26.6.15

o que dizer sobre a tunísia...

Se não me engano foi em 2008 que fui à Tunísia numa viagem profissional. Acho que estive lá cerca de uma semana. Estive em Tunes e em Djerba. Bebi o melhor chá do mundo numa linda esplanada em Sidi Bou Said. Foi lá que também fumei a melhor chicha que já experimentei. Recordo-me de andar horas de carro para ir ao deserto de pedra. De estar no Ksar Ouled Soltane. De me "perder" na Medina de Tunes. Não me vou esquecer do sal a perder de vista. Da água quente e dos mergulhos de madrugada. E da espreguiçadeira colocada quase dentro de água enquanto colocavam animais exóticos no peito dos turistas com o desejo de vender os mesmos. Ou ainda o passeio de camelo na praia à beira-mar. Entre tantas outras coisas. 

Não escondo que encontrei uma realidade que desconhecia. Que era completamente diferente da minha. Sobretudo longe de Djerba pois aí estava no resort. Mas em nenhum momento senti medo. Ou receio. É certo que costumava andar com uma guia mas o nosso grupo era muito pequeno (seis pessoas se não estou enganado, já com a guia) e nunca estivemos em nenhuma situação de perigo. 

Hoje, ao ver a imagem do turista morto deitado na areia da praia recordei esta viagem como se tivesse sido feita ontem. Recordei também as dezenas de vezes que, desde que lá fui, desafiei a minha mulher a visitar a Tunísia. "É um destino relativamente barato e muito giro. Vale a pena visitar", dizia-lhe. "Já conheces, vamos antes optar por um destino desconhecido para os dois", respondia-me. Insisti diversas vezes sem sucesso. 

Até hoje. Não sou pessoa de viver com medo. Recuso viver com medo. Não deixo que me imponham medo. Mas, talvez por isto ainda estar muito quente e pelo guião do atentado que teve lugar hoje na Tunísia passei a olhar com outros olhos para um destino onde queria (talvez volte a querer) levar a minha mulher. É certo que o que aconteceu ali poderá acontecer na esmagadora maioria dos destinos. Basta um louco com uma arma decidir ir para a praia e fazer o que fez pois em poucos sítios existem seguranças preparados para evitar uma tragédia destas. O medo não pode vencer mas está a espalhar-se de forma assustadora. E consome vidas de inocentes que nunca quiseram fazer parte de uma guerra que não é (nem nunca foi) a sua. É a vertente louca deste mundo que parece girar ao contrário.

Medina de Tunes

Uma das esplanadas mais bonitas onde já estive

O famoso chá com pinhões

Caffe des Nates onde se fuma chicha

Djerba

Ksar Ouled Soltane

#jesuistheworld

12 comentários:

  1. Infelizmente o medo está já implementado em quase todos os lados... e há países em que se aprende a viver diariamente com esse medo na esquina do lado, ou até mesmo na mesma rua do nosso caminho... Aprendi e não gosto, nem quero aceitar como algo normal e banal do dia à dia, mas por exemplo em Buenos Aires é assim... :( Aliás diria que em qualquer país da América do Sul! :( Os motivos podem ser diferentes de cidade para cidade, país para país, mas uma coisa que me assusta cada vez mais é a facilidade com que um ser humano (será?) tira a vida a alguém por nada ou por algo sem valor nenhum, ou por um fanatismo doentio de se achar que estão certos e todo o mundo está errado e com o medo vão conseguir mudar o mundo.... :´(
    Boas leituras! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo que referes é mesmo assustador. Rouba-se uma vida como se fosse uma peça de fruta num supermercado.

      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Tunisia sempre foi um "must go" para mim, mas neste momento, e ao contrario de ti, eu tenho medo! E é bem provavel que o sonho se desvaneça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando alguém falava de viagens era um destino que aconselhava sempre. Bonito e barato. Agora a maior parte das pessoas vai ignorar este destino.

      Eliminar
    2. Barato deve estar ele agora... :s

      Eliminar
    3. Essa é sempre a piada para um destino depois de algo mau.

      Eliminar
  3. Olá :)
    Nesse aspecto somos completamente diferentes. Eu peco pelo excesso de medo, de cautelas. A minha funciona assim, e não o consigo evitar: para qualquer situação que me apareça na vida a minha mente apresenta uma análise e diferentes cenários possíveis. Tenho uma espécie de longa "lista negra" de destinos turísticos que começou a ser construída há anos, muito antes de tudo isto. Basicamente o mote é "o seguro morreu de velho". Por exemplo, nela figuram a India sobretudo pelas histórias de violações, a maioria dos países do médio oriente pelas conturbações recentes, muitos países africanos tipo Nigéria e tal, porque quer se queira quer não, são locais onde é terrivelmente perigoso ser uma mulher branca, etc. Basicamente férias no estrangeiro, neste momento, para mim significa Europa, sobretudo no norte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é bom ser assim como és. E acho que fazes bem em estudar os destinos detalhadamente mas também é certo que muitas coisas fogem de qualquer estudo e previsão que possa ser feita.

      Eliminar
  4. Parece ser realmente muito bonito :)

    ResponderEliminar
  5. No ano passado, estive de férias em Djerba. Quando vi as noticias parece que gelei por dentro. Quando lá estive também não senti medo. As pessoas tinham aquele olhar carregado, mas nada mais além disso.
    Gostei de conhecer, é uma realidade completamente diferente, mas valeu pela experiência. E agora isto...
    Não gosto de viver com medo, mas com tantas noticias, cada uma pior que a outra, começo a retrair-me e se poder evitar "pôr-me a jeito" evito.

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a verdade é que isto pode acontecer em "qualquer" praia de qualquer resort. Poucas devem estar preparadas para algo do género.

      Eliminar