5.3.14

determinação. elas vs eles

Quando estava prestes a sair do seu consultório, a drª Mariana Abecasis disse à minha mulher para continuar a apoiar-me neste meu objectivo. “É muito importante”, referiu. Apesar de ser a primeira vez que faço dieta, concordo com as suas palavras. Para quem decide fazer dieta existe um mar de tentações que estão em qualquer local para onde se olhe. Se não existir apoio, mais facilmente se cede às tentações.

Mas, a Mariana acrescentou algo mais. Deu a sua opinião, dizendo que os homens são mais determinados do que as mulheres. Que, quando metem algo na cabeça, vão até ao fim. Acrescentando, em tom de brincadeira e neste caso específico, que as mulheres passam a vida em dietas. Mais uma vez, concordo com a sua opinião. Defendo que na determinação, eles destacam-se delas. Eles são reis da determinação. Elas, princesas. Isto, falando na generalidade.

Com isto não quero dizer que acho que as mulheres não têm qualquer determinação. Porque acho que têm. Só que, do meu ponto de vista, a determinação de uma mulher, consegue ser muito vasta. Uma mulher consegue ser determinada em relação a diversas coisas em simultâneo. Mas, essa determinação esmorece a uma velocidade mais veloz do que o desejado. E mais depressa do que acontece no caso deles.

Por sua vez, os homens deixam andar. Não existem grandes determinações para eles. É o deixa andar e logo se vê. Até ao momento em que colocam algo na cabeça. Desde a coisa mais simples à mais complexa. Aí, tudo muda! Quando um homem mete algo na cabeça, muito dificilmente perde a determinação em alcançar aquilo que pretende. Podem existir diversas vozes a tentarem demover esse homem, que até pode caminhar na direcção errada, mas quase nada o irá demover nem destruir a sua determinação.

É por isto que acho que num duelo em que está em causa a determinação, eles saem vencedores. Porque elas conseguem esmorecer mais depressa do que eles.

15 comentários:

  1. É isso: ainda não meti na cabeça que tenho (mesmo) de fazer dieta :)
    Boa sorte.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que não custa nada. Pelo contrário. Pelo menos a que faço.

      Abraço :)

      Eliminar
  2. Não tenhas dúvidas de que estás mais do que certo, e sabes que falo com experiência no tema da determinação e nutrição!;)
    Keep going!!!;)

    ResponderEliminar
  3. No que trata a dietas, estou de acordo.
    O que ouço das amingas que ora fazem dieta e emagrecem, ora comem naquela do "é só hoje, que se dane!" e ficam mais gorditas que anteriormente.
    Os homens são, também, determinados quando se trata de deixar de fumar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, não sei se reparaste mas ganhaste o jantar para duas pessoas. Envia-me email :)

      Acho que a determinação deles é mais vincada, seja no que for.

      Eliminar
    2. Eu?????????????????
      Nunca mais me lembrei.
      Vou ver e enviar o e-mail.
      Obrogada.

      Eliminar
  4. PASSA A TUA DIETA PARA NÓS. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu podia dar a minha dieta. Podia dizer tudo aquilo que como. Mas seria um erro. O meu plano alimentar não é igual ao dos outros. Tive uma consulta e foi elaborado um plano tendo em conta o meu objectivo, o meu estilo de vida e a alimentação que fazia.

      Posso dar dicas sobre alguns alimentos mas aconselho, quem quer fazer dieta, a consultar um profissional em vez de fazer a dieta por si. Isso pode ser perigoso.

      Eliminar
  5. Quando fiz "dieta", depois de engordar nas gravidezes dos meus filhos, só o fiz quando senti que tinha as condições reunidas para me manter fiel à minha decisão. Não queria desistir. Sou assim, primeiro decido e depois faço. Com sucesso.
    Pelo teu raciocínio, se calhar, sou pouco feminina. Penso à homem. Se ser determinada é pensar à homem, então eu penso à homem!
    Força Homem!
    Bjs,
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que tens essa determinação. Espero que sejas assim em tudo :)

      beijos

      Eliminar
  6. Tens razão... E contra mim falo. O meu "problema" é mesmo o ginásio. Mas no primeiro dia em que voltar a pôr lá os pés, já não desisto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que custa mais é começar a ir. Depois é dar continuidade :)

      Eliminar
  7. Estou a precisar da tua determinação para perder algum peso. Vai dando notícias, quem sabe se não é desta que me motivo mesmo:)

    ResponderEliminar