13.1.16

quem é que salvas primeiro?

O cenário é um acidente de trânsito do qual resultaram três vítimas. Um bebé que se encontra em paragem cardio respiratória. Uma mulher com dupla amputação das pernas. E uma senhora idosa que tem ferimentos ligeiros. Quem é que se salva primeiro?

18 comentários:

  1. O bebé, não por ser um bebé, mas por ter os problemas médicos que precisam dos cuidados mais urgentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é efectuada em cursos específicos. Quase todas as pessoas respondem o bebé. Mas, e por mais fria que seja a resposta, a primeira opção deve ser a senhora idosa. Porque é a que está em melhores condições. É aquela que se salva mais facilmente e que até pode ajudar depois. O bebé pode já estar "perdido".

      Eliminar
  2. A sra idosa que provavelmente será mais rápida a socorrer e ficará em segurança, para que depois e rapidamente se possa ir socorrer os restantes.

    ResponderEliminar
  3. Depende do cenário completo. O carro está a arder? Está prestes a explodir ou a cair numa ravina? É um acidente estável em que só falta socorrer as pessoas?
    Se for no último cenário, ajudo a velhota a sair para ela poder auxiliar a amputada enquanto eu dedico 100% de atenção ao bebé. Isto se o acidente tiver acabado de acontecer. Se já tiver sido há algum tempo, não há motivo para tratar dos mortos antes dos feridos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A melhor resposta, por mais fria que possa parecer, é a senhora idosa.

      Eliminar
  4. O bébé. Como está em paragem respiratória, é o que necessita de ajuda mais imediata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A resposta "certa" é a senhora idosa. Porque é aquela que é mais fácil de salvar, a que está em melhores condições e até a que pode ajudar nos restantes salvamentos. O bebé pode já estar "perdido" e a maioria das pessoas provavelmente nem está apta para o ajudar.

      Eliminar
  5. A que tem mais hipóteses de sair com sorte e ter uma vida, condicionada, mas ter uma vida, a senhora que fica sem as suas pernas. O bebé, já está praticamente morto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas antes da senhora que ficou sem as pernas está a senhora idosa que é a que está em melhores condições. Por isso é que deve ser a primeira a ser salva.

      Eliminar
  6. Eu não salvava ninguém pois não o saberia fazer.

    ResponderEliminar
  7. Segundo as orientações europeias o socorro primário deve seguir o acrónimo ACHE:
    Alterações cardio-respiratórias (paragem cardio-respiratória)
    Choque
    Hemorragias
    Envenenamentos
    No entanto se estivermos perante uma situação que tenha indivíduos com hemorragia e PCR deve tentar controlar a hemorragia primeiro.
    O socorro secundário são as situações não contempladas anteriormente (feridas, fraturas, ...)

    Portanto primeiro deve-se ir de encontro à senhora amputada que possivelmente está com uma hemorragia externa considerável.

    B

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo que me foi dito, e que supostamente é ensinado em cursos do INEM, é que a pessoa a salvar em primeiro lugar - e estou a falar do cidadão comum que faz um curso de primeiros socorros e não de profissionais - é a idosa porque é que está em melhores condições e que até pode ajudar nas restantes situações. Acredito que para profissionais a prioridade não seja a mesma.

      Eliminar
  8. Eu não "salvava" ninguém (nem sequer tenho curso de primeiros socorros, quero fazer mas ainda não tive oportunidade!), telefonava para o 112!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui o salvar é, por exemplo, tirar a pessoa do carro. É um curso que dá sempre jeito.

      Eliminar