25.2.15

aquilo que poucos percebem. Ou será que preferem ignorar?

“Aquela (porque normalmente são comentários dirigidos a mulheres) pode comer o que quiser. Olha para aquele corpo. A genética favoreceu-a”, é algo que muitas mulheres ouvem. E todas as pessoas conhecem alguém que já teve um desabafo destes ou semelhante em relação a alguém. É um facto que existem pessoas que têm a genética do seu lado. Pessoas que podem comer o que quiserem e abdicar do exercício físico (ou simplesmente não gostam de praticar desporto) sem que isso tenha grande impacto na balança. Só isto já dava pano para mangas pois muitas pessoas confundem ser magro com ser fit e uma coisa não implica a outra. Mas o objectivo deste texto não é esse.





Encontrei esta sequência de desenhos que exemplificam aquilo a que muitas pessoas chamam de estilo de vida. Pessoas que têm hábitos desportivos e alimentares que exigem determinação e empenho sendo que a dose necessária depende de cada pessoa. Detalhes importantes que poucos percebem. Ou será que preferem ignorar? Acredito mais na segunda hipótese que leva à genética para explicar tudo.

“Estás muito mais magro. Qual o teu plano de treinos?”, é algo que me perguntam ocasionalmente. “Não é nada de extraordinário. Costumo treinar cerca de uma hora por dia, cinco dias por semana. Às sete da manhã estou no ginásio e depois vou para o trabalho”, respondo. “Acordar cedo para treinar? Prefiro dormir. Mas já perdia uns quilos. Mas prefiro a minha cama”, dizem-me. “Estás muito mais magro. Qual o teu plano alimentar?”, é outra coisa que me perguntam. Explico o que alterei na minha alimentação e ouço, muitas vezes, lamentos do estilo “sou incapaz de cortar nisto ou naquilo”, ao mesmo tempo que desabafam que preferiam ter outra silhueta.

E é por coisas como estas que achei especial interesse a esta sequência de ilustrações. Que revelam aquilo a que chamo determinação e empenho e que algumas pessoas chamam apenas de genética e sorte que a mesma deu a alguém. É verdade que existem pessoas que têm a genética do seu lado. Mas, a maioria empenha-se num estilo de vida saudável que acaba por ser amigo da genética. Só não vê isso quem não quer. Quem não abdica de nada para lutar por algo que deseja.

40 comentários:

  1. O cartoon está fantástico! :D
    Outro exemplo, com a mesma ideia (trabalhar para alcançar):
    5:30: aluno A a estudar; aluno B a dormir
    6:30: aluno A a preparar-se para ir às aulas; aluno B a dormir
    8:00: aluno A nas aulas; aluno B a dormir

    Aluno B + Aluno C: "O gajo A tem sorte, é inteligente"

    ahaha fiem-se só nos genes e vão ver... :P

    ResponderEliminar
  2. Eu sou magra mas se também não fizer nada começo a ganhar algumas formas que as mulheres abominam. Houve uma altura em que não praticava desporto e nem sei bem porquê. No entanto, de há dois anos para cá tenho-me tornado menos sedentária e comecei a fazer desporto em casa. Os resultados, mais nos braços e pernas, começaram a notar-se e eu sentia-me mais elegante, com a silhueta mais definida. De facto, o meu maior problema é a minha barriga. Não tenho uma alimentação errada mas também não como muita coisa que se devia ou podia comer para ajudar a reduzir barriga. O facto de eu ter barriga não é por ser gordura mas sim barriga inchada e isso sim, dá-me um trabalhão dos grandes perceber que alimentos é que eu como que me estão a fazer mal. É certo e sabido que cá em casa se eu comesse diferente de todos, o meu pai era o primeiro a julgar-me Não entende e acha que o que é bom é comer 4 pães ao lanche. A minha mãe houve uma altura que fez dieta e bom, continua a fazê-la porque se não volta a engordar, em que um dos alimentos que era teria de deixar de colocar na sopa era a batata. A partir daí até eu me sentia mais leve. Mas o que comemos durante a semana é quase sempre a mesma coisa e pode ser por isso que não há meio de eu ter a minha barriga slim e proporcional ao meu corpo. Arroz com carne ao almoço, massa e restos de carne ao jantar. Arroz com peixe ao almoço, arroz com outra coisa qualquer ao jantar. E por aí fora. Eu gostava mesmo de mudar a minha rotina alimentar para ver se daria mais resultados comer aquelas coisas agora ditas muito saudáveis como quinoa, chia, tofu, soja e por aí fora. Se tiveres dicas, diz-me!

