15.1.16

manifestação. só que não!

Hoje, no percurso habitual para o trabalho deparei-me com aquilo que parecia uma pequena manifestação. Deparei-me com um pequeno grupo de pessoas que, numa fase inicial do percurso, estavam de costas para mim com cartazes nas mãos. Estavam num semáforo e num local onde costumam existir diversos carros porque é um dos acessos para a Ponte 25 de Abril.

Mas hoje não existia trânsito. Só nos momentos em que o semáforo ficava vermelho (é daqueles intermitentes comandados pelos peões) é que se juntavam ali algumas viaturas. Não foi o caso no momento em que passei pois não fui obrigado a parar. Enquanto me aproximava imaginava uma manifestação. Mas sem perceber o motivo e o porquê de estarem naquele local onde passo quase todos os dias e onde nunca vi nada semelhante.

Quando dei a volta à rotundo e me deparei com os cartazes de frente percebi que não passava de uma campanha publicitária. Os jovens da “manifestação” não eram mais do que pessoas contratadas para promover algo. Se já achava a manifestação caricata naquele local porque o local onde estavam posicionados não era o melhor, ainda achei mais caricata a publicidade, mesmo não tendo nada contra campanhas publicitárias.

Acredito que a ideia fosse alcançar os condutores que por ali passam (tratava-se de algo do ramo automóvel) mas logo por azar foi num dia sem trânsito. Os jovens lá estavam a abanar os cartazes que só eram lidos ou por condutores que ficam presos no semáforo, por outros que travassem para ver o que se passava ou por peões que estavam a praticar desporto ou a passear o cão (são as pessoas que costumo ver por ali).

Depois de passar fiquei a pensar no alcance/sucesso de uma campanha do género. Se por um lado acho caricato, por outro creio que até é capaz de funcionar. Por exemplo, caso compare com os panfletos que são distribuídos nos semáforos e que acabam praticamente todos no chão acredito que a mensagem acabará por passar melhor. A curiosidade da pessoa é maior, o que resulta, no mínimo, na leitura da mensagem que se deseja passar.

4 comentários:

  1. http://mundopinkpoison.blogspot.pt/2016/01/aindam-gozam-com-quem-se-manifesta.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando me aproximei estavam vestidos de preto. Não eram muitos mas realmente parecia que estavam a manifestar-se. Quando passei por lá de carro é que vi que era publicidade. Achei curioso, só não sei se será eficaz.

      Eliminar