5.1.16

o casamento é uma tragédia. e a vida não lhe fica atrás

Nas manhãs da m80, a propósito da rubrica de Nuno Markl, falou-se do casamento. Bárbara Guevara, uma das animadoras da manhã, acabou por afirmar que o matrimónio é uma tragédia. E baseou o seu ponto de vista na ausência de eternidade no mesmo. Ou seja, o casamento irá sempre acabar. Por exemplo, por algo que motive uma separação, ou pela morte de uma das pessoas. Dizia Bárbara Guevara que o casamento está destinado a ser uma tragédia. Ao que Nuno Markl acrescentou, e com base no mesmo modo de pensar, que a vida também é assim. Porque também acaba.

Se olhar para esta perspectiva tenho de a aplicar a praticamente tudo na vida. Porque quase tudo, ou mesmo tudo, tem um fim. Se pensasse assim, não teria começado a jogar futebol com doze anos porque já era certo que um dia teria de deixar de jogar. E isto pode ser aplicado a tudo pois poucas coisas/pessoas alcançam a eternidade. E mesmo essa, por mais que todos concordem com ela agora, ninguém a pode garantir. Não é certo que fulano, beltrano ou sicrano nunca sejam esquecidos. Não é garantido que a obra deste ou daquele seja sempre recuperada por alguém. Ninguém pode garantir que este ou aquele e que isto ou aquilo será eterno.

Se as pessoas viverem com a ideia de que o casamento ou a vida são uma tragédia vão abdicar de tantas coisas boas. Que nada dura para sempre é uma certeza com que todas as pessoas vivem. Estar sempre a pensar nisso é desperdiçar tempo que poderia ser ocupado com tantas outras coisas. Por isso é que prefiro viver com a ideia de que o casamento será eterno enquanto tiver que ser. Que a vida será eterna enquanto tiver que ser. E que tudo aquilo que é bom é eterno enquanto dura. E essa eternidade chega para que a sensação seja muito melhor do que o sabor do medo da certeza da tragédia.

14 comentários:

  1. Verdade, não vale a pena pensarmos dessa forma, temos é de viver cada dia ao máximo.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do texto. Concordo que as pessoas que acreditam não devem abdicar.
    O tema é muito discutível.
    Eu não sou casada, nunca fui nem nunca serei ... porque sou contra o casamento.
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo é discutível ;)

      Seres contra o casamento não te impede de ter uma visão tão ou mais válida do que as outras pessoas.

      Eliminar
  3. Concordo com o teu texto, do princípio ao fim. Faz-me lembrar as pessoas que dizem que não querem ter animais de estimação, porque um dia vão morrer e elas vão sofrer muito. Não sabem o que perdem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabem mesmo. Por pior que seja o momento final, a viagem faz com que valha a pena.

      Eliminar
  4. Se formos a pensar nas possíveis tragédias de cada uma das nossas atitudes, não fazíamos nada na vida. Eu acredito no casamento. Como não, se estou prestes a fazer 50 anos de casamento. Graças a Deus, e ao amor que nos une, muito felizes. Dificilmente um não ficará sozinho um dia qualquer. Mas esse facto nunca apagará da memória, a alegria, a felicidade, até a cumplicidade dos 50 ou 60 anos que ficaram para trás.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria melhor. E é isso que é de realçar. Um momento doloroso não apaga tantos outros tão especiais.

      Abraço

      Eliminar
  5. Ora pois, tendo em conta o fim que é certo vale sempre a pena passar pela experiência! Enriquece! Seja na vida, como no casamento, ou em tantas outras coisas!

    ResponderEliminar
  6. Existem tragédias que são casamentos, isso sim.

    ResponderEliminar