3.3.15

a beleza (ou não) do parto

Ainda não sou pai mas hoje falava com um amigo, que é pai, sobre a beleza de um parto. A conversa surgiu na sequência dos homens que assistem ao parto e que dizem que assistiram a algo “muito bonito” mas que em alguns casos acrescentam algo como “mas já tinha pena dela”, em relação à mulher/namorada. A opinião do meu amigo é a de que o parto é tudo menos um “espéctaculo” bonito de se ver. A opinião dele baseia-se no sofrimento da mulher durante todo aquele processo e que se revela nas mais variadas accções. E isto será certamente melhor entendido por mulheres que já passaram por um parto.

Enquanto homem que ainda não foi pai, imagino o parto como algo bonito. Mas apenas naquilo que representa. Ou seja, o nascimento do meu filho. O momento em que vem ao mundo. De resto, os minutos ou horas que a minha mulher passa a sofrer para que esse momento aconteça não tem qualquer beleza para mim. Por mais que queira pensar nas famosas “dores boas”. Imagino o nascimento de um filho como um destino onde todas as pessoas querem chegar sem ter que percorrer a estrada, pelo menos os últimos quilómetros, para lá chegar.

A minha opinião pode estar contaminada pelo facto de ainda não ter passado pela experiência de ver um filho nascer. E também pelas histórias que se ouvem do impacto negativo do parto na vida, sobretudo sexual, do casal. Tenho a certeza de que o momento em si, ou melhor, aquilo que representa, é certamente o mais belo do mundo. É o dia em que passa a existir uma vida a depender exclusivamente de nós, pais. Agora, se o resto é bonito... duvido. Não sei. Mas duvido. Quem já passou pela experiência, homem ou mulher, que deixe a sua opinião.

30 comentários:

  1. É bonito, é um dia feliz, único, e sou daquelas em que adorei que o meu marido estivesse lá das duas vezes, até porque acho que é um momento que tem que ser partilhado. Se me disserem que a meio já me apetecia mata-lo se ele dissesse mais uma vez respira, sim apetecia-me. Gritei-lhe, disse-lhe que nunca mais fazia amor com ele e afins eheheheh mas ao fim de 10 minutos, de eles estarem cá fora é único. Adelaide

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que o parto dá origem a algo lindo: o nascimento de um filho! Mas em si é mau e não tem nada de bonito. Claro que falo pela parte de quem sofreu com a coisa e que acabou em cesariana por não estar a correr bem, mas ainda assim não acho que seja um momento bonito para o pai. Afinal a mulher está com dores durante horas, é barulhento (com gente a entrar e a sair e mandar palpites) e momentos há em que a mulher pode não ser a pessoa mais simpática à face da terra. Agradeço o facto de o meu marido estar ao meu lado e querer ajudar no que podia, mas de facto havia alturas em que só me apetecia bater-lhe ("respira" dizia ele - e eu estava a fazer o quê?!?). Enfim, não é um momento bonito e maravilhoso, mas tudo se esquece e apenas nos lembramos da parte boa: ouvir o bebé a chorar e logo depois ver que está bem e poder tê-lo, finalmente, nos braços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, é a ideia que tenho. O destino é lindo. A viagem é acidentada.

      Eliminar
  3. Ora aqui vai...o nascimento da minha filha teve tudo de mau e de bom...a parte má já partilhei aqui neste blog, o facto de ter sido traída pelo pai da minha filha e abandonada aos quase 8 meses de gravidez e ter que percorrer o caminho final sozinha e com uma grande dor emocional à mistura. Agora, o parto propriamente dito, vi-o como participante principal e, o que me ficou foi a sensação de que podia ter usufruído muito mais, não fossem as situações por que passei antes, e a parte que para mim foi bela, foi quando me puseram a minha filha em cima do peito pela primeira vez, ela olhou para mim, eu para ela, eu chorava de emoção e ela serena...tranquila mesmo.
    Não foi um trabalho de parto rápido, muito pelo contrário, tive o primeiro sinal de parto cerca de 50 horas antes, e depois, as dores fortes começaram 36 horas antes. Dei entrada na MAC cerca da meia noite e ela veio a nascer quase 16 horas depois de ter dado entrada, 2 dias após os primeiros sinais. Não fiquei nada traumatizada, mas foi um parto complicado, por acaso pelas circunstâncias estive sozinha (com a equipa médica) quando nasceu a minha filha, mas, caso o pai não tivesse abandonado o barco, nos momentos finais tão pouco lhe tinha sido permitido assistir, já que foi um parto que, apesar de natural, teve o auxílio de instrumentos próprios...confesso que essa parte não foi nada bela nem tão pouco inspiradora. Reforço que o olhar dela sereno em cima do meu peito valeu por tudo :)

    ResponderEliminar
  4. Os partos não são lineares, há partos normais, há cesarianas, há bebés de termos, há bebés prematuros. O que te posso dizer é que sim, é uma alegria ter um filho, não há sentimento igual!!! :)
    Eu tive gémeos, prematuros e de cesariana, o meu marido não pode assistir, (por ser cesariana) mas senti que ele estava MUITO mais nervoso do que eu, com medo do desconhecido, de não poder estar ao meu lado.
    Se um parto é lindo? Bem... na minha opinião, não, não é bonito de se ver!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falas de algo importante que é o desconhecido para o homem. Acredito que por mais informado que esteja, só ali é que tudo começa :)

      Eliminar
  5. Sou mãe de um bebé de 18 mese e digo que o parto nada tem de bonito....Tem de medo, incerteza, o tempo que não passa, o parto que não se resolve, o medo da dor, o medo do que nos pode acontecer a nós e ao bebé, o nosso corpo cortado, ligado, todo espetado, as contracções horriveis que já se sentiram ou ainda se sentem..
    O meu marido assistiu a todo o parto sempre ao meu lado e a dada altura só dizia para as médicas "Veces vão-me dar cabe dos dois..." e diz ele que era como nos filmes...pegar no bisturi, cortar, sangue a jorrar para as batas das médicas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que é o destino que faz com que tudo isso seja "esquecido" ou visto como belo?

