5.3.14

estou muito feliz

Três semanas depois de ter iniciado a minha dieta visitei a drª Mariana Abecasis para aquela que foi a primeira consulta de acompanhamento. Fui recebido com a simpatia de sempre. E estive uns largos minutos à conversa com a Mariana, que me perguntou se notava diferenças em mim. Expliquei que sentia algo diferente em relação à roupa. Mas expliquei que evitava pesar-me e passar a vida a olhar para o espelho à procura de mudanças. Disse que preferia assim para não criar demasiadas expectativas nem ansiedade desnecessária.

Depois, perguntou-me se sentia falta de algo. Disse que aquilo que me fazia mais confusão era, por exemplo, quando ao jantar via a minha mulher comer pão. Era a única coisa que me apetecia mesmo comer. Até ao dia em que fomos jantar fora e tinha metido na cabeça que ia dar uma pequena folga à dieta. Ou seja, nesse jantar ia matar saudades do pão ao jantar. E foi o que fiz. Mas, comi uma pequena fatia de pão e não senti necessidade de comer mais. Fiquei saciado e desde então que não me faz impressão ver alguém a comer pão perto de mim.

Perguntou-me também se tinha comido pão de leite, algo que tinha autorização para fazer ao fim-de-semana. Disse que não tinha comido nem um. Sorriu. E Coca-Cola Zero? Nem uma. Só agua. Ou vinho em duas ocasiões. Voltou a sorrir. E do chocolate que me autorizou a comer só comi um. E não foi porque estivesse louco de desejo para o fazer. Apeteceu-me. A minha mulher estava a comer um e fiz-lhe companhia. De resto, nem ando com eles. Estão lá em casa, disse-lhe. “Boa!”, soltou.

E está a custar?, perguntou-me. Nada!, respondi. Não sinto falta de nada. Como melhor e mais do que comia, respondi. Acho que as pessoas têm a ideia de que a dieta é passar fome e a verdade é que deixei de ter fome, algo que acontecia antes de iniciar a dieta e que me levava a comer muita porcaria. Posto isto, foi altura de subir para a balança.

Três semanas depois, menos 6.2 quilos. A Mariana voltou a sorrir. Parecia que era uma vitória dela. O que me deixou feliz. Mais orgulhoso fiquei por ter a minha mulher a meu lado e o meu principal e grande apoio neste decisão que tomei. Não vou mentir. Foi um momento muito feliz para mim, que me deixou muito contente. Em primeiro lugar, pelo que fiz sem, e saliento isto, passar fome ou deixar de comer coisas de que gosto e que me deixam saciado. E também pela reacção da minha mulher, algo que mexe muito comigo, e ainda a própria reacção da Mariana.

Para muitas pessoas são apenas 6.2 quilos que se perderam. Para outras serão uns valiosos 6.2 quilos, que até podem servir de motivação. Para mim, foi um grande passo. O primeiro de um percurso que quero continuar a fazer. Subir para a balança e ver aquele resultado foi apenas a constatação de que vale a pena acreditar. E, se quisermos mudar, mudamos. Só depende de nós.  

27 comentários:

  1. Boas,

    6 kilos é muito bom! Podes-me dizer que chocolates foste autorizado a comer?
    Sou doido por chocolate e decidi reduzir exponencialmente a ingestão dos mesmos.
    Obrigado e boa continuação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kellogs Special K Biscuit Moments, de 98 calorias ou então Sacialis, de 56 a 62 calorias. Eu posso comer sempre que me der desejo de doces mas a verdade é que não tem dado.

      Qualquer dúvida podes enviar email. Estás à vontade.

      Eliminar
  2. Weee!! Boa!!! Muito bem! Sentes-te muito bem... É isso que eu gosto na Mariana... É que também é uma conquista dela... :)
    Ela ensina a comer... Não são umas "dietinhas" quaisquer... Ela ensina umas boas dicas... e é isso mesmo... Não se passa fome. E olha que eu experimentei várias dietas... E com ela resultou mesmo... Gosto mesmo muito dela...
    Parabéns pelo óptimo resultado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem acha que dieta é passar fome e comer barras de cereais, deve visitar a drª Mariana. É dinheiro bem gasto :)

      Obrigado!

      Eliminar
  3. Parabens pelo feito e continua com essa motivacao.

    ResponderEliminar
  4. Yeaaaaahhhhh!!!! Que Bom:) Estou FELIZ! Por vocês os dois:)
    Continua Bruninho:)))))...eu que já me sinto a escorregar outra vez...estou desejosa que venha o sol para retomar as minhas caminhadas:)

    jinhooooooosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caminho é longo pois o objectivo é ambicioso. Vamos ver :)

      beijos e força para ti!

      Eliminar
  5. Força, importante é sentires-te bem. Eu hoje comecei uns dias de refeições mais leves. No ultimo mês, desde que tenho o blog, que ando a portar-me mal e depois noto na forma como me sinto. Hoje saiu um creme de couve flor (pronto, com crumble de farinheira) mas vai ter que ser assim uns dias. Os outros pratos que for testando vou ter que os "empurrar" para alguém comer :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu vou percebendo é que comer mal é mesmo uma opção. No teu caso percebo pois a tua vida é a comida e deve-se experimentar o que se faz para outros :)

      Eliminar
  6. Que bom :) Muitos parabéns pela tua força de vontade e pelos resultados que já estás a ter :)

    ResponderEliminar
  7. Adorei ler "como mais do que comia" e quando referes que não sofreste nada, que fazer uma dieta não é passar fome!! ;) Porque estás mais do que correcto!!;) A isso que estás a fazer, chama-se "reeducação alimentar"!! E digo-o apenas pelas tuas palavras, sem conhecer o plano que segues!;) Mas se falas assim, de certeza que estás a ser bem acompanhado!;) As pessoas precisam de ler posts como estes!!;) obrigada em nome da nutrição!!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é importante que se destrua o mito de que fazer dieta é passar fome ;)

      Eliminar
  8. Parabéns.
    Nem que fossem 3kg era muito bom.

    ResponderEliminar
  9. Uau!!! Isso é que é força de vontade e motivação! E ainda por cima não te tem custado assim tanto, não é? Força nisso!!! :)

    ResponderEliminar
  10. Hoje tive a minha 1ª consulta. Uma simpatia. Foi o teu post que me deu o empurrão para começar. Obrigada :) Vamos ver se me corre assim tão bem. Vamos a isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São palavras como as tuas que dão sentido ao blogue. Muito obrigado por tudo. Se precisares de algo, ou se estiveres a sentir a motivação a ir abaixo, envia-me email.

      Força! Vamos a isso.

      Eliminar