21.7.14

antigo mas tão bom

Mais depressa me perco de amores por algo antigo do que por algo recente. Não escondo que sinto uma atracção natural por coisas do passado. Muito mais depressa fico preso nessas mesmas coisas do que me entrego a algo recente. Dois exemplos disto são a música e o cinema. Simplesmente adoro filmes com alguns anos e músicas da época em que era um simples bebé ou mesmo anteriores ao meu nascimento. Aliás, se existisse uma máquina do tempo, um dos meus destinos seria uma daquelas festas disco fever dos anos oitenta. Que não devem conseguir ser reproduzidas por nenhuma festa actual, por melhor que seja a tentativa.

Quando estou de férias sozinho, tenho por hábito entregar-me, entre outras coisas, a músicas e filmes do passado. É uma das minhas formas preferidas de passar o tempo. Nesse sentido, hoje entreguei-me ao maravilhoso A Fúria do Último Escuteiro, um dos meus filmes de eleição, do falecido Tony Scott. Este filme é de 1991 mas hoje seria igualmente bom. Para começar, Bruce Willis tem cabelo sem ter um aspecto caricato, algo que acontece em muitos filmes. Depois, dá vida a um dos melhores detectives de sempre. E, para juntar a isto, este filme, que também tem Hale Berry numa curta participação dando vida a uma sensual stripper, conta ainda com algumas das melhores falas da história de Hollywood. “Nobody likes you. Everybody hates you. You're gonna lose. Smile, you fuck”, “Can we do a formal introduction here? Who gives a fuck? You're the bad guy, right? I am the bad guy. And I'm supposed to be trembling with fear, something like that? Something like that. Fine. I'll start trembling in a minute” e “You think you're so fuckin' cool, don't you? You think you're so fuckin' cool. Well just once, I would like to hear you scream, in pain. Play some rap music”, são apenas algumas das brilhantes tiradas do detective Joe Hallenbeck. O filme deu ontem no canal Hollywood e quem ainda não o viu, não sabe o que está a perder.


Quanto à música, descobri recentemente Turn the Music Up!, dos The Players Association. Este tema é de 1979 mas, tal com o filme de Tony Scott, podia ser actual e vai para a minha playlist dedicada à corrida. Seria um sucesso e seria muito melhor do que boa parte da música que se faz hoje. Tal como Fúria do Último Escuteiro é melhor filme do que muitas das produções de hoje. 

4 comentários:

  1. Uma das minhas partes preferidas, é quando usam a marioneta da filha do Bruce e se viram para o "mau": "Why did Mr Milo crossed the road?" :D
    Adoro esse filme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente tirada. Isso e quando ele faz piadas com o homem que o quer matar :D

      Eliminar