1.9.15

pela noite dentro (como eu gosto)

Enquanto amante de futebol sou igualmente um apreciador do último dia de Agosto. Aquele que corresponde ao fecho do mercado. São as últimas 24 horas (pelo menos em Portugal e na maioria dos campeonatos europeus) disponíveis para que os clubes comprem e vendam jogadores. E por norma conseguem fazer-se alguns negócios de ocasião. Noutros casos existem negócios que são um sinal claro do desespero de quem compra e isso nota-se nos valores gastos em determinados casos. Por tudo isto e muito mais acompanho atentamente o avançar do relógio até à meia-noite, aguentando ainda mais ou menos uma hora para conhecer os jogadores inscritos na recta final do mercado. E este ano tinha alguma curiosidade em relação aos três maiores clubes portugueses por diferentes razões.

Começando pelo meu clube, o Benfica. Acreditava que até ao fecho do mercado chegaria um defesa-esquerdo para entrar directamente no onze titular (perdi essa esperança quando Coentrão foi para o Mónaco e quando o regresso de Siqueira foi cancelado), um médio ala para ocupar o lugar do lesionado Salvio (a ida de Markovic para a Turquia roubou o meu sonho) e ainda um médio centro para concorrer com Pizzi, que considero "curto" para a posição. Mais a Norte, estava curioso para perceber se o Porto iria dar mais alguns rebuçados, leia-se jogadores, a um treinador que tem tido tudo o que quer desde que chegou. Por fim, estava também curioso para saber como é que o Sporting ia lidar com a ausência dos 14 milhões (um valor que facilmente podia chegar aos 20) depois de ter falhado o acesso à Liga dos Campeões.

Quanto ao Benfica, sempre acreditei que chegasse alguém, mesmo quando comecei a ver que os nomes mais falados estavam longe de ser uma realidade. E esperava isto porque o Benfica costuma fazer bons negócios perto do fecho do mercado. Por exemplo, no último ano Júlio César, Samaris e Cristante chegaram nas últimas horas de mercado. E Jonas já depois, algo só permitido a jogadores "desempregados". Mas a verdade é que não chegou ninguém. Mas também é verdade que o melhor reforço já estava no clube. Trata-se de Nico Gaitán que já não deverá sair. Esta é a melhor notícia para Rui Vitória, para os benfiquistas e para o campeonato português. Resta (e é mais do que justo) que seja aumentado e transformado no jogador mais bem pago do plantel. De resto acredito que o plantel do Benfica parece ser curto para todas as competições. Fica também evidente que a aposta na formação é uma realidade. É na formação que Rui Vitória terá de encontrar alternativas. Mesmo assim, considero que Rui Vitória tem armas suficientes para enfrentar o campeonato nacional. No último ano saíram cerca de sete jogadores titulares/utilizados com frequência e o clube foi campeão. Rui Vitória herdou uma equipa que perdeu apenas dois titulares (três se contar com a lesão de Salvio). Pessoalmente desejava um defesa-esquerdo porque acho que Eliseu apresenta algumas lacunas em jogos onde a defesa do Benfica é posta à prova, queria um extremo para ser titular e ainda um médio centro porque Pizzi não chega para tudo e porque as alternativas não me estão a convencer. Não chegou ninguém, as soluções vão ter de ser encontradas na equipa e quanto a isso nada há a fazer.

No que diz respeito ao Porto, tal como esperava, Lopetegui recebeu aquilo que pediu. Um lateral polivalente que será titular no lado esquerdo da defesa, provavelmente o lugar mais carenciado do plantel. E ainda um extremo que fará com com que Brahimi, aquele que considero ser o melhor jogador do Porto, passe a jogar na posição que deveria ser de Lucas Lima, o único jogador que Pinto da Costa não conseguiu oferecer ao treinador basco. Olhando para o plantel do Porto considero que é o mais rico e mais forte dos três grandes. Mas isto não significa que seja a melhor equipa. Aliás, acho que no ano passado o Porto tinha um plantel ainda melhor do que este e a verdade é que nada ganhou. Considero que o grande problema do Porto é mesmo o treinador que neste momento terá pouca margem de manobra. Acredito que a sua única opção é ganhar. Ou ganhar. Ou ganhar. Caso as coisas comecem a correr mal acabará o seu reinado nesse preciso momento.

Por fim, o Sporting resistiu a vender alguns dos seus principais jogadores, algo que era mais ou menos expectável. Até porque Rui Patrício não tem mercado (os clubes de topo estão bem servidos na sua posição), William Carvalho ainda não jogou esta época (nestas condições um negócio seria sempre abaixo do seu real valor) e Adrien viu gorada a hipótese de se mudar para o Mónaco que por sua vez não vendeu João Moutinho. Tirando estes jogadores, não vejo o Sporting a fazer um encaixe superior a dez milhões de euros com outros atleta que não Slimani (o argelino já tinha renovado contrato). Aqui não incluo Carrillo porque é um caso especial. É de longe o melhor jogador do Sporting mas a verdade é que em Janeiro assina pelo clube que quiser. Ao que parece o Sporting aceitava vender o extremo para Inglaterra mas o peruano recusou mudar-se para um clube modesto. Comparando com Gaitán, a permanência de Carrillo está longe de ser um alívio para o clube. Isto porque o Sporting tem duas opções: oferecer a Carrillo o dinheiro que o jogador e os empresário exigem (e assim tudo fica resolvido) ou dificultar-lhe a vida até ao final da época (caso a renovação seja impossível). Sem vendas e sem mais aquisições olho para este plantel do Sporting como semelhante (no que à qualidade diz respeito) ao plantel do ano passado e mesmo do ano anterior a esse. A diferença está na experiência dos reforços (jogadores mais velhos) e na experiência/qualidade do treinador. Mas continuo a achar que os melhores jogadores já moravam em Alvalade. Talvez Aquilani seja o único (aos meus olhos) que acrescenta real valor à equipa. E digo isto porque Bryan Ruiz (um jogador de quem gosto e inteligente do ponto de vista táctico) aparenta estar muito cansado e ainda hoje está a começar Setembro, porque considero que Naldo é limitado, porque infelizmente João Pereira aparenta estar longe de ser o grande jogador que foi (Esgaio deveria ser o titular) e porque não vejo em Téo o avançado de que o clube necessitava.

Concluindo, acabaram-se as desculpas. As equipas e os treinadores podem agora trabalhar com calma e sem estar a pensar na eventualidade de perder um jogador. E agora que o mercado fechou reforço a ideia que mantinha no início da época. O Porto voltou a fazer um all-in, apostou tudo para recuperar o título de campeão nacional. O Sporting – dos três grandes o clube mais modesto do ponto de vista financeiro – inverteu a sua política e apostou tudo num treinador que acredita ser sinónimo de sucessos imediatos e em jogadores mais experientes e com ordenados mais altos sendo inegável que o afastamento da Champions faz uma grande mossa no orçamento. E o Benfica que tinha as melhores armas para se manter no topo quer provar que é possível ser campeão com uma política que passa por uma maior contenção financeira. Prevejo um campeonato a três com um Braga (estou muito curioso com as últimas aquisições do clube) forte, a morder os calcanhares e disposto a estragar a festa aos grandes. Venham daí esses longos meses de campeonato e vamos ver quem ficará a rir no final.

2 comentários:

  1. Eu sou do Fc Porto e tambêm não aprecio o treinador. Mas que ganhe o melhor,sem batotas ; ) Mata Hari

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é o grande problema do teu clube. Vamos ver no que isto dá :)

      Eliminar