7.10.14

são dois e andam sempre juntinhos

Eles são dois e andam sempre juntinhos. Quer dizer, podem estar um pouco, mas não muito, afastados. E algumas pessoas não sabem para que servem. Refiro-me aos botões dos elevadores. Em específico aqueles dois que têm setas. Um botão com uma que aponta para o tecto. E outro, com outra seta, que aponta para o chão. Que, sendo bastante semelhantes, são em tudo diferentes.

Um deles, aquele que aponta para cima, deve ser pressionado quando a pessoa pretende utilizar o elevador para subir. O outro, aquele cuja seta aponta para o chão, serve para as pessoas que pretendem descer. Carregar nos dois, na esperança de que o elevador chegue mais depressa, serve apenas para perder tempo.

Digo que muitas pessoas não percebem que estes botões são diferentes com base nos comentários que ouço. “Vai descer? Eu queria subir”, foi o que ouvi hoje pela manhã quando o elevador parou no piso -1 com destino ao -2. Se a pessoa pretende subir, não deve escolher o botão com a seta que aponta para o chão. Porque assim, está a parar um elevador que vai descer. Quer a pessoa queira ou não. E se as pessoas acham que os botões servem para o mesmo, para que serve ter dois botões? Não bastava um?

10 comentários:

  1. Acontece tantas, mas tantas vezes! Em especial em sítios onde a espera por um elevador é desesperante (hospitais, centros comerciais)...
    Concordo contigo! As pessoas não entendem que, dessa forma, a pressionar indevidamente os botões, só causam mais atrasos nos elevadores...

    ResponderEliminar
  2. E as pessoas que chegam e carregam nos dois, só por via das dúvidas?!!??
    Por isso é que existem elevadores onde se coloca o piso para onde se vai e mais nada. O monitor mostra a letra correspondente à porta que vai abrir e que tem como destino o andar que se solicitou! E é nessa porta que se entra, mais nenhuma :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas complicam o que é simples. Quem carrega nos dois pensa que vai poupar tempo :)

      Eliminar
  3. Pior que isso é qd vais ao Banco e existem 4 caixas MB que fazem exatamente as mesmas coisas, com a particularidade de apenas UMA ( normalmente a mais afastada da porta ) servir para depositos em dinheiro e cheque...e adivinha la qual os velhotes ( a maioria ) e restante malta escolhe para fazer carregamentos, pagamentos, ver saldo e atualizar caderneta?! Pois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso, o tempo que se perde numa máquina dessas, já foi motivo de post por aqui :)

      Eliminar
  4. Vamos por as coisas nestes termos:
    Eu estou no 4º piso e quero ir para o 1º, mas o elevador está no rés do chão. Se eu carregar em qualquer um dos botões (para cima ou para baixo), o elevador é chamado na mesma, e eu entro sozinha. Chego lá dentro e carrego no botão que vai para o 1º e ele vai. Agora a minha pergunta é: qual é o sentido de um botão atrasar o sentido do elevador se só quando eu estou lá dentro é que "ele sabe" para onde eu quero ir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu estás no quarto. Vamos supor que o prédio tem oito andares. Queres ir para o rés de chão mas carregas no botão para subir. O elevador vai parar no quarto mas com destino a um andar mais alto. Caso sejas a única pessoa, não há problema. Mas, caso alguém esteja no quinto e queira subir, antes do elevador descer contigo, vai ao quinto e irá continuar a subir. Não sei se me fiz explicar.

      Eliminar
    2. Se alguém chamar o elevador no 5 ao mesmo tempo que eu no 4, é normal que ele suba antes de descer, porque o "comando" para ele subir (terem-no chamado) ja foi pressionado antes de eu dar a ordem para ele descer.
      Eu continuo a achar que os botoes que dao a ordem sao os de dentro mas posso estar enganada :p

      Eliminar
    3. Os de fora levam-no a parar e controlam o elevador.

      Eliminar