9.3.15

sobre os dias e datas

O ano está cheio de dias dedicados às mais variadas causas ou pessoas. Existem pessoas que assinalam estas datas com revolta. Revolta essa que pode passar por um texto partilhado numa rede social, por um desabafo junto dos amigos ou por outra coisa qualquer. São as pessoas que aproveitam dias específicos para enumerar tudo aquilo que está mal e tudo aquilo que deveria ser alterado.

Nada tenho contra esta postura. Aliás, considero que um dos aspectos positivos das datas e dos dias de… é que coloca as pessoas a pensar sobre aquilo que está mal. Coloca-se o dedo na ferida, o que faz com que muitas pessoas dediquem algum tempo a problemas (e a simples detalhes diários) aos quais por norma não ligam quando esse problema específico não é notícia simplesmente porque não é o dia dele.

Mas a revolta específica num determinado dia deixa-me a pensar em várias coisas. As pessoas lembram-se dos problemas e de tudo o que está mal ao longo do ano? Ou é só nas 24 horas de um dia específico? As pessoas fazem algo para mudar o que defendem estar errado? Ou a revolta não passa de um desabafo numa rede social e de uma fotografia fofinha partilhada numa qualquer rede social? A revolta das palavras é mesmo sentida? Ou simplesmente fica bem dizer algo do género num determinado dia? As pessoas querem mudar algo ou isso dá muito trabalho e mais vale esperar que os outros mudem?

As datas de nada valem enquanto servirem apenas para partilhas de fotos fofinhas e textos politicamente correctos num dia específico. As datas de nada valem enquanto a mudança for medida em partilhas de fotos fofinhas e textos politicamente correctos num dia específico. As datas vão ter muito mais valor quando a mudança for diária e medida em atitudes de todas as pessoas. Até lá, continua-se a partilhar fotos fofinhas e textos politicamente correctos que têm a duração de 24 horas e que são ignorados nos restantes dias do ano.

6 comentários:

  1. Estou farta "dos dias" e, enquanto ex vítima de violência doméstica sinto-me mesmo ferida com os últimos dias em que não se fala noutra coisa.

    Acho que só quem passa por isso sabe falar sobre o assunto. É horroroso? É pois. Senso comum. E estar lá. E a culpa, ou não , de se fazer a queixa, e a dor física? E ver-se sangue derramado por causa do nosso marido, eh pá, ando mesmo aborrecida com isso, mexeram-me na minha maior ferida. Tudo por causa do dia da mulher. Desculpa o desabafo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordo-me das pessoas que festejam o dia do pai, da mãe ou dos avós mas que depois passam o ano inteiro a ignorar o pai, a mãe e os avós. Só para dar um exemplo.

      Não tens que pedir desculpa.

      Eliminar
  2. Posso falar no assunto, mas no dia-a-dia é que mostro o dia de...

    ResponderEliminar