4.1.16

o sucesso é feito do fracasso, rejeição e persistência

Ainda não fui ver Creed: O legado de Rocky, o novo filme do famoso lutador imortalizado no cinema por Sylvester Stallone. Já vi os filmes todos e estou muito curioso em relação a este por ter lido que recupera a essência dos primeiros filmes, que são claramente os melhores. Há algo comum à estreia de todos os filmes de Stallone. Que é o contar da sua verdadeira história. Algo que muitas pessoas ainda desconhecem.

Certamente que todas as pessoas já se aperceberam da expressão peculiar de Sylvester Stallone. Isso é sequência do facto de ter nascido com parte do lado esquerdo da face paralisado. A isto junta-se aquele modo característico de falar. Algo que seria meio caminho andado para alguém desistir do sonho de ser actor. Algo que não demoveu Sylvester Stallone do desejo de ser actor. Nem mesmo quando ninguém o contratava para nada.

Chegou a um ponto em que o actor roubou as poucas jóias da mulher para vender. O ponto mais baixo foi quando teve de dormir três semanas num terminal de autocarro. E também quando não teve outra opção que não fosse vender o seu cão por 25 dólares. Algo que fez a chorar. E foi enquanto via um combate de Muhammad Ali que teve a ideia de escrever o guião para Rocky. Algo que fez em cerca de vinte horas.

Seguiu-se a luta de vender o filme. Um realizador ofereceu 125 mil dólares pelo filme. A condição era que Stallone não entrasse na longa-metragem. Recusou devido ao sonho de ser actor. Recebeu uma proposta de 325 mil dólares. Com a mesma condicionante. Também não aceitou, apesar de nada ter. Acabaram por deixar que entrasse no filme, mas dando apenas 35 mil dólares. Aceitou e canalizou imediatamente 15 mil dólares para recuperar o seu cão, que pode ser visto no primeiro Rocky (aqui), tarefa que demorou três dias. O filme acabou por ganhar três Oscares (em dez nomeações) e rendeu qualquer coisa como 200 milhões de dólares. Daqui para a frente já toda a gente sabe a história deste homem.

As primeiras vezes que me deparei com esta história fiquei sempre com a sensação de que se estava a adornar o percurso de um actor que acabou por ser uma espécie de ícone dentro do género de filmes que fazia e ainda faz. Mas esta é a história verídica de Sylvester Stallone. História que muitos defendem ser digna de um filme. Para quem não gosta de exemplos motivacionais inventados, aqui está uma história real de que o sucesso é feito do fracasso. Dos nãos que se ouvem. Das tentativas de destruir aquilo com que se sonha. Para fim fica um excerto que resume na perfeição a vida de Sylvester Stallone. E a de tantas outras pessoas pois a vida é mesmo isto: rejeição, persistência e luta pelos sonhos. Tudo isto com muito trabalho.



“It ain´t about how hard you hit. It´s about how hard you get hit and keep moving on. That´s how winning is done”

4 comentários:

  1. Provavelmente a melhor frase motivacional de sempre: "Let me tell you something you already know. The world ain't all sunshine and rainbows. It is a very mean and nasty place and it will beat you to your knees and keep you there permanently if you let it. You, me, or nobody is gonna hit as hard as life. But it ain't how hard you're hit; it's about how hard you can get hit, and keep moving forward. How much you can take, and keep moving forward. That's how winning is done. Now, if you know what you're worth, then go out and get what you're worth. But you gotta be willing to take the hit, and not pointing fingers saying you ain't where you are because of him, or her, or anybody. Cowards do that and that ain't you. You're better than that!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta a história dele, é um grande discurso. E a vida cabe toda nesse discurso.

      Eliminar