17.11.14

família, trabalho e facebook. juntos ou separados?

Descobri (não é tema de conversa e não contava com isso) que os meus pais estão no facebook. Assim que soube, através da minha irmã, fiz um pedido de amizade a ambos porque não sou daquelas pessoas que preferem excluir a família, sobretudo os pais, das redes sociais. Até porque não vão ficar a saber nada sobre mim que já não conheçam. Tal como não adopto comportamentos e posturas que desconheçam. Por isso, até acho piada a que estejam na rede social, um sinal de adaptação a uma realidade de outra geração, e que sejam meus “amigos virtuais”.

Isto não significa que seja da opinião de que devemos estar ligados a todas as pessoas nas redes sociais. Se estiver a falar de pessoas com as quais tenho uma relação profissional, opto por ser selectivo. Pela simples razão de que não gosto de misturar trabalho com vida pessoal. Até porque muitas pessoas conseguem vislumbrar ligações inexistentes que, em casos extremos, dão lugar a problemas sérios e a mal-entendidos desnecessários. Tudo sem razão de ser. 

10 comentários:

  1. Sim, eu também sou das que não filtra família (o meu pai nem se aproxima de um computador), tios, primos, etc.
    Mas, em questõe profissionais, no facebook, não obrigada! Para isso existe o linked in ;) e separo muito bem as águas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No trabalho penso como tu porque muitas pessoas não sabem separar as coisas.

      Eliminar
  2. Concordo plenamente. A selecção de pessoas que temos no facebook é extremamente importante, especialmente no que diz respeito a colegas de trabalho, patrões e afins.
    Quanto à família, confesso que selecciono aquilo que partilho com eles nas redes sociais. Somos "amigos virtuais", mas por uma questão de diferenças nos pontos de vista, e para tentar evitar perguntas às quais não me apetece responder, edito muito bem as definições de privacidade de cada uma das minhas publicações. Faço o mesmo com algumas pessoas com quem só tenho um relação profissional e que estão no meu facebook, por não querer partilhar determinados pormenores da minha vida pessoal. É uma questão de consciência e cuidado.

    M

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo tudo isso mas no meu caso não tenho essa necessidade com a família. Com pessoas do trabalho já é diferente.

      Eliminar
  3. Por isso é que acabei por ter 2 contas de facebook... Não foi para os meus pais não verem o que publico, ou a minha filha. Foi porque percebi que até o meu patrão (que não tem facebook) andava a ver as minhas fotos! WTF? Já não se pode ter uma foto mais "à frente", que vêm logo julgar? Resolvi a questão criando outro perfil! Agora o facebook normal não tem piada nenhuma... No alternativo (para onde "migrei" os meus amigos) voltei a ser livre para postar o que me apetece.
    Assim separei "as aguas" e está toda a gente contente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz-me confusão a separação de águas que as pessoas, sobretudo no trabalho, não conseguem fazer.

      Eliminar
  4. Acho giro os teus pais estarem no FB.
    Tenho irmãos e sobrinhos, cada um está na sua, ninguém incomoda ninguém.
    Quanto a colegas de trabalho, sou muito selectiva. Tenho somente 2 pessoas que são muito amigas.
    Das muitas que pedem amizade, nem respondo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei piada quando a minha irmã me contou. Fartei-me de rir.

      Beijos

      Eliminar
  5. Concordo, família sim, já colegas de trabalho, depende...

    ResponderEliminar