15.1.15

post para quem procura motivação para treinar

Neste texto defendi que considero errado comprar roupa cara para praticar desporto na esperança de que ter a roupa em casa seja motivo mais do que suficiente para mudar o estilo de vida. Considero que a motivação deve ir além da roupa. As pessoas devem motivar-se com coisas como a saúde e o seu bem-estar. E quando estão decididas a mudar de vida podem aconselhar-se com amigos que frequentam ginásios para ter uma ideia do funcionamento e até para comparar preços. Aqui, considero fundamental escolher um ginásio perto de casa ou do local de trabalho e não um que tem todos os motivos e mais algum para se desistir facilmente.

Para os mais “preguiçosos” é uma boa opção ter um personal trainer a acompanhar o treino. E o preço nem sempre é um problema. Por exemplo, pago pouco mais de trinta euros por mês (free pass) e considero que tenho um personal trainer. Não escondo que é uma das vantagens de não frequentar um ginásio de grandes dimensões. Que foi muito importante na fase inicial dos treinos. Nessa altura é sempre bom ter alguém que ajude. Também considero fundamental não olhar para o ginásio e treino físico como uma obrigação. O melhor é fazer do tempo do treino um momento pessoal que além de servir para limpar a cabeça e fazer esquecer os problemas (e nisto é óptimo) é também uma actividade de lazer associada ao prazer.

É possível também encontrar motivação em pessoas. Em exemplos de pessoas que mudaram de vida e partilharam as suas histórias. Ou pessoas que partilham as suas rotinas de treino e que dão a conhecer os resultados alcançados depois de também decidirem mudar de vida. É ainda possível encontrar motivação em músicas e vídeos. Aos meus olhos, este anúncio a passadeiras consegue ser um belo vídeo motivacional. É daqueles que me dá vontade de treinar. Parece que estou a ver uma aula de grupo da qual quero fazer parte. E nisto conta muito esta música, que é a banda sonora do anúncio e que é perfeita para treinar com intensidade máxima.



Existe um vasto leque de factores que levam uma pessoa a querer mudar de vida e a treinar. Uns mais fortes do que outros mas todos caem por terra quando a pessoa não quer dar o primeiro passo. Quando prefere uma vida sedentária, seja por que motivo for. Para mudar de vida basta apenas uma coisas: querer! E quando as pessoas querem facilmente percebem que as barreiras que imaginavam não existem.

6 comentários:

  1. «O melhor é fazer do tempo do treino um momento pessoal que além de servir para limpar a cabeça e fazer esquecer os problemas (e nisto é óptimo)»

    Completamente de acordo.

    Quanto ao personal trainer, roupa, música, saúde, ou o que seja, penso que podem ser bons substitutos para a motivação. Mas essa deve vir do prazer do próprio exercício. Quem um dia sentir verdadeiro prazer pelo que está a fazer, verá que isso só pode vir de dentro da própria pessoa.

    Cumprimentos!
    Rui
    www.nabrevidade.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou totalmente de acordo contigo. Só considero que o acompanhamento é bom para quem facilmente desiste. Quem vê o exercício como uma actividade boa não precisa de ninguém porque irá motivar-se por si só.

      Eliminar
  2. é uma questão de mentalização..o ano passado começei a correr e participei em algumas provas..este ano como resolução, levar as corridas mais a sério..e para isso é preciso disciplina treino e mentalização. Agora aceitando o desafio do facebook, tento nunca faltar as segundas-feiras o que implica levantar-me ás 05:15 da manha e correr 30 m a 40 min..é uma questão de acreditar que somos capazes..acreditar em nós..a motivação vem de dentro..obrigo-me a levantar cedo, a ir correr ao final da tarde com os colegas a ir ao ginasio tudo com dois objectivos : emagrecer e correr melhor= sentir-me melhor..isto tudo concialiado com trabalho e filhota..claro se for tudo com companhia, melhor..mas se não a tiver não posso desmoralizar:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo: objectivos pessoais e motivação. Acreditar que se é capaz de algo.

      Eliminar
  3. Eu pratico exercício desde sempre, e já fui inclusive nadadora de competição, atualmente frequento ginásio todos os dias e não conseguia viver sem isso.

    ResponderEliminar