15.12.14

os problemas dos outros escondem sempre os meus

Antes do campeonato começar, na chamada pré-época, li e ouvi o maior número de análises possível em relação ao que se podia esperar de Benfica, Porto e Sporting, os três crónicos candidatos ao título. E as opiniões eram consensuais. Começando pelo Benfica, a equipa que apenas tinha deixado fugir um título dos que podia ganhar era uma sombra de si mesma. Tinha perdido muitos jogadores. O talento tinha desaparecido. O futebol era de fraca qualidade. Os resultados da pré-época eram desastrosos. E todos vaticinavam um triste campeonato. Parecia que o Benfica ia jogar para meio da tabela. Depois, existia um super Porto. Um clube que queria recuperar o título e que não olhava a custos para o conseguir. Estrelas de alto nível. Um treinador que parecia o melhor do mundo com treinos nunca antes vistos em Portugal. Até tinha uma torre no meio do campo para analisar melhor os treinos. Resumindo, era o melhor plantel alguma vez visto em Portugal e o campeonato já estava ganho, mesmo antes de começar. Depois, existia um Sporting na linha do ano passado. Uma equipa que mantinha a base do último ano e que apostava no treinador sensação português para ocupar o lugar de Jardim, iludido com os milhões do principado. À equipa base juntaram-se grandes talentos. Até tinha chegado Ryan Guald, o mini Messi escocês. O futebol da pré-época encantava e este ano tinham uma palavra a dizer na luta pelo título. Sobretudo quando chegou Nani, o salvador verde e branco.

Estas eram as mensagens passadas pela imprensa desportiva e pelos entendidos na matéria que são pagos a peso de ouro para opinar na televisão. E muitas pessoas esquecem-se de que a imprensa desportiva, como qualquer outra precisa de vender. E nos meses que antecedem os campeonatos vendem-se ilusões. Inventam-se negócios que nunca estiveram perto de acontecer. Aumenta-se a realidade quando esta parece boa. E acentua-se uma crise quando ela parece vir a aparecer. E assim estão criadas, por um lado, ondas de euforia e por outro, mares de preocupações que levam a que os adeptos comprem mais jornais porque querem estar a par de tudo o que se passa nos seus clubes. Até que o campeonato começa. Pouco tempo depois encerra o mercado de transferências. E aí sim, percebe-se a realidade dos clubes. Que em nada bate certo com a pré-época.

Mais uma vez, começo pelo Benfica. Que está a uma gigantesca distância de ser o fraco clube que queriam fazer parecer. É certo que perdeu jogadores importantes. É igualmente correcto que não joga com a nota artística do último ano. E é igualmente verdade que não tem pedalada para a Europa, ao contrário dos últimos anos. Mas, nada disto invalida que seja uma equipa muito forte no consumo interno. Que seja uma equipa extremamente competente em Portugal e que esteja dentro do nível dos últimos campeonatos nacionais. Aliás, e tendo por base os números e pontos, o Benfica está até melhor do que no último campeonato. E deu prova dessa superioridade interna no clássico de ontem, onde anulou o Porto na maioria do tempo de jogo.

Por sua vez, o Porto está longe de ser a super equipa que queriam vender. É certo que tem grandes talentos. É igualmente verdade que tem talentos que podem resolver um jogo a qualquer momento. Mas é também certo que não tem treinador. Lopetegui é muito limitado. E ainda mais teimoso. Este é um dos Portos mais previsíveis dos últimos anos e tenho sérias dúvidas de que consiga ganhar algum jogo a Benfica e Sporting. Marcano, que não tem talento para jogar no clube, tem lugar cativo no onze em duas posições. Os defesas centrais jogam trocados. E espera-se que Brahimi ou Quaresma (que costuma aparecer quando o treinador está “apertado”) consigam resolver tudo. Ou Jackson quando a bola lá chega. E estas limitações ficam evidentes nos jogos grandes pois são facilmente camufladas em jogos menores.

Resta ainda o Sporting, que muitos quiseram dar a entender que se trata de uma equipa à altura de Benfica e Porto. O que não é verdade. É certo que estão a crescer. É verdade que é uma equipa com muitos talentos. Mas, por mais que custe aos sportinguistas, estão alguns patamares abaixo daquilo que Benfica e Porto conseguem fazer a nível interno. Depois, existe um presidente que promete mudar o mundo. Mas que comete alguns erros que os sportinguistas ignoram. Poucos são os sportinguistas que criticam, por exemplo, a política de contratações do clube. Basta fazer as contas. Quantos reforços chegaram para esta época? Quantos jogam? E onde andam os outros? As estrelas?

Com isto não quero dizer que o Benfica vai ganhar tudo este ano ou que o campeonato já está ganho apenas pela vitória de ontem e pelos seis pontos (neste momento são realmente sete) de avanço em relação ao Porto. A mensagem é outra. É que muitas pessoas escondem os seus problemas falando dos problemas dos outros. Parece que tudo está bem na minha casa apenas porque destaco os problemas das casas dos outros. Quando a realidade é que há muito mais para resolver na minha casa do que na dos outros.

8 comentários:

  1. Só o Belenenses interessa, o meu querido Belenenses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava na esperança de que ganhassem ao Braga. Estão a fazer um excelente campeonato.

      Eliminar
  2. Concordo com tudo, apenas acrescento que o futebol do Benfica continua a ser pauperrimo, o Jesus é teimoso como tudo e arrogante ( qd vencem, o merito é todo dele mas qd perdem, é basicamente da equipa) . O Porto tem sem duvida excelentes jogadores mas isso nao chega para formar uma boa equipa ( um treinador em condiçoes ajudaria ). Por fim, resta os lagartos..bem, esses sao mais do mesmo, todos os anos vao ser campeoes e dps chega-se ao Natal e é a tristeza que apresentam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica não tem o brilhantismo de épocas anteriores. Apenas em certos momentos. Mas continua a ser um equipa eficaz em Portugal.

      Eliminar
  3. Fizeste uma analise muito vermelha que se aceitava como isenta (sei que não é porque és do Benfica, a casa é tua e aqui mandas tu) caso a fizesses antes do jogo com o Porto depois é facil de escrever... só acho que o Benfica não está a jogar assim tão bem e que ainda vai perder pontos, alias como está acontecer com os outros 2.
    Força RIO AVE, poder aos pequenos :)
    Parabens pelo blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha escrito algo semelhante no início da época. E os meus amigos do Sporting e do Porto comprovam que sempre lhes disse isto. O Porto não tem treinador e o Sporting (que tem menos oito pontos do que no ano passado) está no mesmo patamar da última época e assim irá continuar. E o Benfica joga menos do que nos últimos anos mas mantém-se como uma equipa eficaz.

      Quanto ao teu Rio Ave, tem um dos nossos melhores treinadores e um ponta-de-lança que promete muito. Gosto do clube e tem tudo para crescer ainda mais.

      Obrigado

      Eliminar
  4. Benfiquista que és, nem podias falar de outra forma...

    ResponderEliminar