20.3.14

moda culturalmente relevante

Mais do que cores, cortes, modelos e estilos, a moda pode ser uma importante e interessante forma de marcar uma posição que acaba por ter algum relevo e interesse cultural. Como em tudo na vida, as opiniões dividem-se e, quando alguém usa a moda para marcar uma posição por norma existem dois grandes grupos. De um lado os que amam aquilo que é feito. Do outro, os que consideram ridículo usar um negócio para passar uma mensagem.

Acredito que é isso que irá acontecer com o artista Saint Hoax, o criador de um projecto único, de nome War Drags You Out, cujo nome pode ter diferentes conotações, dependendo da leitura de cada pessoa. De forma simples e resumida, esta iniciativa – do meu ponto de vista com um enorme relevo cultural – consiste em ilustrações digitais que retratam líderes mundiais como drag queens.

Saint Hoax poderia ter escolhido apenas alvos fáceis, algo que não teria impacto. Em vez disso, escolheu pessoas com um enorme impacto na sociedade, algo que já lhe valeu mais de setenta ameaças de morte e até a destruição de algumas peças.

Queen Abby (Abdallah da Arábia Saudita)

Baricka O´Bisha (Barack Obama)

Ossie B´ (Osama Bin Laden)

Poppette Benny (Bento XVI)

Hitleria Hysteria (Hitler)

Madame O´Sane (Saddam Hussein)

Georgia Buchette (George W. Bush)

Vladdy Pushin´ (Vladimir Putin)

Kimmy Jungle (Kim Jong-Un)

Quem quiser saber mais sobre Saint Hoax, pode visitar o site e também o facebook do artista onde vão descobrir mais imagens. O projecto, que teve início na pintura de uma tela de Bin Laden irá crescer para uma loja online, que tem o lançamento marcado para hoje.


8 comentários: