29.1.15

as dietas dos famosos. aquelas que todos copiam

As celebridades mundiais têm o poder de criar tendências. Se dizem que (ou aparecem com) a peça de roupa x está na moda, ela esgota. Se dizem que os sapatos são os melhores do mundo, muitas vão a correr para comprar antes que esgotem. Em muitos casos nem usam as coisas que promovem mas o facto de a figura x promover o artigo y é mais do que suficiente para ser um verdadeiro sucesso. Depois existe uma pequena nuance neste domínio que diz respeito à alimentação. Quando algumas pessoas descobrem as dietas dos famosos entendem logo que se aplicam a si e toca de imitar o plano alimentar das maiores estrelas mundiais.

Foi isso que fez a escritora e jornalista Rebecca Harrington que submeteu-se às dietas de Gwyneth Paltrow, Elizabeth Taylor, Karl Lagerfeld, Marilyn Monroe, Cameron Diaz, Madonna, Greta Garbo, Victoria Beckham, Beyoncé, Jackie Kennedy, Sophia Loren, Pippa Middleton, Carmelo Anthony e Dolly Parton. Rebecca submeteu-se a cada um dos regimes alimentares durante dez dias e a experiência resultou no livro I'll Have What She's Having: My Adventures in Celebrity Dieting. E o resultado é curioso.

Por exemplo, só conseguiu seguir a dieta de Karl Lagerfeld durante quatro dias por excesso de cafeína. O estilista bebe dez Coca Colas Light por dia. Além disso, considera o pão tostado um alimento de luxo e dorme sempre sete horas, independentemente da hora a que se deite. Os nervos estavam em franja com o excesso de cafeína e acabou por desistir. Nos quatro dias perdeu dois quilos. Imitar Greta Garbo também não correu bem. O pequeno-almoço era composto por sumo de laranja com dois ovos batidos, bebendo também leite com levedura e melaço. “O pior batido de todos”, defende. Quando terminou este tinha menos quatro quilos e má cara.

Quando foi a vez de alimentar-se como Beyoncé, perdeu dez quilos em dez dias. Neste caso eram necessárias duas horas de exercício físico por dia e muitas proteínas. Rebecca considera a alimentação saborosa mas em quantidades muito pequenas. O escape era a refeição de pizza e vinho, algo que Beyoncé come uma vez por semana. Por outro lado, apreciou imenso a alimentação de Gwyneth Paltrow. “Tudo o que come é delicioso e saudável. Graças a ela descobri o sumo de repolho que passei a beber com frequência. Faz-me sentir virtuosa”, explica. Como conclusão da experiência Rebecca assume ser incapaz de viver assim.

Acho que este é daqueles livros que devem ser lidos por quem segue tendências sem pensar minimamente no motivo pelo qual está a imitar algo que alguém faz. Quando o tema é roupa ou acessórios, imitar não tem qualquer implicação na saúde, apenas na imagem. Agora, quando se come como alguém tendo apenas por base a ideia de que se funciona com os outros tem de funcionar comigo, é algo preocupante. E que pode ter implicações sérias na saúde.

6 comentários:

  1. Acho que não era capaz de seguir a dieta de todos esses famosos.
    Cada pessoa deve ter consciência do regime alimentar que melhor se adapta ao seu corpo e para isso existem as nutricionistas.
    Quanto aos artigos que promovem, vejo, mas não cobiço...não ganho passa essas coisas, além de que a moda fazemo-la nós.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um risco grande imitar algo feito por outros quando isso pode colocar a saúde em risco.

      Eliminar
  2. Nada de doces, mexer o corpinho, adeus aos fritos e refrigerantes...

    ResponderEliminar
  3. Eu não sigo nada dessas coisas, não sou de seguir modas nem tendências, costumo dizer que sou do contra, se a pessoa A faz x, então eu definitivamente não vou fazer x.
    Quanto a dietas, nunca fiz nem tenciono. Para mim é, alimentação saudável, muita água e exercício físico regular. Resolve tudo!

    ResponderEliminar