    Só gostaria ainda de salientar que realmente há muita gente que olha para uma mulher fit e não pensa que enquanto a que comentou só está bem a comer mcdonald's, a outra come coisas mais saudáveis. É verdade e o que mais me incomoda é que são sempre as mulheres a fazer comentários assim (como foi o caso da Jessica Athayde em que disseram que ela estava gorda ???!!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu testemunho. O caminho mais fácil é julgar sem qualquer conhecimento de causa. E ignorar aquilo por que muitas pessoas passam.

      Eliminar
    2. Se me permitem entrar na conversa..

      Posso dar apenas duas sugestões? Não muito radicais mas que podem fazer diferença nessa barriguinha inchada de que falas..

      Experimenta reduzir, ou até eliminar (isso era o ideal), qualquer laticínio, leite e derivados. Isto porque posso-te dizer que cerca de 60% da população portuguesa é intolerante à lactose e não o sabe, e muitos desregulamentos digestivos (entre eles a barriga inchada) advêm daí. O corpo humano deixa de processar o leite convenientemente a partir de uma determinada idade (que agora não sei dizer com precisão, mas sei que é relativamente cedo), na maioria dos casos, as pessoas tornam-se intolerantes à lactose...

      Experimenta se conseguires, e logo verás os resultados.

      Outra sugestão, é à noite comeres apenas sopa, uma sopa bem completa. Talvez aí também sintas alguma diferença ;)

      ...espero que não me levem a mal esta intromissão :)

      Beijinhos
      Z.

      Eliminar
    3. Obrigado pela intromissão. Assim vale a pena :)

      Beijos

      Eliminar
    4. Agradeço-te pela intromissão Zana. Realmente eu já não ingiro nada que contenha lactose há algum tempo. Os iogurtes são de soja ou sem lactose, o leite é de soja ou de amêndoas, o queijo é sem lactose e por aí fora. Contudo, o jantar é que não é sopa e portanto, vou começar a fazer isso. Em vez de comer esparguete ou arroz, como sopa mas atenção, as sopas cá em casa raramente levam batata e abóbora, pode ser, certo? :)*

      Eliminar
    5. Sim Cátia! Óptimo que já reduziste os laticínios, o ideal mesmo era rerira-los da alimentação por completo, de qualquer das formas, se não o consegues fazer, a dose max diária recomendada é cerca de uma chávena de chá, consoante o peso. Mas considera a remoção de tudo que é laticínios, não sei se sabes mas já há bastantes estudos que ligam o consumo de laticínios com determinados cancros, nomeadamente o da mama....

      Em relação a sopa, estas excelente

      Eliminar
  3. Pecadora me confesso, sou um cu de preguiça, que fica verde de inveja da genética alheia :-/

    ResponderEliminar
  4. è que é mesmo isto... No meu caso passei a treinar todos os dias da semana na hora de almoço e sabe-me bem "pa caraças"...

    ResponderEliminar
  5. É como em tudo na vida, sem trabalho e empenho não há grande coisa. Só que para quem está 'de fora' parece sempre que a outra pessoa é uma afortunada da boa obra do acaso, o que não é... dificilemente o é...

    As pessoas só se conseguem focar no resultado final, mas esquecem-se do trabalho que está por trás de tudo isso. É quase como querer estar no topo da montanha, sem ter de a subir... pode chegar lá de elicoptero, mas nunca vai ser como a pessoa que fez todo o caminho todo... e neste caso então, não há forma de chegar lá, sem se fazer 'o caminho', o helicoptero aqui talvez sejam as operações estéticas... mas.. lá está... nunca é tao bom como o verdadeiro resultado :)

    Quando se quer realmente alguma coisa, tem de se lutar por isso, força de vontade, determinação e auto disciplina. E estas coisas normalmente ficam na 'sombra'...

    No pain. No gain. Right? ;)

    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem empenho e dedicação nada se alcança. E isto é do mais básico que existe.

      beijos

      Eliminar
    2. Infelizmente para muita boa gente, não há nada de básico nisto.. o que é um pouco triste...

      Beijinhos
      Z.

      Eliminar
    3. Só não percebe isto quem não quer.

