23.11.15

o segredo está quase todo na boca

Na semana passada, neste texto, dei conta da ideia que muitas pessoas defendem e que passa por acreditar que frequentar um ginásio ou praticar actividade física é coisa de pessoas gordas que pretendem perder peso. Ou seja, magros não necessitam de desporto pois estão sempre bem. Isto é um erro. Um dos maiores em relação ao desporto. Mas existem mais.

Outro dos maiores erros é acreditar que o ginásio resolve todos os problemas. Existem pessoas que acreditam que o simples facto de colocar os pés no ginásio dá direito a comer dez tabletes de chocolate. Outras acham que vestir roupa desportiva dá direito a cometer todos os pecados alimentares. Existem ainda aqueles que entendem que dez minutos no ginásio chegam e sobram para que se possa comer tudo.

Há quem frequente o ginásio e fique triste porque o corpo não muda, mais especificamente porque não se perde peso (quando este é o objectivo) por treinar. Quando se pergunta a estas pessoas se mudaram alguns hábitos alimentares, respondem que não. “Mas treino”, acrescentam, acreditando que o segredo está todo no exercício físico. Quando não está. Treinar mas continuar a comer “porcaria” a toda a hora quanto muito impede que a pessoa piore. Mas dificilmente ficará melhor.

Treinar é importante para muitos aspectos. Mas, quando o objectivo é perder peso, treinar ajuda qualquer coisa como 5%. Os outros 95% estão na boca. O segredo está quase todo numa alimentação equilibrada. Aquela ideia de que se treina e que se pode comer “porcaria” a toda a hora é errada. O ideal é treino físico e uma alimentação equilibrada (que não é igual a deixar de comer para sempre aquilo de que se gosta) sendo que a alimentação equilibrada tem um peso muito maior na balança.

Sem comentários:

Enviar um comentário