28.1.15

o revoltado moderno

Existem algumas pessoas que fazem parte do grupo a que chamo “revoltado moderno”. Para começar, defendo que todas as pessoas conhecem pelo menos um revoltado moderno. Mas o que é um revoltado moderno? São aquelas pessoas que se revoltam e indignam contra tudo e contra todos. Existe uma característica que define os revoltados modernos. São pessoas que se revoltam e indignam com tudo aquilo que não faz parte das suas vidas. Estão constantemente revoltados e indignados com aquilo que os rodeia.

Por exemplo, o revoltado moderno indigna-se com os problemas dos amigos e colegas de trabalho. Leva as situações mais a peito do que os visados das mesmas. E, além da revolta e da indignação, têm solução para tudo. “Faz isto, faz aquilo. Não podes ficar assim. Responde. Se fosse comigo era assim e assado”, são alguns exemplos das palavras ditas pelos revoltados modernos. O revoltado moderno transporta também a sua indignação para o online. Por exemplo, se não gostam de uma notícia lida num qualquer site de uma qualquer publicação deixam comentários onde está exposta a sua revolta e indignação. Mesmo que seja perante algo que não interessa a ninguém. E o revoltado moderno aplica este tipo de reacção aos blogues, trocas de emails entre amigos ou colegas e por aí fora.

Resumindo, o revoltado moderno revolta-se com tudo aquilo que não passa de uma realidade distante que em nada influencia a sua vida. Até ao momento em que tudo muda. Até ao momento em que os problemas passam a ser seus. Até ao momento em que é obrigado a lidar com determinada realidade. Até ao momento em que alguém o trata abaixo de cão. Até ao momento em que é insultado na sua vida pessoal ou profissional. Até ao momento em que lhe é feito algo que não tolera nos outros. Qual é a reacção do revoltado moderno neste momento?

Será que tem solução para tudo, tal como tem para os problemas dos outros? Claro que não! O revoltado moderno cala-se. Mete o rabo entre as pernas. Baixa a cabeça. E quando alguém pergunta porque está a reagir assim, já que se revolta e indigna com tudo o que envolve os outros, explica que é melhor ficar calado. Que não vale a pena arranjar mais confusão. Nestes momentos, o revoltado moderno não se queixa nem lamenta o que quer que seja. Simplesmente, come e cala.

Aquilo que diz que faz e acontece na realidade dos outros não se aplica à sua. E toda aquela raiva, que não sabe ou não tem coragem de descarregar com quem a motivou, vai ficando acumulada. Amontoam-se doses e mais doses de raiva motivadas por problemas seus que foi incapaz de resolver. Até que surge um amigo, colega ou conhecido com um problema. Até que surge outra situação qualquer que o revoltado moderno aproveita para dizer e fazer tudo aquilo que não sabe ou não tem coragem de fazer num problema seu. Assim é o revoltado moderno.

13 comentários:

  1. ..é o chamado escape moderno.. eheheheheh

    é o chicho esperto na vida dos outros, o treinador da vida de bancada, para os outros.. são os mais cobardes..

    Quem realmente se chateia, diz as coisas na hora e trata dos seus probelmas..

    Não é fácil, mas cada vez mais adopto a postura de dizer o que sinto, no momento certo, seja a quem for. Sem perder a compostura, sem faltar ao respeito, o que, diga-se, em algumas situações é preciso fazer cá uma ginástica mental... mas compensa, compensa em desassocego que já não acontece, compensa em paz interior, que permanece intacta...

    enfim.. acho que todos já conhecemos um desses revoltados :)


    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basicamente são pessoas cobardes porque são incapazes de resolver os seus problemas. Quem não conhece? :)

      beijos

      Eliminar
  2. Pipocante Irrelevante Delirante28 de janeiro de 2015 às 15:19

    O revoltado sempre foi revoltado. Apenas não tinha facebook ou blog para exprimir a sua revolta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro não existia facebook, blogues e sites de publicações para descarregar a raiva que acumula nos seus problemas que não tem coragem de resolver.

      Eliminar
  3. Errado. Pelo menos no meu caso que sou uma revoltada moderna, quando me perguntam ou se metem no meu caminho, então aí a coisa pega fogo, seja por um pontapé que vi darem a um animal ou um estalo no meio da rua dado a uma criança, a mim ninguém me cala, já fiz algumas queixas na autoridades à conta disso e a última por o meu cão ser o único no bairro que estava chipado, vacinado e passeava com trela, todos pagaram multa e trataram da papelada. Não, com esta revoltada, não brincam e jamais porei o rabinho entre as pernas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não és uma revoltada moderna. Se fosses só te preocupavas com os problemas dos outros. Tu resolves os teus e assim é que tem de ser :)

      Eliminar
    2. Não porque já denunciei casos alheios, por exemplo, a cadela da minha vizinha dois anos fechada numa varanda sem ver nada sem ser parede... Faço muito estas coisas, fico odiada, vista como "metediça" mas apenas quero uma sociedade melhor. um utopia, eu sei.

      Eliminar
    3. A partir do momento que resolves os teus problemas e não os descarregas nos outros, deixas de estar nesta categoria.

      Eliminar
  4. Tens razão, todos conhecemos um ou até vários.

    ResponderEliminar