28.1.16

em forma a caminho dos enta

Não sei se é um fenómeno comum a muitos países mas noto que por cá, em Portugal, existe uma cultura dos “velhos”. Com isto quero dizer que facilmente se separam os novos, e neste grupo estão as pessoas que ainda não chegaram aos trinta anos, dos outros. Sendo que os outros, grupo onde já estou incluído, são os velhos. Em Portugal facilmente olhamos para as pessoas com mais de trinta anos como os velhos.

E existem muitos exemplos que comprovam isto. Estamos a ver um jogo de futebol na televisão e os jogadores com mais de trinta anos são vistos como velhos. “Já não vai para novo”, dizem os comentadores. Depois existem as mulheres, com mais de trinta anos, que exibem uma silhueta de fazer inveja a meninas de vinte anos. E todas as pessoas olham para estas mulheres como se estivessem a observar o Taj Mahal. “Estás muito bem para quem foi mãe”, é algo que dizem. Mesmo que os filhos já tenham mais de dez anos.

Depois, todos ficam boquiabertos quando se deparam com fotografias de homens e, especialmente, mulheres que vão a caminho dos quarenta anos mas que têm corpos musculados e tonificados. Parece que são pessoas com poderes sobrenaturais. São uma espécie de super-heróis que conseguem estar em forma numa idade onde já não era suposto praticar desporto ou ousar estar em forma. E se as pessoas já tiverem mais de quarenta anos o espanto é ainda maior. O fenómeno é ainda mais estranho para quem observa.

E estes são apenas alguns exemplos que revelam a forma como se olha para alguém que ainda não chegou ao quarenta ou que acabou de passar essa idade como sendo uma pessoa “velha”. E se olhamos assim para uma pessoa de trinta e poucos, vemos uma pessoa de cinquenta como alguém que se está a despedir da vida. É pena esta cultura dos velhos que na realidade são novos. Em muitos casos são até mais novos do que aqueles que têm, nos documentos de identificação, uma idade inferior.

6 comentários:

  1. Acho que já foi pior.Mas também acredito que a sociedade dá demasiada importância à juventude e daí as raparigas cheguem aos 30 e sintam que estão a ficar velhas (quando chegarem aos 40 vão entender que a juventude está dentro de nós).
    Nos jogadores, os comentários são os que se ouvem, porque o desgaste físico é maior.
    Quando eu era adolescente, via a minha mãe, então com 40tas, como "velha", embora ela tivesse um ar jovem. A questão é que as mulheres do seu tempo usavam uns penteados que as fazia mais velhas e pesadas.
    Já adulta, percebi que a minha mãe, que faleceu a 15 dias de completar 53 anos, era muita mais jovem, até porque influenciada por nós, filhas, mudara o estilo.
    Hoje, passei a idade que a minha mãe tinha, estou nos 60tas e digo-te que apesar das rugas(que não são de mais para a idade), o meu corpo, baixo, é de rapariga (não estou a gabar-me, de forma alguma, estou apenas a contar o que sinto e sou).
    Hoje, qualquer mulher tem facilidade em ser uma cota jovem, pois há muito por onde escolher para se vestir e ficar uma madura feliz. E eu admiro muito uma bela mulher cheia de rugas mas com estilo.
    Em relação aos corpos e à ginástica, já se vêem muitas mulheres e homens que praticam ginástica, especialmente aulas de grupo. Eu já faço há anos e agora que estou cota, apeteceu-me mudar de ginásio só porque, no ano passado, experimentei uma aula de antigravity , fiquei fascinada, o desafio é grande... e há mais pessoas nos 60tas que a praticam... por que é para todas as idades.
    Há que saber envelhecer, e saber viver,só isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A idade é o que as pessoas fazem delas. É uma questão de saber estar no corpo que se tem e viver de acordo com as regras que ele, o corpo, dita. E sempre com uma postura jovem.

      Eliminar
  2. Será que é assim?. Bom desde sempre houve profissões, e o futebol é uma delas onde as pessoas envelhecem muito cedo. Envelhecem para a prática , entenda-se. Também no nosso país sempre ouve a mania dos empregadores não quererem gente com mais de 30. Até se percebia, no inicio do século passado cuja esperança média de vida era bem mais pequena que hoje. Hoje uma pessoa aos quarenta está a meio da vida. E tantas há que ainda nem estão a meio. Depois hoje em dia há tanta mulher de 50 que parece andar pelos 30.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas porque chamamos velho a um jogador de 31 anos em Portugal e elogiamos um de 38/9/40 que joga em Itália, por exemplo?

      Eliminar
  3. Olá :)
    Assim como me foi tão estranha a fase em que passei a ser tratada por Senhora ao invés de Menina, quando cheguei aos 35 anos dei de cara com um qualquer artigo, bem interessante e positivo sobre as diversas fases da vida, em que o único defeito (para mim!) foi afirmar que aos 35 iniciava a meia idade!!! Meia idade!!! Ia-me dando uma coisinha!

    ResponderEliminar