evidentes (...) Existem pessoas que têm tudo para ter uma boa relação mas que perdem muito tempo a acreditar que nenhum deles tem interesse um no outro."

    Excelente texto, concordo com tudo. O pior é quando os sinais estão lá e ainda assim as relações não têm (ou não podem ter...) futuro.

    Muitos parabéns pelo blog!

    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas simpáticas palavras. Se não têm futuro é porque os sinais não são sinceros. Gosto de acreditar nisso.

      Beijos

      Eliminar
  2. Interessante. Há experiências que não tive nem desejo ter, mas, em relação ao telemóvel, às vezes a não resposta imediata é simplesmente fruto de: ter o tm sem som, por razões profissionais ou outras, tê-lo esquecido em casa, não ouvir o sinal da mensagem porque há outros ruídos mais fortes, etc...

    ResponderEliminar
  3. Concordo com tudo.
    O pior é quando não se consegue perceber os sinais.
    Acho que as pessoas deviam, acima de tudo, ser sinceras com as outras, mostrar mais respeito.
    Evitava-se assim muito sofrimento, em qualquer relação, seja amorosa ou amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas ainda têm muito medo de arriscar e lidam mal com a rejeição.

      Eliminar
    2. Sem duvida, a rejeição custa sempre, mas a falta de respeito custa muito mais. Digo eu

      Eliminar