18.1.16

muda algo?

Em diversos textos publicados no blogue, e sobre diferentes temas, já dei conta de circunstâncias que sendo iguais mudam a opinião das pessoas. Exemplo disso foi este texto sobre o episódio que envolveu atletas e jornalistas e que foi analisado de forma distinta pelas pessoas. E agora trago à conversa algo que também tem uma análise distinta.


A jovem que está nesta imagem é Pauline Ducruet que, para quem não sabe é filha da princesa Stéphanie do Mónaco. Tal como qualquer, ou pelo menos como muitas outras, jovem da sua idade (21 anos) Pauline partilha fotos nas redes sociais em ambiente de festa com amigas, na praia em biquíni ou algo um pouco mais ousado, como é o caso da imagem em questão. Apesar da ousadia da imagem é impossível dizer que seja algo nunca visto no instagram, por exemplo.

Existem milhares de contas em que as imagens conseguem ser mais ousadas do que estas. É assim com artistas de diferentes áreas e com pessoas ligadas ao culto do corpo, apenas para dar dois exemplos. Nestes exemplos que dou, muitas pessoas elogiam as imagens em questão. “Que corpo”, “parabéns” e “uau” são apenas alguns exemplos de elogios que são feitos às imagens.

Depois existe a reacção a fotos como a de Pauline Ducruet. Apesar de em nada ser diferente das que mencionei, muitas pessoas insurgem-se contra o comportamento da jovem. Quer seja por ser membro de uma família real, quer seja por ser uma jovem de apenas 21 anos ou por outros motivos que são ignorados na análise de outras fotografias partilhadas por mulheres da sua idade, por mais novas ou por mais velhas. Não deixa de ter piada a forma diferente como analisamos as mesmas coisas.

12 comentários:

  1. Tens toda a razão, muito bem observado. Acho que isso tem tudo a ver com pré-conceitos que concebemos nas nossas cabeças acerca de certas coisas e com as influências externas que recebemos.

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão, muito bem observado. Acho que isso tem tudo a ver com pré-conceitos que concebemos nas nossas cabeças acerca de certas coisas e com as influências externas que recebemos.

    ResponderEliminar
  3. Talvez devido aos protocolos que a realeza estabelece e que estudámos, isso fica marcado na nossa mente mas, analisando a coisa, as princesas não sempre lindas?

    ResponderEliminar
  4. Não tendo nada a ver com o tema do post (é só mais uma foto, minha gente...so what?!) eu encravei foi noutro sítio...21? Disseste 21 anos?!?!?! Estou parva, ás vezes levo cada bofetada do tempo!

    ResponderEliminar
  5. Eu coloco na categoria das outras coisas que falaste, a categoria de ninguém tem nada com isso mas as pessoas têm necessidade de falar, e mal de preferência.

    ResponderEliminar