11.11.14

sensual ou brejeiro?

Abordar e/ou explorar temas como a nudez, sexualidade e desejo carnal acarretam sempre o elevado risco de ultrapassar a linha que separa a sensualidade e bom gosto de tudo aquilo que é brejeiro e ordinário. É certo que esta linha poderá estar dependente da mente de cada pessoa tal como poderá ser moldada pela cultura em que a pessoa está inserida, apenas para dar dois exemplos. O que faz com que aquilo que é sensual para uns possa ser brejeiro para outros. Na minha opinião, é possível andar muito perto da linha sem nunca a pisar. Algo que Tony Kelly fez com mestria.

Para quem não sabe, Tony Kelly é um afamado e reputado fotógrafo irlandês. Pela sua objectiva já passaram nomes como Bruno Mars, Russell Brand e Kate Upton, apenas para mencionar alguns exemplos. Existem diversos trabalhos, sobretudo ligados à moda, que passaram por si, oito anos depois de ter desistido de fotografar cenários de guerra.

Tonys Toys é o nome do seu livro, que não se trata de uma obra qualquer. O fotógrafo decidiu “reproduzir” o desejo carnal masculino através de diversas fotografias que misturam bonecos com mulheres nuas. Mais do que simples fotos de bonecos e mulheres nuas, existe um cuidado com a imagem que é facilmente percebido em cada imagem. Para se ter uma melhor ideia do que falo, partilho algumas das imagens que constam no livro que custa 60 euros, que tem uma edição limitada de mil unidades e que pode ser comprado no site do fotógrafo.








A análise deste tipo de trabalhos depende sempre de cada pessoa. Daquilo que observa e da forma como encara as temáticas ligadas à sexualidade. Como tal, o que para mim é sensual poderá ser ordinário para muitas outras pessoas. Por isso, fica a questão: sensual ou brejeiro?

16 comentários:

  1. De sensual, apenas aponto a 2ª fotografia, quanto às outras, não chego a considerar brejeiras, mas sim cómicas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que essa boca é a mesma que fotografou para uma capa da playboy e a foto está muito boa. Acho que os bonecos levam a alguma comicidade :) Adoro o boneco de sapatos e meias.

      Eliminar
  2. Acho que estão espectaculares.. não gostei muito das primeiras... mas estão muito fixes !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem mais fotos que optei por não colocar aqui mas acho que está muito bem conseguido.

      Eliminar
  3. Olá :)
    O tema é a sensualidade. O resultado para mim não é. Olho para as fotos que seleccionaste e o que me vem à mente é comédia com uma grande dose de non-sense, ironia e um toquezinho de brejeirice, que vem reforçar a comicidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que os bonecos levam a essa comicidade. Mas analisando as fotos detalhadamente como pose dos bonecos, a mistura com o corpo da mulher e outras coisas, encontro sensualidade.

      Eliminar
  4. Não acho brejeiro, acho artístico, provocador, cheio de ironia e de um certo humor.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Piroso, falta de sentido estético, parece o trabalho de um puto que descobriu o porno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo essa análise mas tendo em conta o trabalho dele e mesmo apenas estas fotos, não vejo o que dizes. E acho que seria muito fácil seguir esse caminho. Bastava escolher outros ângulos por exemplo. No caso da foto da mulher com as pernas abertas, desfocou a mulher para focar os bonecos e acho que são detalhes destes que fazem a diferença.

      Eliminar
  6. Gostei bastante do trabalho. Não o acho brejeiro nem sensual. Acho-o carregado de ironia.

    ResponderEliminar