4.3.15

a sede da fama

Nunca compreendi o sonho de ser famoso. E talvez não perceba porque nunca tive a ambição de ser conhecido. Desde criança que fui delineando o meu percurso, que teve algumas alterações, mas em nenhum momento desejei ser famoso e capa de revista. Quanto muito poderia ser a consequência de um trabalho/profissão mas não o objectivo em si. E este modo de ser faz com que seja complicado para mim, por mais que tente, perceber a sede de fama que alimenta, domina, controla e manipula algumas pessoas. Pessoas essas que são capazes de tudo para a alcançar.

Anna Allen, uma actriz espanhola, fez com que a fama (o desejo descontrolado de a alcançar) fosse falada em todo o mundo. De forma resumida, esta actriz simulou a presença na última cerimónia dos Oscares. Recorrendo à edição de imagem, colocou-se na red carpet, e colocou a sua cara noutras mulheres famosas dando a entender que tinha estado com diversas celebridades. Estas imagens foram partilhadas com os seus mais de 22 mil seguidores nas redes sociais, que já não existem. Além disso deu também uma entrevista ao jornal El Mundo onde disse ter estado à conversa durante algum tempo com Neil Patrick Harris, o anfitrião da cerimónia.

Esta construção da actriz, de 32 anos, que muitos tomaram como certa não passou de uma grande mentira. Que agora foi desmascarada pelo jornal espanhol. Provando-se ainda que é algo que já dura há muito tempo. Anna Allen manipulou imagens, inventou participações em séries e até se deu ao trabalho de manipular imagens de promoção de séries onde se colocou no papel de alguém. Afirmou também ser embaixadora de marcas, entre outras coisas. Porquê? Pelo simples sonho de ser famosa. Que neste caso, mais do que um sonho, revelou-se uma obsessão.

Vivemos numa época em que a fama parece ser o grande, ou mesmo único, objectivo de vida de muitas pessoas. Que estão dispostas a tudo para o conseguir. Provavelmente muitos adolescentes nunca vão ouvir falar de Anna Allen mas todos deviam saber a sua história. Tal como os pais, aqueles que querem que o filho seja o novo Cristiano Ronaldo ou outra estrela qualquer nacional e que incutem esse desejo aos filhos também deveriam saber desta história. Porque existe um risco grande de criarem uma Anna Allen que sonha com aquilo que provavelmente não terá. E que fará tudo para o conseguir. Nem que seja através da mentira.

Esta história tem ainda outra perspectiva interessante que está relacionada com as redes sociais, onde muitos fingem ser outras pessoas – partilhando imagens que não são suas – e fingem também ter vidas que realmente não têm. E que muitas pessoas acreditam sem qualquer hesitação. Se foi partilhado numa rede social é porque é verdade absoluta e inquestionável. Parece que se perdeu a interessante capacidade de questionar algo que é oferecido. Duvidar e questionar (ou pelo menos perder cinco minutos a tentar perceber algo) não são sinal de falta de educação mas de inteligência.

20 comentários:

  1. Mais uma história de alguém que não olha a meios para atingir os fins... nem pensa nas consequências dos atos.
    Não me identifico com nada disso. Cada um é como cada qual e ponto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei é como é que acha, até porque é actriz, que não seria facilmente apanhada.

      Eliminar
  2. Resta dizer que a Anna Allen é bastante famosa em Espanha, porque participou no Cuentame cómo paso, o Conta-me como foi cá do sitio, durante 5 temporadas. Mais do que querer fama, acho que ela queria a vida de hollywood, o sonho, o chegar a ser uma Penélope Cruz. Porque fama já tinha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que bastante famosa é um exagero. Mas sim, já fez trabalhos. Esse de que dás conta já acabou em 2008. É uma sede que não se compreende.

      Eliminar
  3. Partilho da tua incompreensão por este fenómeno da busca da fama a todo o custo. Acho que a fama tem valor quando é consequência de mérito e/ou sucesso naquilo que fazes. Um músico, um pintor, um desportista, um jornalista, um apresentador de televisão (e muitos outros casos), que procurem ser o melhor possível dentro das suas áreas, acabarão por ser famosos, mas acho que a fama deve ser apenas a consequência e não o objetivo.

    "Vivemos numa época em que a fama parece ser o grande, ou mesmo único, objectivo de vida de muitas pessoas."