      Eliminar
  6. Mesmo sem teres sido pai, quanto a mim a tua opinião e ideia acerca do parto está correcta. Acrescento apenas que estar presente no momento em que o teu filho/a nasce, seja de cesariana ou "normal" é único e fantástico. E se tudo correr bem vais adorar ver o momento em que a mãe vê 9 meses depois o bébé. É mágico.

    PL

    ResponderEliminar
  7. o meu marido não assistiu ao parto....foi cesariana e, tanto ele como eu, estávamos muito nervosos! Concordamos que seria melhor assim. Mas se fosse parto natural ele estaria lá, não por ser bonito, mas para me apoiar.... eu não gostei da cesariana, mas foi emocionante quando ouvi o meu filho a chorar! Acho que assistir ou não depende da sensibilidade, tanto para o pai como para a mãe. Tem de se estar preparado para ver sangue, ouvir gemidos....não é fácil!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Da minha experiência, posso dizer que foi o dia mais feliz da minha vida, e o mais bonito? meh.. não posso dizer que foi tudo lindo com anjinhos a tocar arpas e a cantar.

    Foi o que a natureza é, dores gigantescas, muito de visco amniótico, uma bebé quase azul (demorou a sair...) e com a cabeça deformada (é normal) - parecia o alien, versão recem-nascido (e para mim era o ser mais lindo do universo)... muito sangue, corte e costura... (gráfica demais?)

    ..mas a epidural faz maravilhas! Aconselho.. não se armem em valentes, que isso não vos serve de nada... Posso dizer que até ao momento em que me administraram a bendita anestesia, foi o horror, o terror, a pior dor que alguma vez podia imaginar... mas depois, até já contava anedotas e a pequena ainda não estava cá fora!

    Isto, tirando a parte de ter ficado fechada na casa de banho umas horas antes, na eminência de entrar em trabalho de parto, e sem perspectivas de conseguir abrir a porta.. e ter o pai da minha a panicar, e eu calma da vida...

    Mas no meio de tantas coisas, o que fica é um sentimento bonito, muito bonito, um sentimento que nos faz dizer: Foi lindo! Mesmo que a parte física possa ser considerada feia...

    ;)

    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os comentários são bastante semelhantes. Começam com o "horror" e acabam com a beleza do momento. Acho que é isso mesmo ;)

      Beijos

      Eliminar
    2. Eu acho que como o sentimento associado a esse momento é algo tão forte e profundo, algo tão importante na nossa vida, tendemos a romantizar sempre um pouco as coisas..

      ...pela minha experiencia, sim, primeiro o "Horror" e depois o "Paraíso" :) se bem que os dias de recobro depois é outra história, com as hormonas todas descontroladas, choro por tudo e por nada, da mãe e do bebé... enfim... no fim lembramos tudo com um sorriso :)


      Beijinhos
      Z.

      Eliminar
    3. Lá está, o destino faz tudo valer a pena :)

      Beijos

      Eliminar
  9. "Aquilo fica esquisito", comentário de um ex namorado acerca do nascimento da filha

    ResponderEliminar
  10. Eu ainda não passei pela experiência, mas acho que o parto em si deve ser tudo menos bonito.

    ResponderEliminar
  11. Das minhas filhas gemeas (que é em tudo um parto diferente) não pude cortar os respetivos cordões que as uniam à mãe mas do meu pequeno-grande bebe pude fazê-lo e posso dizer que segurar aquela tesoura e cortar o cordão que o unia à mae foi tambem a mim que inaugurei.... Um filho é sempre um recomeço. Um filho é a maneira que temos de reiniciar o mundo... e só por isso é um momento único... relativamente ao parto em si quero dizer que foi também um momento em que ganhei orgulho na minha mulher... e guardarei sempre na minha memória o respirar fundo, a posição dos braços para respirar melhor e ouvir o choro de cada um dos bebes é daqueles momentos em que o mundo pára...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi muito bom ler a visão de um homem. Muito obrigado. Gostei muito.

      Eliminar
  12. Um parto, visto de forma orgânica e física não é bonito de ser ver.
    Eu que sou mulher e mãe não gosto de ver (nem vejo!) imagens do parto assim mesmo lá naquele sitio... Não é bonito e os homens devem de ser abster de ficar com essa imagem.
    Um homem deve acompanhar a sua mulher no parto e ficar ao lado dela. Ao lado, não é em frente.
    O apoio e a presença do Pai naquele momento é muito bom e aconselho. Ao lado, sempre ao lado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O estar presente é sinal de apoio. Gosto desse reforçar da ideia "ao lado" :)

      Eliminar
  13. Dá-me mais 2 meses e digo-te alguma coisa! :P
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Fui mãe pela primeira vez há um mês :)
    A minha história/parto começou lindamente... depois passou pelo terror... e mais dor .. e eu assustada à brava e o pai ali a dar-me força! Felizmente tive um desfecho feliz (e inesperado!)
    O papel do pai?... MUITO importante! Em determinado momento eu quase apaguei e aí perdi a noção até da presença dele... mas no momento mais importante (saber como estava a minha filha).. foi o pai que me deu a boa nova e isso não tem preço :)
    A minha partilha em: http://hortelaatrasdaorelha.blogspot.pt/2015/03/vinte-e-nove.html

    ResponderEliminar