3.4.14

300!!!

Enquanto tomava o pequeno-alomoço, vi na televisão uma notícia que dava conta de que cada pessoa desperdiça cerca de 300 quilos de alimentos por ano. Os dados são avançados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, que salienta ainda que, além do desperdício, mais de 800 milhões de pessoas passam fome. O desperdício de comida é das coisas que mais mexe comigo e mais me irrita.

Boa parte das discussões que tenho, à mesa, com amigos está relacionada com este facto. Incomoda-me quando pedem muita comida para, depois de levarem duas garfadas à boca, dizerem que não comem mais. “Até nem tinha muita fome”, dizem, enquanto o prato está cheio de comida. Quando se tratam de pessoas com quem tenho confiança, dou início a uma espécie de interrogatório/tortura.

“Se não tens fome porque pediste isso?”, “se não tinhas fome, porque é que comeste as entradas todas como se não houvesse amanhã e agora não tocas na comida”, “não tinhas fome e agora vais enfardar sobremesas” e “sabes que existem muitas pessoas a morrer à fome enquanto tu estás a desperdiçar comida” são apenas alguns exemplos das coisas que digo. Tenho noção de que consigo ser muito chato. Assumo isso, até porque é propositado. Porque me incomoda o desperdício de comida quando existem pessoas que pouco ou nada têm para comer.

E incomoda-me ainda mais quando as pessoas lidam com esse desperdício com desprezo. “Não tenho fome. Que queres fazer. Isso (o resto da comida) fica aí e façam o que quiserem”, é algo que já ouvi. Nessa altura, irrito-me ainda mais e digo à pessoa que desejo que nunca venha a passar fome. Porque se isso acontecer, irá lamentar esse tipo de comportamentos.

Passados alguns minutos somos novamente os maiores amigos do mundo. Mas, se na próxima refeição voltar a acontecer o mesmo, volto a ter a mesma atitude. E é com orgulho que digo que tenho a certeza que não faço parte do grupo de pessoas que desperdiça cerca de 300 quilos de alimentos por ano. Infelizmente tenho alguns desperdícios, mas estão muito longe desses números.

25 comentários:

  1. essa gente nunca ouviu falar em comer restos do dia anterior? é o que acontece algumas vezes lá em casa quando sobra de uma refeição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem pessoas que se desleixam e não tem qualquer problema com o desperdício.

      Eliminar
  2. E quando passas na zona de restauração dos centros comerciais e vês pratos cheios de comida "abandonados"?
    Fico tão revoltada!
    Pagam e deixam ficar.
    Aqui em casa, não costumava aproveitar o arroz malandro e/ou a esparguete , com feilão, que sobrava. Comecei, há agum tempo, a guardar ...aquecido no microondas, sabe muito bem.
    E quem me "educou"? Foram os meus sobrinhos.
    Mas nunca fui mulher de desperdícios (só achava que a massa e arroz malandro, aquecidos nao prestavam).
    Acredita que fui educada a não desperdiçar e há muitos anos atrás, dava a comida que sobrava à minha empregada.
    Por isso, também não estou, de certeza, nesse grupo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz-me impressão comprar coisas que não se querem comer....

      beijos

      Eliminar
  3. O problema aqui é que a comida desperdiçada fora de casa (restaurantes, por exemplo), não terá nunca outra utilidade e nunca (ou muito raramente) os excedentes são utilizados para ajudar quem passa fome por isso, comigo, essa tentativa de ganhar peso na consciência não passaria disso mesmo, uma tentativa. Não que eu seja desperdiçado com a comida, o orgulho e a educação até me dizem que "se pedi, é para comer nem que vá a rebolar para casa". Preocupam-me desperdícios que posso controlar e preocupa-me comida que, em casa, as pessoas deitam fora quando poderiam dar a quem mais precisa, mas, fora desse contexto, comida que sobra ou que deixa de sobrar tem toda o mesmo fim não-solidário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o teu ponto de vista mas acho que é possível controlar o desperdício fora de casa. Se não existe apetite, não se pede muita coisa. E, se sobra, no final não deve haver vergonha de pedir para levar o que sobrou. Nem que seja para dar aos animais. É certo que existem restaurantes onde isso não se faz mas existem muitos onde pode ser feito.

      Eliminar
  4. Também me irrita bastante aquelas compras que se fazem em promoções e depois arruma-se as coisas na despensa e passam a validade e deitam-se fora....verdadeiro desperdício...
    http://dcabanas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. É horrível. E todos fazemos desperdícios em nossas casas. Há muitas tácticas para o reduzir, a começar por uma re-educação das porções. Fazer menos quantidade, menos sobras, menos desperdícios. Obrigada por mais um alerta e conscienlização muito bem descrito =)

    12 LOVE

    ResponderEliminar
  6. Eu muitas vezes como "redon" e não me cai os parentes na lama.("redon" designa, de uma forma chique, "restos de ontem). :)
    CL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é o problema de comer os restos de ontem? Eu faço sem qualquer problema.

      Eliminar
    2. Eu passo a vida a comer redon (adorei a palavra). E até há pratos que ficam bem melhores no dia a seguir, tipo feijoada!

      Eliminar
    3. Cá em casa usamos imenso a expressão "redon"... porque cá em casa ninguém perde um bracinho por comer "restos de ontem". E é como o Rui disse: há pratos que até ficam melhores de um dia para outro.

      Beijinho
      http://socorro-mudeioblog.blogspot.com

      Eliminar
  7. Esse peso não tenho na consciência. O nosso frigorifico vai-se enchendo de tupperwares onde são guardados os restinhos...depois a meio da semana faz-se um refeição de sobras onde tudo se aproveita, não há desperdício:).
    Quanto às meninas...se não querem ver o meu olhar G3...é só não perguntarem "Mummy...posso deixar um restinho?! (no prato)"

    Se cada um fizer a sua parte...

    jinhooooossss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem. É esse o caminho :)

      beijos

      Eliminar
    2. Tal e qual. Na minha casa é como na da Suri. Tudo se aproveita. :)
      E eu também costumo dar esses sermões. :)
      beijinho

      Eliminar
  8. Bolas, a sério? Você vai jantar com pessoas para lhes dar sermões? :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como referi, faço com pessoas de confiança. Pessoas que também me dão sermões quando entendem que o devem fazer. A amizade também passa por aí.

      Eliminar
    2. Tem notado uma redução nos convites para jantar ultimamente? :-)

      Pela minha parte, ser amigo também é não ir para cima das pessoas com superioridades morais da treta.

      Eliminar
    3. Cada qual com os seus amigos, com os seus convites e com os seus moralismos.

      Tem um bom fim-de-semana e sê feliz!

      Eliminar
  9. Por aqui sempre se evitou ao máximo o desperdício. Deitar comida fora só é opção quando tem mesmo de ser assim. Mas evita-se ao máximo.

    ResponderEliminar