29.12.15

o modo de pensar dos portugueses está pelas ruas da amargura

O futebol é um dos melhores exemplos para tudo em Portugal. Até para exemplificar a forma como é fácil enganar os portugueses e como o modo de pensar nacional está pelas ruas da amargura. E os recentes contratos assinados por Benfica, Porto e Sporting exemplificam na perfeição a forma como é tão fácil iludir o povo português. Vamos por partes e seguindo uma ordem cronológica.

O Benfica assina um contrato de três anos com a NOS que pode chegar aos dez. Em troca recebe, caso se cheguem aos 10 anos, 400 milhões de euros. Este montante diz respeito apenas à cedência dos direitos de transmissão dos jogos do campeonato (em casa) e de transmissão da Benfica TV.

O Porto assina um contrato com a MEO. O Porto também cede os direitos dos seus jogos pelos mesmos dez anos. A isto junta-se a transmissão do Porto Canal (canal do clube) por 12,5 anos. E a MEO passa também a ser o principal patrocinador do clube, por 7,5 anos e ainda explora espaços comerciais no estádio. Isto a troco de 457,5 milhões de euros.

O Sporting é o último a anunciar um acordo, também com a NOS. O Sporting cede os direitos de transmissão dos jogos em casa por dez anos e ainda, pelo mesmo período de tempo, a exploração publicitária virtual e estática do estádio. A isto junta-se a transmissão e distribuição do canal Sporting TV por 12 anos. A MEO passa também a ser o principal patrocinador do clube durante 12,5 anos. Tudo isto a troco de 515 milhões de euros, de acordo com o comunicado do Sporting ou 446 milhões, de acordo com o comunicado da NOS.

Qual a reacção da generalidade dos portugueses? O Sporting fez o melhor contrato de todos. Quando se pergunta porquê respondem que é porque vai receber mais dinheiro. Ou seja, as pessoas não se dão ao trabalho de ler as coisas. Olham apenas para as letras garrafais ou para os números que lhes são colocados em frente aos olhos e vendidos de forma bonita mas nem sempre explicada.

Este exemplo ilustra bem a forma como os portugueses olham para as coisas e a forma como rapidamente concluem algo apenas com o dado que lhes querem colocar à frente dos olhos, sem qualquer análise. Neste caso é sobre futebol mas isto pode ser aplicado às rotinas diárias dos portugueses e, por exemplo, a tantos contratos que assinam sem ler aquelas letras pequenas que por norma são as mais importantes.

7 comentários:

  1. ahaha como não hão de estar as pessoas endividadas até ao tutano se nem as contas das ofertas do bancos sabem fazer? Quando mais as dum clube...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior é que algumas contas são fáceis mas mesmo assim as pessoas deixam levar-se pelos números e letras grandes.

      Eliminar
  2. Pois! Quanta razão tu tens!
    Bom Ano para ti.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. As pessoas gostam de ser enganadas. Pensar dá muito trabalho...

    ResponderEliminar