10.3.15

verdade ou mito #89

As mulheres são todas iguais? São vistas todas com os mesmos olhos? Ou será que existem diferenças entre as ruivas, loiras e morenas? Serás que destes três grupos existe algum que se destaca? Diz que as morenas são vistas como estando mais “aptas” para desempenhar funções do que qualquer outra cor de cabelo. E que, em alguns casos, até ganham mais dinheiro por causa disso. Isto será verdade? Será que as morenas são realmente vistas com outros olhos? Ou será mito? Porque não é a cor de cabelo que vai influenciar a imagem que se cria de uma mulher e não será por isso - cor de cabelo - que será relegada para segundo plano. Verdade ou mito?

16 comentários:

  1. Só sei que se assim for, acho que realmente ainda há muito para fazer quanto ao que se pensa em relação às loiras ou morenas.

    ResponderEliminar
  2. Não há qualquer base científica que defenda que a cor natural do cabelo está associada à aptidão de uma mulher para desempenhar as suas funções... No entanto, tal permite que criemos uma primeira imagem da pessoa, principalmente se tivermos outras características em conta: uma mulher morena de cabelo arranjadinho será interpretada de forma diferente de outra que tenha o cabelo da mesma cor, mas desgrenhado. Estas informações permitem-nos ter uma primeira impressão ("é espontânea", "é vaidosa", "é desleixada",...).
    Ainda acerca das cores do cabelo, mas agora artificiais, tenho que confessar algo (e sei que alguns me vão julgar): o loiro demasiado oxigenado e artificial, associado a uma boa camada de base cor-de-laranja não engana ninguém! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz que existem estudos que comprovam aquilo que escrevi. Parece que as morenas são vistas como mais aptas para as funções e que chegam a ganhar mais dinheiro.

      Eliminar
  3. Também já li que as morenas estão mais aptas a "facturar" mas não quero crer que a cor de cabelo afecte o rendimento a qualquer nível. bjs

    ResponderEliminar
  4. Desde que se pinta o cabelo que esta questão devia ser abolida... tenho dito!

    ResponderEliminar
  5. Eu nasci loira, de olhos esverdeados, e não acho que isso faça de mim menos apta para desempenhar a maioria das funções a que me proponho ... se isso faz com que receba menos, ai, ai, vou ter de me aborrecer com a entidade patronal... Agora a sério: não me parece que a cor do cabelo influencie. Acredito que o aspecto geral, o facto de cuidarmos de nós e da nossa apresentação, isso sim, influencie o julgamento que os outros fazem de nós e das nossas aptidões (e muito mais do que relativamente aos homens) o que, claro, pode ajudar ou não a que sejamos melhor pagas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas parece que é algo que influencia a opinião dos outros.

      Eliminar
  6. Serem vistas como mais aptas é uma coisa. Serem, de facto, mais aptas é outra! :)
    Não nego a existência de preconceitos: por vezes, há uma injusta organização das mulheres por gavetas, consoante as cores dos seus cabelos. Mas serem verdadeiramente mais ou menos aptas? Não tem qualquer lógica.
    A cor do cabelo deve-se ao código genético de um indivíduo, assim como a cor da pele, o tamanho do nariz, entre todas as outras características que nos identificam. E estas não estão associadas à nossa capacidade de raciocínio ou a qualquer outra função intelectual.

    ResponderEliminar