24.3.14

just smile and wave boys

Nasci em Lisboa mas ao longo dos meus 32 anos vivi sempre na Margem Sul do rio Tejo. Para mim, é a margem certa. Nada tenho contra a outra, que adoro mas não a troco pela minha. E por ser um defensor da minha margem, não falo mal da outra. Simplesmente defendo aquilo de que gosto bastante. Em puto, o meu grupo de amigos costumava dizer que a nossa terra é que era a Capital de Portugal. Era aqui que tudo acontecia, dizíamos.

Mas o que é certo é que desde puto que me habituei a ouvir falar mal da Margem Sul. Para muita gente, sem qualquer conhecimento de causa, trata-se de uma margem do demo onde até existem monstros que saem da água para comer as pessoas. Há até quem jure a pés juntos que já viu um monstro de sete cabeças a passear na marginal num domingo pela manhã.

Ainda hoje, muitas pessoas dizem “deves ser mitra” quando sabem que alguém é da Margem Sul. Já para não falar daqueles que defendem que “isto” é um deserto. Nada tenho contra quem diz que é uma terra de mitras (como se os outros sítios só tivessem gente séria). Também nada tenho contra quem fala mal disto ou daquilo. Até porque ninguém vem aqui obrigado. Só espero que este deserto de mitras nunca mude nem perca este beleza. De resto, é como dizem os pinguins do Madagascar. “Just smile and wave boys.”






29 comentários:

  1. Só nao entendo porque nao ficam na margem certa no verão em vez de virem encher as nossas praias...... Aliás eles, os de Lisboa descobriram o meco antes de nós, já ouvi dizer que andam a pensar levar o meco para a outra margem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom argumento. Falam mal mas passam horas no trânsito para vir dar um mergulho à margem sul :)

      Eliminar
  2. Nunca moraria desse lado, porque tal como tu sempre fizeste a vida desse lado, eu sempre fiz deste. E não concebo a ideia de ir viver para longe dos que me são mais queridos.
    Mas tenho-te a dizer que tenho muitos amigos desse lado da outra margem, e até é sítio que frequento bastante.
    Não suporto esse tipo de gente que diz mal de tudo por dá cá aquela palha. E a maior parte das vezes só fala porque "ouvi dizer".
    É triste, mas infelizmente, é a sociedade que nos rodeia.
    Ainda bem que és feliz onde és, com os teus.
    E sabes que mais?
    Aquela dor entre o pulso e o antebraço é lixada :))))
    Beijoooooooo
    P.S. sorry pela ausência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha vida é feita na margem norte. Praticamente sempre foi, pelo menos na idade adulta. Mas o meu refúgio está do outro lado da ponte. Para muitas pessoas pode não parecer nada demais, é apenas atravessar uma ponte. Mas, para mim, é entrar numa realidade paralela, completamente distinta do betão e da velocidade que marcam a margem norte.

      Espero que esteja a correr tudo bem contigo :)

      beijos

      Eliminar
  3. Essa foto das árvores está qualquer coisa

    ResponderEliminar
  4. Os estereótipos e os preconceitos nunca vão desaparecer. Uma amiga minha de Almada diz muitas vezes "margem sul, margem cool". Eu tenho casa na baixa da banheira, mas vivo como sabes pelos comentários para os lados da nazaré. E em termos de cuidados tenho lá, o mesmo que tenho cá. É lógico que existem diferenças:por exemplo aqui estranho se ouvir sirenes à noite, lá estranho se não as ouvir. Por exemplo sei que lá o meu pai tem algum cuidado com os sítios onde estaciona o carro, mas também tem se vier cá. Eu aqui vou à rua sem a carteira, lá também. O que eu noto que é mais redobrado na baixa da banheira são os locais onde não é aconselhável andar à noite. Mas na aldeia, isso também tende já a acontecer. Quanto aos mitras, vejam como são as pessoas que vão diariamente da margem sul para Lisboa trabalhar. Se o mitra é a pessoa comum, somos todos uns grandes mitras. Mas sim, as pessoas olham sempre de lado quando se menciona "baixa da banheira"....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria melhor. E para muitas pessoas, a baixa da banheira é um dos grandes monstros da margem sul.

