8.9.15

obrigado a todos

Este ano, mais do que nunca, o Dia Mundial da Fisioterapia tem muita importância para mim. Os fisioterapeutas fazem parte daquele grupo de profissionais de quem só nos recordamos quando convivemos com um com frequência ou quando precisamos de um por causa de um qualquer problema. Ao longo dos anos a minha relação com fisioterapeutas centrou-se na recuperação das lesões feitas ao longo dos anos em que joguei futebol.

Mas foram sempre lesões sem grande gravidade. Rupturas musculares, entorses e pouco mais do que isto. Andava sempre por aqui. Até que este ano fiz uma ruptura total do tendão de Aquiles. Algo que me obrigou a fisioterapia intensiva em vez dos tratamentos ocasionais com que curava as lesões que tinha. Ao longo das últimas semanas passei a lidar com fisioterapeutas numa base diária. Tal como passei a lidar com os mais diversos pacientes.

Na clínica onde estou a recuperar existem pessoas que têm pequenas lesões. Outras que mal se mexem. Outras que não tem uma ou as duas pernas. Outras que gritam de dor em dias mais complicados. Umas que fazem tudo com relativa facilidade e outras que têm muito custo em fazer movimentos básicos e simples. E estas pessoas vão rodando. São os das oito horas. Os das nove, os das dez e por aí fora. Mas os fisioterapeutas não rodam com tanta frequência. Estão ali para todos.

E passado este tempo posso dizer (e os fisioterapeutas podem confirmar ou não) que um fisioterapeuta é muito mais do que isso. É um amigo, é um conselheiro, é alguém que motiva, que incentiva e que não deixa que a pessoa desista. É também um psicólogo que apoia o paciente. E é uma daquelas pessoas que não se pode dar ao luxo de levar os problemas para o trabalho. Têm de ficar à porta da clínica. E são pessoas que têm de ter uma força enorme para lidar com os mais diversos problemas que fizeram com que determinada pessoas acabasse por ser seu paciente.

Por isso, neste dia que é deles, fiz questão de dar os parabéns aos fisioterapeutas com quem lido diariamente (é curioso que alguns desconhecem a data) tal como faço questão de recorrer a este texto para agradecer a todos os outros. Alguns nem devem ter a noção da importância que têm para os pacientes. Não têm noção da força que passam e daquilo que representam para quem luta contra algo. Por isso, o meu obrigado a todos os fisioterapeutas. Muito obrigado pelo que fazem.

4 comentários:

  1. Um bem haja aos fisioterapeutas. Aos bons profissionais,que são a maioria,feluzmente.
    Mata Hari

    ResponderEliminar
  2. Felizmente nunca precisei de um, mas pelo que aqui escreveste, sem dúvida que são pessoas fundamentais na vida de muita gente.

    ResponderEliminar