    Pego nesta frase, e na sequência do que já escrevi, para dizer que, mais do que isso, vivemos numa época em que há pessoas que são famosas apenas por... serem famosas, estilo Kardashian. E temos ainda uma nova categoria, que são os famosos das redes sociais. Pessoas que não partilham as vidas que levam, mas sim criam vidas para as partilhar e ser conhecidas por isso.

    Rui
    www.nabrevidade.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem se der ao trabalho de estudar os famosos percebe que são todos "empresários" e têm todos "projectos dos quais não podem falar" enquanto saltam de festa em festa. São, como dizes e bem, famosos por serem famosos.

      A fama (reconhecimento público) deve ser o reflexo de uma carreira preenchida.

      Eliminar
  4. Conheço essa sede de perto...tenho alguém próximo, vive no estrangeiro e sonha ser famoso. A ideia dessa pessoa é entrar num reality show qualquer para ser famosa. Dá-se com toda essa gente, sai com elas, é fotografada com esses concorrentes de reality TV (há muuuuuitos programas lá) e acha que assim vai conseguir entrar nesse mundo. Não seria tão triste é patético se não fosse alguém de quem gosto muito. Os perfis dessa pessoa nas redes sociais é preenchido de coisas que são só sonhos da sua cabeça. Por mais que lhe diga que isto não é vida, acha que tem o plano bem traçado e está convencida que vai conseguir...não é fácil e receio que quando a dura realidade lhe bater de frente...o tombo vai ser grande.
    Por isso é que prefiro ter um blogue simples e sem grande fama do que me inventar uma vida. O que publico sou eu, sem filtros. Infelizmente não é só nas redes sociais que vemos disso...há muitas "stars wannabee" na blogosfera também.

    http://www.thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assustam-me as pessoas que "vendem" nas redes sociais vidas que não têm. Até porque o maior alvo do engano são eles próprios.

      Eliminar
  5. Acho muito triste uma pessoa sentir necessidade de fazer algo assim para que falem dela. No meu caso, se algum dia for conhecida (nem digo famosa), espero sê-lo por bons motivos, por fazer o meu trabalho bem e não por ser uma fraude. Mas, sinceramente, para quê ser famoso se não se pode espirrar sem isso ser logo comentado por centenas de pessoas? :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O reconhecimento e a "fama" devem ser o reflexo de algo. Isso faz sentido.

      Eliminar
  6. A fama ou é o resultado de mérito ou é vazia de conteúdo...e extingue-se (por si só, mais cedo ou mais tarde).
    Cada vez mais me convenço de que as redes sociais pouco de bom trouxeram à sociedade, que se preocupa mais com o parecer e o aparecer do que com o ser. Não que isso não acontecesse antes da existência destas redes, mas acredito que a proliferação do visual, do imediato tenha fomentado essa fome de fama de que tantos padecem.
    Eu cá gosto do meu cantinho - e famosa, só se for lá em casa, com as minhas bolachas de chocolate.

    ResponderEliminar
  7. Pipocante Irrelevante Delirante5 de março de 2015 às 10:56

    Toda a gente quer ser reconhecida. Boa parte, pelo seu trabalho, outros, como não têm vontade ou habilidade, apenas porque sim.
    O sonho de ser famoso é também alimentado por uma indístria gulosa, desde os programas de talentos que prometem carreiras fulgurantes, até revistas que vendem vidas, desde as mais escandalosas às mais glamorosas.É uma máquina bem montada, que claro, só sobrevive porque há clientes. O Zé, que come as fotos e pseudo-artigos das Caras e Holas como se estivesse a absorver conhecimento filosófico dos mais ilustres gregos.
    Essa espanhola em particular? Reconheço que li o texto na diagonal, mas o que terá feito para obter a tal fama, que pode ser momentânea ou não, não deve ser pior que divulgar uns vídeos caseiros ou entrar num programa da TVI.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser reconhecido pelo trabalho é mais do que válido e deve ser uma ambição de todos. Qual é o trabalho de uma empresa com mais de 200 funcionários que não deseja que o seu trabalho seja reconhecido pelo CEO?

      Claro que os programas que existem alimentam e muito essa sede. E depois cada qual faz o que quer para alcançar a fama.

      Eliminar
  8. SE for uma fama merecida e reconhecida, digamos, numa comunidade artistica, cientifica, etc, aplaudo, se for uma obsessão, vai para a secção kardashian.

    ResponderEliminar
  9. Não fazia ideia dessa história, mas sem dúvida que as pessoas (algumas) fazem tudo por 5 minutos de fama, e é triste ao que se prestam.

    ResponderEliminar