      Eliminar
    2. E isso acontece muito por causa do Vale da Amoreira. A generalização não vai desaparecer, contudo garanto que não tenho ar mitra, e nem a minha família, que se divide pela baixa e pelo barreiro têm. Somos perfeitamente normais!!! E já agora aconselho um passeio pelo parque da baixa da banheira e pela zona ribeirinha do barreiro. :))))))))

      Eliminar
    3. És da margem sul, és mitra. E sempre serás. Tu e eu ;)

      Eliminar
  5. Amei este texto.... podia ter sido escrito por mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por qualquer pessoa da margem sul, creio :)

      Eliminar
    2. Só tenho a acrescentar que malta barreirense e seixalense é a melhor malta do mundo :p (como diz alguém muito sábio: não é falar mal dos outros, é só defender o que é "meu" :D)

      Eliminar
    3. O meu primeiro jogo de futebol foi contra o barreirense. Por isso tem um significado especial para mim :D

      Eliminar
  6. Embora a margem sul seja um sitio proscrito, a baia do seixal é magnifica...só é pena ficar na margem sul.

    Não é nada pessoal, mas acho que de almada até setubal, à exceção das praias (em vias de extinção) e alguns sítios junto ao tejo é um horror de território e arquitetura..... as gentes e a pobreza visível não ajudam nada.

    Tudo se resume como o meu pai diz à herança do PREC e ao gosto refinado da classe operaria da industria naval...nada resta a fazer senão deleitarmo-nos com um pôr do sol magnifico na baia do seixal

    Anonimo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo a tua opinião mas não compreendo comentários como "só é pena ficar na margem sul."

      A margem está cá. O trabalho ainda não está concluído. Centenas de pessoas usam aquele local para fazer desporto ou passear. Vê-se de tudo. E há pessoas que se deslocam de carro para ali para fazerem essas coisas. É sinal de que existe qualidade.

      Podia falar também do Parque da Paz ou de tantos outros sítios.

      Para mim estão no sítio certo. Não é pena que estejam ali tal como não é pena que nada esteja onde está, seja em que terra for.

      Tal como não compreendo isso das gentes. Até porque, se for comparar as gentes com tantas outras que vejo noutros locais...

      Acho que olhar para a margem sul como se fosse um local inferior, de mitras e gente pobre é ter uma visão errada.

      Eliminar
  7. Eu tenho apenas uma palavra para quem tem esse - e outro - tipo de opiniões: preconceito! "And I rest my case"... :-)

    ResponderEliminar
  8. Pensei o que respondeste ao primeiro comentário- estas fotos não são nem o principio da beleza dessa zona. E a energia nem se traduz nas fotos.
    Eu só vivi aí perto 4 anos e mais 8 em Alcochete e guardo deliciosas recordações de ambos os sitios.
    Fica bem e disfruta bem desse pôr-do sol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só quem não viveu aqui não sabe o significado de aqui estar...

      Eliminar
  9. Tinha várias formas de abordar o teu post...mas desde logo me identifico com o que escreves...recordo-me qd entrei para a faculdade e tinha que dizer de onde era que ficava logo envergonhado porque diziam que vinha da "sanita de Portugal"...depois notava que principalmente pessoal da margem norte do Tejo olhavam para o contingente da margem sul como uma outra espécie...mas sempre me orgulhei de viver na margem sul...bons exemplos são imensos... e pergunto em Lisboa não há mitras?uiiii, há poucos!!!!
    http://dcabanas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haveria muito a dizer sobre os mitras dos lados onde as pessoas dizem que não existem mitras. Isso dava panos para mangas. Muitas vezes são tipos de pessoas que raramente se encontram na margem sul.

      Eliminar
  10. Olha, não percebo nada disso de margens sul ou whatever... A margem sul do Tejo acaba no algarve, certo? Tudo isso fica a sul do Tejo.... Ou depois de Setúbal já é margem sul do Sado?
    (esta pergunta é mesmo séria e peço desculpa por não ter este conhecimento mas gostava de saber e como resides "a" sul do Tejo, gostaria que me explicasses)
    Grata desde já pela atenção dispensada
    Beijinho da Bigodes de Nata :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por norma, as pessoas referem-se à margem sul como almada, seixal, barreiro, montijo. É mais isto, creio :)

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Aparece por lá. Já combinei uma corrida junto ao rio. Posso combinar outra.

      beijos

      Eliminar
  12. A minha terra. Esta Baía é magnifica, todos os dias ando lá e é ai que os meus filhos brincam

    ResponderEliminar