27.1.15

verdade ou mito #85

“Desculpa”, é algo que algumas pessoas dizem com facilidade. E algo que outras pessoas têm uma enorme dificuldade em dizer. Mas será que os pedidos de desculpa acarretam uma grande dose de sinceridade? Ou será que são, na sua maioria, despidos de qualquer sentimento de arrependimento, não passando de algo que as pessoas dizem apenas para que a outra se cale. Ou seja, será verdade que 70% dos pedidos de desculpa não têm qualquer significado para quem os profere? Ou será mito? Porque quando se pede desculpa é com sinceridade. Verdade ou mito?

24 comentários:

  1. Uma coisa é dizer "desculpa", outra coisa é pedir desculpa. Eu faço questão de ensinar a diferença aos meus filhos e também aos meus alunos.

    ResponderEliminar
  2. Para um pedido de desculpas ser verdadeiro, a pessoa em causa tem que reconhecer que errou. Dizer simplesmente "desculpa" para ficar bem na fotografia e continuar a agir da mesma forma … o “desculpa” passa a ser só uma palavra. Tendo em conta que cada vez menos as pessoas assumem os seus erros, não me admira que afirmação seja verdadeira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E parece que é mesmo só uma palavra pois os números são reais.

      Eliminar
  3. Possa! Que choque!
    Quero acreditar que é mito! pois que quando eu peço desculpa, peço-o com verdade!
    ..e quando aceito um pedido de desculpas, aceito-o acreditando que a pessoa o disse com sinceridade...

    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
  4. Sim,o "desculpa" diz-se apenas para que a outra se cale.A palavra foi banalizada tal como o "eu te amo",que geralmente é dito da boca para fora,sem nenhum tipo de sentimento e quando é com sinceridade,custa a acreditar...é uma pena que assim seja.

    ResponderEliminar
  5. Acho que a maioria dos pedidos de desculpa são mesmo um "ok, não me chateies mais com isso". Felizmente não são todos, e é bom quando se sente que alguns pedidos de desculpa são sentidos (e tenho um bom exemplo em casa, com um puto de 4 anos, que cada vez que pede desculpa - e é muito raro...- o faz com tanta emoção e honestidade, que a seguir larga num pranto descontrolado, que só passa com muitos abracinhos e beijinhos) - esses são os únicos que verdadeiramente contam!

    ResponderEliminar
  6. Quem se desculpa tem consciência de que cometeu falha, mas sabe também que ela não surgiu de um propósito, ou seja, não foi cometida propositadamente. E nesse sentido acho que quem pede desculpa pede com sinceridade... agora se falarmos de perdão...aí tudo é diferente... é muito difícil pedir perdão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te nessa diferenciação mas parece que isto é mesmo verdade.

      Eliminar
  7. Verdade, pedir desculpa está banalizado!
    Vai lá perguntar aos senhores ministros se aquela palhaçada foi sincera?!

    Por essas e outras é que em minha casa imperaa regra ...as desculpas não se pedem evitam-se, não no sentido de não se pedir, mas sim de só se pedir quando é sentido, honesto e sincero.
    Eu, normalmente, quando peço desculpa às minhas filhas é olhos nos olhos.

    Jinhoooooossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está banalizado a 70%. Uso muito essa regra como frase.

      Beijos

      Eliminar
  8. Olá :)
    Para mim o "desculpa" é como o "amo-te". É usado quando se sente realmente. Confesso que aprendi, com o acréscimo de idade e maturidade, a usar ambos com mais frequência: a vida é curta demais para não falarmos de amor e para não lamentarmos ter magoado alguém.

    ResponderEliminar
  9. Um pedido de desculpa para mim, é muito importante e quando o faço, é mesmo com sinceridade.
    E não me custa nada pedir, quando sinto que falhei, que não fui correcta.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Sempre ouvi dizer:"Desculpas não se pedem,evitam - se! "

    ResponderEliminar
  11. Concordo com a Ana Chagas. Felizmente a idade ajuda-nos a aproveitar melhor a vida e as pessoas de quem gostamos. E como não sabemos como será o dia de amanhã mais vale sermos sinceros hoje :) mas pronto... há sempre quem se esquece de crescer...
    AM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso parece tão fácil mas é tão complicado para tanta gente.

      Eliminar
  12. Eu só peço desculpa quando acho que tenho de pedir, e claro, aí é sempre sincero.

    ResponderEliminar