16.3.15

a única mulher (mas que é um exemplo para muitas)

Sim, A Última Mulher é o nome de um grande êxito de Anselmo Ralph. Sim, A Última Mulher é o nome da mais recente telenovela da TVI que vai buscar o nome ao tema do cantor angolano, até porque se trata de uma história que é passada em Portugal e também em Angola. Mas será que este tipo vai falar de novelas? Não! Quer dizer, talvez. Ou melhor, sim. Mas vamos por partes. A Única Mulher é a grande aposta da TVI para destronar Mar Salgado da liderança das audiências pois a novela da SIC é um caso sério de sucesso com números verdadeiramente loucos e merecidos.

Não tenho por objectivo debater a estratégia da SIC nem da TVI para a ficção nacional. Nem sequer tentar encontrar a melhor das telenovelas. Nesse sentido, aquilo que desejo, enquanto telespectador é que ambas sejam bastante boas pois quem ganha com isso é quem assiste ao produto que lhe é oferecido. Aquilo que pretendo falar é de uma personagem da nova história da TVI. Mais especificamente de Ana Sofia Martins, a manequim que tem tudo, na minha mais humilde opinião, para ser a grande revelação e a estrela maior de um produto que é uma grande aposta de uma estação que procura o trono da audiência.

Podia debater se a escolha de uma manequim para protagonista é acertada. E acho que é. Pessoalmente não considero que um manequim não possa ser um excelente actor. Tal como um actor pode ser um excelente apresentador e por aí fora. O mercado tem espaço para todos e acaba por “deitar fora” aqueles que não são bons. E apostar em pessoas de outras áreas é algo que o mercado internacional faz há muito, com muitos casos de sucesso. E por cá é algo que também tem acontecido com sucesso em alguns casos. Por isso, e para concluir este assunto, não me choca que uma manequim seja escolhida para protagonista de uma telenovela.

Também não tenho por objectivo gabar as qualidades de Ana Sofia Martins, pessoa que não conheço pessoalmente mas com quem já privei profissionalmente. A minha opinião é a de que será a “estrela” maior da telenovela que será uma etapa importante no seu percurso profissional. Sem querer tirar mérito aos restantes actores do elenco, acredito que irá destacar-se. Acredito que a sua humildade irá fazer com que não se perca e a sua sede de triunfar irá ser o combustível essencial em cada cena que grave.

O objectivo deste texto é outro. Quase todas as pessoas conhecem a história de Ana Sofia Martins. Como a própria diz, não é vítima nenhuma, mas vem de um meio menos favorecido. Para quem não sabe, antes deste projecto, Ana Sofia Martins estava a ponderar viajar para os Estados Unidos da América para tentar novamente a sua sorte além-fronteiras. Até que surgiu este projecto. Com esta dimensão. E com um papel de destaque. O tão desejado protagonismo que alimenta quem sonha trabalhar em representação. Isto tudo para dizer que Ana Sofia Martins é um exemplo de que vale a pena acreditar. É um exemplo de que é possível chegar ao topo, onde pensamos que só os outros conseguem chegar. 

Ana Sofia Martins lutou para estar onde está e teve a sua oportunidade. Agora, diz esperar ser um exemplo para pessoas que têm uma história como a sua. Pessoas cujo passado é bastante simples. Acredito que já o seja. Vale a pena lutar pelo que mais se deseja. Depois, é trabalhar como se não houvesse amanhã até surgir a oportunidade que tanto se deseja.

8 comentários:

  1. Temos de viver os nossos sonhos. Temos de acreditar em nós próprios e procurar o melhor para nós :)

    ResponderEliminar
  2. Não acompanho novelas, não fazia ideia que ela seria atriz, logo, não tenho opinião sobre o assunto.

    ResponderEliminar
  3. Não costumo ver novelas da TVI, vejo algumas da SIC sem lhes dar grande importância.
    Vi a apresentação desta nova novela da TVI s fiquei surpresa por a Ana Sofia Martins ser a personagem principal e de destaque.
    Oxalá seja um caso de sucesso e de concretização do sonhos, como muitos jovens merecem.


    ResponderEliminar
  4. Mas a Ana Sofia, temos que admitir que não é uma grande atriz... Não tem intuação no que diz, não traz sentimento àquilo. O que ela diz é sempre muito morto.
    Mas também não tem experiência nenhuma, por isso a seu tempo ela melhora! :)

    ResponderEliminar