      Beijos

      Eliminar
  6. Olá que tal um post com o seu plano alimentar (mais ou menos), mais especificamente o que cortou na sua alimentação para alcançar o sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso fazer isso mas digo-te que não deixei de comer nada. Aprendei a comer e quando comer. Isto, para mim é o mais importante.

      Eliminar
    2. Este post parece que foi feito hoje para mim. Digo isto porque hoje decide que começaria a estar na vida de forma diferente, mais determinada e empenhada na realização dos meus objetivos, e decidi começar por correr e ter uma alimentação mais equilibrada, sem excessos nos doces, gorduras e alimentos processados. Até sou uma pessoa " abençoada" pela genética,magra o bastante, mas estou tão parada que chega a cansar, e decidi que a vida não é passar todo o dia sentada ver o mundo girar e eu parada no mesmo sítio. Estou farta de ler que o exercício físico combate a depressão, envelhecimento, uma data de doenças, ajuda a auto-estima, deixa-nos mais felizes, é só coisas boas, ou seja, faz a vida valer mais a pena e é para isso que nós cá andamos.Mas realmente é preciso levantar o rabinho e fazer acontecer, porque senão ninguém vai fazer por nós. Este post só me veio ajudar a ter ainda mais determinação obrigado :)

      Eliminar
    3. Obrigado eu! É bom saber que se consegue dar um pequeno empurrão a alguém. Os meus parabéns :)

      Eliminar
  7. As mulheres são as suas piores inimigas disso não existem dúvidas.
    Adora essa desculpa da genética, mas normalmente vem acompanhada com mais duas: tem dinheiro para tratamentos e ginásios, tem tempo.
    Bem a primeira da genética é um facto que algumas pessoas sem grande esforço são elegantes e é também bem verdade que algumas por mais fit que estejam nunca terão um corpo escultural, a estrutura óssea e o formato do corpo estão lá e não existem milagres, até aí a desculpa é válida.
    Agora depois as outras duas não há pachorra, porque tempo arranja-se é tudo uma questão de prioridades e organização, dinheiro também não interessa nada porque se pode fazer exercício em casa ou na rua, pode-se correr por exemplo, a única coisa que se precisa para correr são umas sapatilhas de corrida que já se conseguem arranjar a preços económicos se optarmos pelas marcas próprias das lojas.
    Em casa façam agachamentos, aeróbica, zumba, se não tiverem Internet levem os vídeos do trabalho, se não tiverem computador levem folhas com os exercícios, se não tiverem acesso à Internet comprem uma revista, ou metam-se na Fnac a desfolhar livros de exercícios.
    Se quiserem fazer exercício, se quiserem realmente fazer não há nada que vos impeça de o fazer a não ser por motivos de saúde.
    A maioria das mulheres que se mantêm magras e elegantes não é por obra divina do Espírito Santo é porque fazem algo para isso acontecer, as outras 20% em que a causa é genética a maioria é magra demais porque não consegue engordar, ou seja, restam aí umas 5% de sortudas que têm um corpo que se mantem interessante cuja única causa é a genética.
    Sim porque quando a maioria das mulheres diz não faço nada para ser assim é genética, está a mentir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que todas as pessoas lessem o teu comentário. Como dizes e bem, é uma questão de prioridades.

      Eliminar
  8. Eu sou magra e tenho tendência genética de emagrecer, no entanto, sempre pratiquei desporto e sempre tive cuidado com a minha alimentação. Treino entre 2h a 2h30 por dia, se segunda a sexta, e isso faz-me sentir bem. Mais importante que tudo o resto, é que nos sintamos bem e sejamos saudáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes tu muito bem. Muitas pessoas confundem o magro com fit. Tu és um exemplo de magra e fit. Mas nem todas as pessoas magras são.

