22.12.14

vocês perguntam, eu respondo (modo natalício)

A Gata dos Saltos Altos, autora do blogue com o mesmo nome, desafiou-me a responder a um simpático questionário de Natal. Se há coisa que adoro é um bom desafio, por isso, partilho as perguntas que me foram feitas e as minhas respostas. Obrigado pelo desafio e assim partilho um pouco daquilo que o Natal significa para mim.

Árvore de Natal natural ou artificial?
Quando era mais novo tinha árvore de Natal natural. E confesso que, apesar de agora ter artificial, ainda hoje adoro o pinheiro de Natal natural. Adoro o simbolismo do mesmo e o processo de escolha que em nada se assemelha à escolha de uma árvore artificial. E já prometi à minha mulher que quando tivermos um filho, irá ser uma árvore natural a marcar o nosso Natal.

Natal com neve ou sol?
No Natal dispenso a chuva. De resto, nada me incomoda e assumo que até gosto de frio no Natal. Não posso falar da neve porque não é uma realidade que conheça. Não sei o que é ter neve no Natal.  Apesar de gostar do frio nesta época tenho o desejo de pegar na família e gozar o Natal num local como a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Esperar pela manhã ou abrir os presentes à meia-noite?
Quando era miúdo, deitava-me cedo e acordava cedo para ir abrir os presentes. Até porque os meus pais esperavam que fosse dormir para colocar os presentes na árvore. Agora, a idade é outra e a forma como encaro o Natal também. Por isso, adoro que chegue a meia-noite para ver toda a gente de volta dos presentes. Sobretudo quando a minha sobrinha, o membro mais novo da família, está presente.

Qual o filme que adoras ver nesta altura?
Sozinho em Casa 1. É um clássico. Daqueles que não cansam nesta altura do ano. Até porque é um filme que carrega diversas memórias desta época. Num registo diferente, O Amor Acontece também é uma excelente opção para esta quadra. Sobretudo o momento protagonizado por Andrew Lincoln e Keira Knightley, em que ele lhe faz a mais bela declaração de amor.

Cânticos de Natal nos shoppings. Sim ou não?
Agora sim mas houve uma altura em que não. Na época em que trabalhava num Centro Comercial já não podia com as músicas. É que as pessoas vão lá fazer compras e depois vão embora. E acham piada ao espírito natalício do centro. Quem lá trabalha, leva com as mesmas músicas horas a fio ao longo de muitos dias. É fácil perceber que cansa. Como já não trabalho lá, acho muita piada ao espírito que se apodera dos espaços comerciais e que se reflecte em mais uma compra ou duas.

Qual a roupa que usas no Natal? Pijama ou vestes-te todo bonito?
É quase uma espécie de tradição para mim usar roupa nova no dia de Natal. Não se trata de vestir-me todo bonito mas é uma tradição que me acompanha ao longo da vida. Na noite de consoada visto-me de forma normal. O pijama está fora de questão porque nunca estou sozinho e não me sinto bem de pijama numa noite destas. 

Qual a tua comida de Natal favorita?
O bacalhau enche-me as medidas. Mas, mais do que a comida, encanta-me ver a mesa cheia de pessoas. As conversas multiplicam-se sem que se dê conta do passar das horas. Para mim, o espírito do Natal está em coisas como esta.

O que queres receber este Natal?
O meu presente pode demorar nove meses a chegar que tenho paciência para ficar à espera. Acho que é fácil perceber o que mais desejava receber.

Planeias antecipadamente os presentes ou é à última hora?
Depende dos anos. Naqueles em que deixo tudo para a última hora prometo a mim mesmo que foi a última vez, por causa da confusão, mas a verdade é que nunca é. Mas, felizmente, ao longo dos últimos anos tenho conseguido arranjar um dia para tratar de tudo com relativa calma. E é muito melhor assim.

Vestes-te de Pai Natal?
Nunca o fiz. Irei fazer quando a minha casa precisar de um.

Qual a música preferida de Natal?
Driving Home for Christmas, de Chris Rea. O Natal cabe todo nesta música. Aquilo que é o Natal, para mim, está presente nesta música. E que música!

