12.3.14

o nosso pep

Existe um treinador que coloco num patamar acima de todos os outros. Refiro-me a Pep Guardiola que, para mim, é o melhor treinador da actualidade. E gosto dele não apenas porque é o melhor naquilo que faz. Gosto da sua mentalidade e da forma como está no futebol. Além disso, é extremamente inteligente, sabe falar e tem uma imagem bastante cuidada. Muito mais do que quando jogava futebol. Pep é talvez o maior exemplo de que um treinador de futebol não tem de ser barrigudo, desleixado e saber apenas de tácticas, ignorando a comunicação.

Guardiola fez com que o futebol começasse a ser visto com outros olhos. Isto, no sentido, em que a aposta em jovens treinadores começou a ser “moda” devido ao caso de sucesso do espanhol. Até então, havia um leque de treinadores que rodavam entre os clubes. Eram despedidos de um, na semana seguinte estavam noutro, e por aí fora. Os novos, eram sempre tenros e inexperientes para assumir o cargo. Com Guardiola isso mudou.

Mas, aquilo que mais gosto em Guardiola é que mudou também a mentalidade de muitos treinadores pois diz o tem a dizer, não manda dizer por ninguém. Não é mal educado. Não culpa meio mundo quando as coisas correm mal. Resumindo, sabe estar e contribui para que o futebol seja aquilo que deveria sempre ser. Isto, num treinador que sabe realçar o que um homem/jogador tem de melhor, faz com que seja visto como um treinador perfeito.

Tentando arriscar um ponto de vista feminino – tendo em conta o sucesso de Pep Guardiola entre as mulheres – atrevo-me a dizer que elas agradecem que os treinadores sejam assim. Cuidados, elegantes e com o dom da palavra. Em Portugal, encontro um treinador que encaixa naquilo que vejo em Pep Guardiola.

Para mim, Marco Silva é o nosso Pep Guardiola. Logo à partida, pelo sucesso no que ao futebol diz respeito. Com apenas 35 anos, o treinador do Estoril continua a surpreender tudo e todos com o seu projecto de tostões que tem ensinado muito a quem tem projectos de milhões. Além disto, Marco Silva tem ajudado a mudar a mentalidade do futebol português.

O jovem treinador não gosta de polémicas. Não manda recados por ninguém. É o primeiro a dizer aquilo que tem a dizer e a desmentir (antes que lhe façam perguntas) as notícias que são falsas. Marco Silva não foge de perguntas. Fala sobre tudo, sempre com postura. Além disso, e à imagem de Pep, sabe falar e apresenta igualmente uma imagem cuidada.


E, pelo que me tenho apercebido, Marco Silva, mais uma vez à semelhança de Pep Guardiola, faz muito sucesso entre as mulheres. Certo?

10 comentários:

  1. A comparação é arriscada...marco Silva está neste momento na fase "bestial"...Mas desta fase à outra não é preciso muito! Veja-se Paulo Fonseca...Falta-lhes a estaleca dos grandes palcos, das grandes pressões...Pep Guardiola conviveu sempre com essa pressão enquanto jogador pelo que como treinador será mais ou menos a mesma coisa...Tem uma mancha no CV enquanto jogador que me faz sempre falar dele com algum receio...Mas reconheço que tem estilo...Quem dera ao JJ ter 1% de Pep....
    http://dcabanas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não comparo o Marco com o Paulo. O Paulo teve apenas um ano de primeira divisão antes de chegar ao Porto. Que correu muito bem. O Marco é diferente. Faz história com o Estoril desde que é treinador. Repara que este ano perdeu seis titulares (se não me engano) e mantém a qualidade e o lugar na tabela. A seguir ao Benfica é o clube que gosto mais de ver jogar. Já foi o Sporting. Neste momento é o Estoril.

      Agora, depende do rumo que ele pretenda para o final da época. Eu, no lugar dele, preferia um Braga ou Guimarães antes de aceitar o Porto. Até porque ainda não deu para perceber se o Porto está a ter um acidente de percurso ou se está a mergulhar numa crise que irá prolongar-se.

      Eliminar
  2. Concordo com o comentário do David Cabanas.

    E sim, Marco Silva é um homem com um certo charme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o Marco é mesmo bom. Mas acho que pode deitar tudo a perder se aceitar ir para o Porto.

      Pois, parece que as mulheres gostam dele :)

      Eliminar
  3. E para convenceres as mulheres (que não ligam a futebol) a deixarem aqui um comentário invocaste o charme dos treinadores e pumba aqui estou eu, culpada como tudo! Sim, sim, bom post este! eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a perfeita noção de que sou mais lido por mulheres. Isto não faz com que deixe de escrever sobre aquilo que gosto mas não tenho problema em acrescentar um ponto que pode ser interessante para quem me lê. Neste caso, o charme dos dois treinadores.

      Eliminar
    2. E fazes muito bem escrever sobre o que gostas e/ou sobre o que queres. Como escreves bem, consegues tornar "interessante" um assunto que até pode não dizer grande coisa a quem lê, mas pela forma como está escrito dá gosto ler e opinar, claro está :)

      ah! e eu gosto de futebol (vermelhinha de gema)

      Eliminar