      Eliminar
  9. Pois eu sou das que engordo com muita facilidade e adoro comer.
    E depois de estar grávida 3 vezes estava (ainda estou) com excesso de peso... quase, quase com 3 dígitos :( E sempre fui muito preguiçosa para fazer exercício físico, nem gostava de suar!
    Quando fiz 39 anos o meu filho de 7 anos perguntou quando é que eu ia emagrecer...
    Pois, filho! Falar é fácil! Mas eu vou tentar filho!!!
    Mas passado pouco tempo deu-se o click.
    Comecei por praticar 1x por semana zumba (e sim pensei que morria na primeira aula, ao fim de 10 minutos). Depois iniciei um plano alimentar cuidado e acompanhado por nutricionista.
    Entretanto já passou mais de um ano, cheguei aos 40 anos com menos 14 kg (ainda quero perder +8kg), pratico zumba 4x por semana e este ano vou correr 100 vezes :)
    A mim a pergunta que me fazem é: foi só com a zumba que emagreceste??? E quando eu digo que foi com zumba e "cortar à boca" a resposta é sempre a mesma: pois... isso é que é mais difícil.
    Eu sinto que a motivação para emagrecer, ou ficar mais saudável tem que vir de nós. A decisão é nossa. O trabalho e contenção vai ser todo nosso! Posso dizer que a minha maior motivação começou por não querer que o meu filho viesse a ter vergonha da mãe estar gorda. E tem resultado lindamente :) e ele está orgulhoso do meu esforço!
    E também acho que há dois tipos de pessoas gordas: as que "estão" gordas e as que "são" gordas.
    Quem "está gorda" não aceitou o seu peso e ainda vai a tempo.
    Quem "é gorda" já se interiorizou dessa forma e vive bem assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um excelente exemplo. De determinação e da capacidade de perceber que é necessário mudar algo. E mais do que estética, isto é algo que beneficia a saúde.

      Eliminar
  10. Ora aí está algo que pelo meu "estaminé" anda em déficit...motivação & determinação! Até tenho vergonha de dizer (e mesmo pensar) à quanto tempo não ponho os pés no meu gymn...algo impensável á 2 anos atrás em que era assídua, todos os dias ;( Uma fase minha que ainda estou para compreender....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditas que nem eu mesma sei responder a essa pergunta :(...mas que vai passar, ai isso vai! :) Um excelente dia para ti!

      Eliminar
  11. Eu própria sou testemunha de que a genética ajuda, é um facto. Mas o facto de ser magro, não implica ser/estar saudável. Quando andava na secundária, era super activa. Sentia-me lindamente. Entrei para a universidade e tornei-me ligeiramente mais sedentária. Os quilos não aumentaram, o meu metabolismo é acelerado, mas sentia-me mais cansada... o colesterol também estava a querer aumentar, nada alarmante, mas coisa que me incomodava... o coração também a ressentir-se... não me sentia bem, pelo que decidi tomar conta da minha saúde. Como de momento não tenho possibilidades económicas para me inscrever num ginásio, tento fazer caminhadas, corridas ao ar livre, andar de bicicleta, fazer squats, dança, etc etc. Basta ter imaginação =)
    Mas sim, é preciso muita força de vontade, empenho, dedicação e o que custa é começar, depois torna-se um hábito tão bom =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem pessoas magras que estão pior do que outras com ligeiro excesso de peso. É um hábito muito bom mesmo :)

      Eliminar
  12. Gostei mesmo deste texto. Trabalho na área da estética e tenho clientes que me dizem que tenho o chamado "corpinho danone". E se, em parte, é derivado à genética - na minha família somos todos altos e magros - por outro lado é também porque me preocupo com o que como, com as horas de sono e porque pratico desporto desde que me lembro.

    No fundo, tento mostrar às clientes que temos, primeiro que tudo, que nos cuidar por dentro. Só assim os resultados se tornam visíveis do lado de fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu último parágrafo é muito importante. De que vale estar bem por fora se por dentro está tudo mal.

      Eliminar

  13. Bruno, as palavras que se ouvem comentar, ouço-as eu constantemente e o que respondo é "é a genética mas também estão aqui horas de ginásio neste corpo que dizeis "estar tudo no sítio".
    Não vou todos os dias ao ginásio, mas pode acontecer num dia fazer duas modalidades, como foi hoje o caso.
    Dos 7 dias da semana, em média vou 5, os necessários para fazer o que gosto e sentir o meu corpo e a minha mente muito bem e tranquilos.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. A mim é habitual dizerem me que eu treino porque tenho tempo, vejo séries porque tenho tempo, vi os filmes todos dos oscares porque tenho tempo, leio porque tenho tempo e respiro tambem porque tenho tempo.
    Costumo dizer que tenho 24horas como as outras pessoas. Tem a ver com prioridades. Dizer que "não se tem tempo" é a maior ignorancia da sociedade.
    Percebo que seja dificil de gerir mais para uns do que para outros mas tem essencialmente que ver com vontades. Acredito que para uma mae a ultima coisa que lhe apetece é acordar às 6h da manha para correr se for o unico tempo que lhe sobra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas têm tempo para tudo o que querem. Não ter tempo é não dar prioridade a algo.

      Eliminar