9.4.14

não tenho paciência

No último Verão estive no Algarve com um amigo. Numa das noites fomos abordados por uma miúda que trabalhava na noite. A sua missão era somente levar clientes para dentro de um bar. Clientes, sobretudo estrangeiros, que aliciava na rua com shots grátis. “Hi guys! Do you want a free shot?”, foi o que ela nos disse. Eu, nem tive tempo de dizer o que quer que fosse. “Fala comigo em português”, respondeu o meu amigo. “Do you want a free shot?”, insistiu a jovem. “Fala comigo em português”, repetiu o meu amigo, num tom de voz um pouco mais elevado. “Do you want a free shot?”, voltou a questionar, enquanto caminhava ao nosso lado. “Fala comigo em português”, respondeu novamente o meu amigo, acrescentando uma asneira à frase.

“Calma! Estás a falar assim com ela porquê”, disse-lhe quando já estávamos sozinhos. “Já a tinha ouvido falar português. Ela fala português. Estava a armar-se em esperta e eu não tenho paciência. Não tenho paciência para merdas destas”, explicou-me. Nessa mesma noite, tivemos mais uma ou duas situações em diferentes bares (todos na mesma rua) com empregados que se achavam espertos. Esse meu amigo, ao mínimo sinal de insatisfação, abandonava o bar. “Não paramos quietos num sítio nem bebemos um copo”, disse-lhe em tom de brincadeira. “Não tenho paciência para estas merdas”, era sempre a sua justificação.

Os dias foram passando mas nunca esqueci aqueles momentos e aquela frase. Este “não tenho paciência” deu-me que pensar. Pensei se estaria stressado com alguma coisa. Se seria algum problema ocasional. Tentava perceber todos os factores que podiam motivar aquele comportamento, que não é muito comum (pelo menos para mim) mas que realmente evitava que se perdesse tempo de forma desnecessária, fazendo com que o grupo não se aborrecesse. Agora, quase um ano depois, tudo aquilo faz sentido para mim.

Porque, tal como esse meu amigo, também estou sem paciência para pequenas merdinhas que só servem para ocupar tempo. Agora, dou por mim a dizer “não tenho paciência” a tudo aquilo que nada me diz e que só me atrapalha. Guardo a paciência para quem a merece e para as situações que realmente exigem paciência da minha parte. De resto, é tudo corrido com um “não tenho paciência” que, além de libertador, evita que se gaste tempo (esse bem precioso) desnecessariamente.

24 comentários:

  1. Não tenho paciência.
    Não estou interessada.
    Não obrigada. Não obrigada. Já disse que não, obrigada.

    Cara de má e olhar em frente.

    ResponderEliminar
  2. A maturidade emocional ,ajuda-nos a ver o que realmente vale e não vale a pena ,depois já não perdemos tempo com certas coisas
    que não nos acrescentam nada!!

    E muitas mais coisas vão mudando em nós...

    ResponderEliminar
  3. Comigo também é um pouco assim. Só tenho paciência para aquilo que é mais importante! :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Nem tempo nem sanidade mental para se desperdiçar. Ainda que não goste muito da atitude para com a rapariga, entendo a falta de paciência para com as coisas menores. Eu também a tenho.

    12 LOVE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que era dispensável, sobretudo, a asneira. Mas, quando ele explicou tudo ao fim, tive que lhe dar uma certa razão.

      Eliminar
  5. Relativizo garande parte das coisinhas...relativizar é mesmo uma arte.

    ResponderEliminar
  6. Como em nós, mulheres, a tua idade já não permite essas coisinhas dos 20tes, em que queremos viver tudo com paixão, desenfreadamente, quando ainda estamos com os resquícios da vida universitária.
    A partir dos 30, quando se tem uma vida mais ou menos organizada, uma companhia que está sempre do/ao nosso lado, tornamo-nos mais selectivos, mais responsáveis, mais maduros.
    Essas coisinhas já não são para nós...por isso já não há paciência.
    Com o teu post, percebi que vós, homens, também, mudam.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que passa mesmo pela maturidade. Aprendemos a separar o bom do mau, as pessoas importantes daquelas que não prestam e por aí fora.

      Eliminar
  7. o Não tem um poder tão libertador! :)

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Bruninho,

    Ainda bem que me relembraste uma lição aprendida há algum tempo. Tenho de começar a fazer reservas de paciência, para quem realmente me merece.

    Jinhoooooosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia :)

      Eu já fiz as minhas. Assim, não as gasto com quem não merece.

      beijos

      Eliminar
  9. O tempo muda e transforma tudo. Se assim não fosse até de nós próprios nos fartávamos.

    ResponderEliminar
  10. Sou assim por natureza... E agora com 32 anos estou ainda pior! Porque não sou um ser dotado de extrema paciência, tenho de a guardar para os momentos mais importantes com pessoas que valham a pena!

    ResponderEliminar
  11. Sou assim por natureza... E agora com 32 anos estou ainda pior! Porque não sou um ser dotado de extrema paciência, tenho de a guardar para os momentos mais importantes com pessoas que valham a pena!

    ResponderEliminar
  12. Para algumas coisas é mesmo libertador dizer : "não tenho paciência" desligar e seguir em frente, já aprendi isso há muito tempo!...;)



    ResponderEliminar