8.3.15

mal das mulheres que precisam deste dia

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Mulher. E mal das mulheres que precisam deste dia para mostrar aos outros o que é ser mulher. Mulheres que hoje festejam este dia mas que em todos os outros do ano ignoram aquilo que é ser mulher e que tanto defendem hoje. Que as mulheres não façam deste dia uma bandeira que ignoram ao longo do ano.

Mal dos homens que precisam deste dia para saber como tratar uma mulher. Homens que hoje enchem as mulheres de flores, chocolates e mimos e que no resto do ano fazem das mulheres seres inferiores que tratam com ofensas verbais e até físicas. Que os homens façam deste dia apenas mais um em que fazem sentir as mulheres que os rodeiam como sendo as mais especiais do mundo.

De resto, é um facto que ainda existem muitas diferenças entre homens e mulheres. Não são de hoje nem ficam resolvidas já amanhã. Quero acreditar que caminhamos no bom caminho e que as mulheres estão cada vez mais perto do lugar que merecem. E este lugar é o da igualdade de ordenados, cargos de chefia e por aí fora. Mais do que mulheres, são seres humanos e aí somos todos iguais. Ou pelo menos deveríamos ser.

Que todas as pessoas vivam este dia na sua própria realidade. Porque a mudança a caminho da igualdade depende de cada um. Se cada pessoa fizer a sua parte na sua realidade irá acontecer uma mudança maior e muito mais rápida do que se cada um quiser apenas mudar a realidade dos outros. Que este dia seja vivido sempre e sem precisar de bandeiras que o mostrem é destaquem.

Aproveito este texto para enviar um gigantesco beijo para todas as mulheres que por aqui passam. Digo também que o mundo sem as mulheres não tinha piada nenhuma. E agora, que me desculpem todas as outras mas quero deixar um beijo do tamanho do universo acompanhado de um abraço apertado para as mulheres da minha vida. Obrigado por fazerem da minha vida algo de extraordinário.

Enviado do meu iPhone

23 comentários:

  1. :) subscrevo.
    Ser mulher, poderosa, lutadora, tem que ser uma luta e realidade diária, não só nos dias 8 de março de cada ano. E como mulher, orgulhosa que sou, tenho a dizer que o mundo sem homens também não teria piada nenhuma. Que todos os dias sejam dias de luta pela igualdade de direitos (e deveres, não os esquecendo, porque todos os temos)...para nós e para vocês.

    ResponderEliminar
  2. Ainda há uma luta muito grande a percorrer até que haja igualdade e respeito por todas as mulheres no Mundo.

    ResponderEliminar
  3. Um beijo para ti, que a blogosfera não era a mesma sem ti. :)

    ResponderEliminar
  4. http://quadripolaridades2.blogspot.pt/2015/03/eu-achava-que-este-dia-nao-era-para-mim.html#

    É o melhor post de sempre sobre o dia de hoje ;)

    ResponderEliminar
  5. "Estou numa esplanada, de vestido, sapatilhas, óculos de sol e lábios carregados de vermelho, à beira-mar, a beber uma Somerby, enquanto escrevo.
    Vim de carro até aqui, na boa, sem ser abordada por estar a cometer alguma espécie de acto reservado apenas para os homens.
    Consigo e sei escrever porque tive oportunidade de ir à escola aprender e ter uma educação que me preparasse para o mundo do trabalho.
    Engraçado é também o facto de poder trabalhar, de ter direito a férias, de ter um horário e condições de trabalho devidamente estabelecidas." - Parece básico e elementar, mas foi por isto que milhares de mulheres morreram (e ainda morrem) todos os dias. Por isso, mais do que um dia para subir a auto-estima ou para receber flores, é um dia para agradecer e lembrar-nos de tudo o que conquistamos ( e do trabalho que está por fazer) :) **!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, posso perguntar o que entendes por ignorar o é ser mulher ?
    Ou melhor, o que é para ti ser mulher ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Claro que podes.

      Vou dar-te um exemplo muito simples do que pretendo dizer. Uma mulher que passa o 8 de Março a defender que as mulheres não devem ser tratadas como objectos, por exemplo. Mulher essa que passa o resto do ano a colocar-se a jeito para ser tratada como objecto. Mulher essa que nada faz para não ser tratada como um objecto.

      Não sei se me fiz entender.

      Eliminar
    2. Támbem não sou nada apologista do dia da mulher. Para mim somos tão especiais como são os homens.
      So não compreendo a parte de "colocar-se a jeito para ser tratada como objecto". Ha alguma coisa que se faça para ser tratado como tal ? Atitudes que se tenha ou algo que se faça ?
      Desculpa a insistência. :-)

      Eliminar
    3. O que é que por-se a jeito para ser tratada como um objeto? Sabe que as pessoas não são objetos e não se tornam objetos por si. São os terceiros que as objetificam. Se eu quiser andar com um vestido decotado sou estou-me a por a jeito?

      Eliminar
    4. Anónimo 15h30
      Falei de roupa e de decotes em algum momento do texto? E acho que as pessoas (atenção: pessoas, não escrevi mulheres) conseguem ser tratadas como objectos porque, em alguns casos, deixam.

      Ambos os Anónimos
      Vamos supor um cenário. Uma mulher ou um homem que aceita o papel de amante. Uma mulher ou homem que sabe que será sempre número dois na vida sentimental de outra pessoa que nunca irá deixar a pessoa com quem está e que o deixa bem claro. Mulher ou homem que sabe que apenas é procurada(o) para sexo e nos momentos em que a outra pessoa necessita de preencher um vazio emocional ou sentimental.

      Na minha minha humilde opinião, quem aceita este papel aceita ser tratado como objecto. Aceita ser tratado de forma inferior. Aceita ser tratado como alguém perfeito para número dois mas que nunca terá perfil para número um. E para isto não são necessários vestidos decotados.

      Mas isto é na minha humilde forma de encarar a vida. Haverá quem defenda que isto é viver na plenitude máxima do amor.

      Eliminar
    5. Sinto-me esclarecida e concordo com a tua opinião.
      Obrigada

      Eliminar
  7. "Digo também que o mundo sem as mulheres não tinha piada nenhuma."

    Penso o mesmo dos homens (apesar de muitas criticas que vos fazemos), mas não passamos sem vós.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Concordo com o texto
    Só tenho pena que muita gente, inclusive mulheres, não sabem porque é que existe este dia e que é um dia internacional. Em muitas zonas do mundo as mulheres não têm direito a nada! (O pior disto é que são sempre (quase sempre) estas pessoas que aparecem em reportagens da tv quando perguntam algo sobre o dia da mulher.. )

    B!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas esquecem-se ou ignoram que existem mulheres que precisam de ser lembradas neste dia. Essas é que infelizmente precisam deste dia.

      Eliminar