Onde vais passar o Natal este ano?
Desde que passei a viver com a minha mulher que nos dividimos pelas casas. Quando não juntamos as famílias na nossa, passamos o 24 com uns e o 25 com outros. Este ano será o 24 com os meus pais e o 25 com os meus sogros e cunhada. Mas gosto imenso quando se consegue juntar toda a gente numa casa. Gosto do Natal assim, com todas as pessoas juntas.

11 comentários:

  1. :) gostei das respostas e espero que tenham o que mais desejam - e que fixe que ia ser quando fizessemos o jantar do blog um ano depois do primeiro eh eh

    Só uma nota (porque tem a ver com a minha actividade profissional e sei o que digo): por muito sudosista que seja (e até bonita, admito), por favor, não ponhas uma árvore de natal natural em casa... pois apresente um RISCO de incêndio bastante elevado (como as velas que se esquecem acesas). Se quiseres mais detalhes avisa que eu terei todo o gosto em explicar! ;)

    Um óptimo natal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa ideia :)

      Se quiseres podes explicar melhor mas o pinheiro natural diz-me muito ;)

      Eliminar
  2. Gostei de ler. Um Feliz Natal, com muita felicidade!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado!

      Um Santo e Feliz Natal para ti e para os teus.

      Abraço

      Eliminar
  3. Também respondi a esta desafio e achei interessante.

    ResponderEliminar
  4. Também tive pinheiro natural quando era miúda, mas agora só teria se tivesse um pinheiro no quintal (não tenho um, nem outro).
    Gosto muito do filme "O Amor Acontece", mas a cena de que tanto gostas irrita-me. Embora perceba o lado da declaração de amor (gostar dela mesmo que fique horrível), não é isso que me fica da cena. Fica-me a mentira ("Diz que são cantores de Natal") e a traição ao amigo - mesmo não estando ele a tentar "roubar" a mulher", foi declarar-se pelas costas. Não gosto.

    Feliz Natal (ainda estamos no tempo do Natal, e durante mais uns tempos)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No que ao amor diz respeito não sei se existe maior dor do que amar loucamente a pessoa que acaba por casar com o nosso melhor amigo que por sua vez quer da nossa parte uma grande participação na vida do casal e no casamento. E não considero que ele traia o amigo. Acho que até ajuda porque ela fica a saber porque ele reage assim e ele diz "acabou-se" quando se vai embora. Ela é que decide dar-lhe um beijo. Mas acho a cena muito bonita e intensa.

      Espero que tenhas tido um feliz Natal e que a passagem de ano seja ainda melhor. Um grande 2015 para ti e para os teus.

      beijos

      Eliminar
    2. Confesso que já não me lembrava que no fim ele dizia "acabou-se". Mas acho que me irrita porque já estive numa posição semelhante à dele (com a diferença na intensidade!). Quando o meu interesse amoroso começou a namorar com uma das minhas melhores amigas (éramos todos colegas), eu até achei que eles faziam um par giro, mas achei que devia "abrir o jogo" em relação aos meus sentimentos, porque não queria que fossem outras pessoas a insinuar coisas, que poderiam criar mau ambiente entre nós. E achei que devia abrir o jogo não a ele apenas, nem a ela apenas, mas aos dois ao mesmo tempo. E foi o que fiz. Resultado: o namoro deles continuou e durou o que tinha para durar, a minha amizade com os dois continuou bem de saúde, nessa altura e até hoje (isto passou-se - estou mesmo a ficar velha! - há mais de 20 anos).

      Eliminar
    3. Aquele é o único momento em que ela sabe tudo porque acredita que ele a odeia. E ele no desabafo (original) é sincero ao dizer que nada espera. Diz apenas que a irá amar sempre e afasta-se. Ela é que corre atrás dele. Compreendo a tua postura mas quase que aposto que nove em cada dez atitudes dessas servem para afastar as pessoas. Mas acho que estiveste mesmo muito bem.

      Eliminar
    4. Acho que ela fica a saber que ele não a odeia quando vê o que ele filmou no casamento... :-)

      Eliminar