5.1.15

este país é para velhos ricos (mas podia ser para novos)

De acordo com o grupo editorial americano International Living, Portugal é um dos dez melhores países do mundo para passar a reforma. Portugal, que subiu seis lugares em relação ao último ranking, ocupa um honroso nono lugar na edição referente ao ano que agora começa. A eleição é feita tendo por base factores como o sector imobiliário, custo de vida, acolhimento, qualidade dos serviços de saúde, infra-estruturas e o clima. A título de curiosidade, o primeiro país da lista é o Equador e existem ainda outros dois países europeus no top dez: Malta (6) e Espanha (7).

Resumindo, Portugal é um dos melhores destinos para “velhos” com contas bancárias recheadas. Quem tem dinheiro, pode vir para cá que aqui não falta nada. O acolhimento é bom, os serviços de saúde têm qualidade, o custo de vida é simpático e é impossível não referir a segurança que comparada com muitos outros destinos é de luxo. Enquanto português, orgulha-me que o meu país seja destacado a nível internacional. Algo que acaba por não me surpreender porque considero Portugal um dos melhores países do mundo, quando conjugados diversos factores que vão além da beleza e do movimento das principais cidades.

Por outro lado, deixa-me profundamente triste que este Portugal não seja para novos porque esses não conseguem ter uma conta bancária que lhes permita usufruir das maravilhas nacionais. As tais maravilhas que nos levam a ser notícia internacionalmente e que atraem tantos estrangeiros. Entristece-me que nos últimos três anos tenha aumentado o número de portugueses que não encontram solução em Portugal e que acabam por emigrar porque encontram melhores soluções longe de Portugal e das respectivas famílias. Espero que isto ainda dê a volta. E podia ser já este ano. 

12 comentários:

  1. Portugal é um país pouco valorizado pelos próprios portugueses. Infelizmente as condições não são as melhores para quem está a começar uma vida do zero. Vamos ver o que 2015 nos reserva.

    ResponderEliminar
  2. Concordo, e referes bem os mais novos, mas há que referir também os "velhos" que não têm contas recheadas, aqueles que cá vivem, trabalharam uma vida inteira e agora veem as suas pequenas reformadas ceifadas.

    Idosos que gastam metade dos seus rendimentos em medicamentos, se for preciso. Muitas destas reformas tinham de ser feitas, mas é inadmissível o que se está a passar com os "nossos velhos".

    É bom que estejamos num top, sem dúvida, mas ao olharmos para os "velhos" estrangeiros, talvez comecemos a olhar para os residentes mais seriamente, algo que não tem sido feito com determinadas políticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Foi um lapso no momento de fazer o texto. E há muito que pode e deve ser feito.

      Eliminar
  3. Juntava ao teu post o facto de em 2013 Portugal ter tido a taxa de natalidade mais baixa da UE... Portanto imagina Portugal daqui a uns anos...sem crianças e sem jovens... pessoalmente é um assunto que me intriga...

    ResponderEliminar
  4. "Espero que isto ainda dê a volta. E podia ser já este ano. "
    Oxalá. Desejo-o, também.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Dava imenso jeito que as coisas mudassem por cá, e depressa, para eu não ter de ir para fora também, o que sei que me iria custar horrores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres que tentar a tua sorte, não tens que recear isso. Se for esse o caminho a seguir, assim será.

      Eliminar
  6. ..."para passar a reforma." Sim, claro, não poderia concordar mais.
    Mas deve ter faltado algum texto, só pode! pois ela passa é de mão em mão e nunca chegará até nós, felizes os que a gozam já!

    ResponderEliminar