20.1.15

filmes que as pessoas devem ver antes de morrer #5

“Este é o melhor...” é algo que se ouve com frequência quando estamos a falar das mais diversas sagas cinematográficas de Hollywood. É o que acontece com os filmes de James Bond, o mais afamado agente secreto do mundo. E é também o que acontece, entre muitos outros casos, com os filmes ligados a Batman, um dos mais famosos super-heróis da história do cinema e aquele que tem como “missão” proteger Gotham City. Ficando apenas por Batman, qual será o melhor filme de sempre?

Primeiro, opto por recordar os actores que já deram vida ao super-herói. São eles: Lewis G Wilson, Robert Lowrey, Adam West, Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale e, em breve, Ben Affleck  (o filme chega aos cinemas em 2016). Alguns do actores são meros desconhecidos porque deram corpo a uma fase inicial do herói, de que poucas pessoas se recordam. De Michael Keaton para frente existe uma luta desigual a partir do momento que Christian Bale dá corpo a Batman. Por mais que goste de George Clooney, considero um erro de casting ter feito de Batman. Esquecendo Bale tenho de optar por Michael Keaton no meu segundo preferido para o papel.

Centrando-me em Christian Bale e no seus três filmes enquanto Batman, tenho de eleger O Cavaleiro das Trevas (2008) como o seu melhor. Aliás, como o melhor Batman de todos. Bale vai muito bem em todos os filmes mas neste está especialmente bem. E para isso contribui, e muito, a magnífica prestação de Heath Ledger no papel de Joker. O jovem (e já falecido) actor dá vida ao melhor vilão da história de todos os filmes. E ambos coexistem na perfeição com actores como Michael Caine, o mítico Alfred, Gary Oldman, Aaron Eckhart, Morgan Freeman e Maggie Gyllenhaal.

A história é perfeita. E acima da melhor das perfeições cinematográficas está o realizado Christopher Nolan, que só recorre a efeitos especiais quando é impossível não os ter nas suas cenas. Aliás, são utilizados mais efeitos especiais em comédias românticas no que nos filmes Batman com carimbo Nolan. É por tudo isto que O Cavaleiro das Trevas é o melhor filme de sempre da saga Batman. E muito dificilmente será possível igualar o que foi feito neste filme. O Cavaleiro das Trevas Renasce (2012) anda lá perto mas mesmo assim, a escolher um, O Cavaleiro das Trevas é um filme que as pessoas devem ver antes de morrer.

4 comentários:

  1. Christian Bale, sem qualquer dúvida. Até porque Christian Bale é um excelente actor, seja em Batman seja em qualquer outro filme. Se já fez filmes maus, não me recordo de ter visto algum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca o vi mal. Mas, no que ao Batman diz respeito, este é o melhor.

      Eliminar
  2. Não podia concordar mais, o melhor de todos mesmo. Dois grandes atores, e o Ledger, uma grande perda para Hollywood, sem sombra de dúvidas!!

    ResponderEliminar