29.5.15

pessoas que não envelhecem

Julio Iglesias, que vai actuar amanhã na MEO Arena, em Lisboa, está a caminho dos 72 anos. Ou seja, quando nasci tinha 37. Mas é daquelas pessoas que parece ter parado no tempo. Faz parte do grupo de pessoas para quem olho e digo: “está sempre igual”. Desde que me lembro de mim que me recordo do antigo guarda-redes e cantor com a mesma imagem que tem e que aparenta que os anos não passam por si.

Existem diversas imagens que provam algo que é do senso comum, que é igual aos outros mortais e que os anos também passam por si. Também não vou debater se fez ou faz intervenções estéticas para atrasar ao máximo o envelhecimento. Mas a maior parte das imagens mostra um Julio Iglesias quase sempre igual. Em poses semelhantes e sempre controladas.

Poderá ser um detalhe que escapa aos mais desatentos mas é o reflexo de muito trabalho para manter uma imagem que sempre foi a sua. Recordo-me de já ter feito um trabalho com Julio Iglesias. E recordo sempre o momento em que aceitou ser fotografado. Apenas um fotógrafo foi autorizado a captar uma imagem do artista. E a fotografia escolhida tinha de cumprir determinadas regras como ângulos e coisas que tal. De cima para baixo, daqui para ali, etc.

Poderá parecer um capricho. Haverá quem chame “tique de vedeta” mas é aquilo que é necessário para quem pretende manter uma imagem e para quem tem a imagem como vertente importante da carreira. E é mais comum do que as pessoas pensam. Existem artistas que não gostam de fotos sem maquilhagem, ou seja, à civil. Existes artistas que só aceitam ser fotografados de um determinado ângulo (algo comum nos concertos), tal como existem muitas outras regras. Neste caso, será algo deste género que faz com que olhe para Julio Iglesias e que diga que está sempre igual desde o dia que o conheci.

PS – Caso esteja por aí alguém indeciso em relação a ir ao concerto de amanhã – o motivo pelo qual voltei a dizer que está sempre igual - é um espectáculo que aconselho. Tive a oportunidade de assistir a um concerto no Algarve e gostei imenso do que vi. É daqueles que as pessoas devem aproveitar. E sai de lá toda a gente a cantarolar as suas músicas e a dar um pezinho de dança. No Algarve foi assim.

6 comentários:

  1. Não sou grande fã dele, mas admito que é um Sr com uma postura que gosto =)

    ResponderEliminar
  2. Agora que falas nisso, realmente tens razão...

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito, um senhor (e sei do que falo pessoalmente!)
    Se conseguirem ultrapassar o "preconceito" garanto que vai valer a pena:)))))

    jinhooooooossssss

    ResponderEliminar