25.2.14

vou assediar-te até cederes

Estando de dieta, estou a descobrir um novo grupo de pessoas. Aquelas que têm como objectivo assediar-me, no que à alimentação diz respeito. São as pessoas que me aliciam com bolos, enchidos, bebidas alcoólicas e tantas outras coisas que neste momento optei por não comer ou, simplesmente, comer numa proporção diferente daquela que era comum. E sinceramente, não percebo qual é o objectivo disto.

Pessoalmente, não me incomoda minimamente que me falem de certas coisas. Não quero comer, não como. Não é por me colocarem um bolo à frente, depois de dizer que não quero, que tenho a obrigação de o comer. Até agora, tem servido sobretudo para que perceba que a minha determinação aguenta tudo, até este doce assédio. Mas acredito que existam pessoas que acabem por ceder a um assédio tão insistente que se torna aborrecido.

Se alguém toma uma decisão, seja ela qual for, quem rodeia essa pessoa só tem de respeitar. Mesmo que não concorde. É a lei da vida. Ou, pelo menos, deveria ser. Ou será que essas pessoas vão oferecer camarão a quem é alérgico a marisco? É que, a primeira vez tem piada. A segunda ainda passa. Na terceira surge o sorriso amarelo. E a partir daí é só aborrecimento.

Será que estas pessoas eram aquelas, quando eram mais novas, que andavam sempre a desencaminhar os amigos certinhos e a querer leva-los para maus caminhos? Acredito que as pessoas queiram apenas brincar mas, em alguns casos, a brincadeira pode ser negativa para quem luta por algo e que, sendo influenciável, pode acabar por ceder. E isto aplica-se à dieta como a outra decisão qualquer, como por exemplo aquelas pessoas que decidem deixar de fumar e a quem andam sempre a oferecer cigarros.

12 comentários:

  1. Nunca percebi bem ,o que essas pessoas que tentam, apenas porque sim, (ou não)
    desencaminhar outra que está a lutar por um objectivo.

    Acho que é medo que depois consigamos brilhar ainda mais :P

    Só pode!!!

    R-E-S-P-E-I-T-E-M as escolhas de cada um!!

    Isabella

    ResponderEliminar
  2. É tudo uma questão de objectivos e força de vontade. Depende de cada um. Eu admiro quem é capaz de dizer "não" sem ceder.

    ResponderEliminar
  3. Ou as pessoas que têm problemas de bebida e vão conduzir e a quem insistentemente oferecem bebidas e depois ainda dizem "então, se ele/ela não quiser, não é obrigado a aceitar".
    pois claro, não é obrigado, mas se a pessoa já disse que não uma vez, não deveria ter de faze-lo 2, 3, 4 vezes seguidas.
    Odeio isso.
    Eu que vivo a minha vida em regime alimentar controlado sei bem o que é ter pessoas constantemente a dizer "É só hoje", "só uma não faz mal" e tudo mais do género. Não o fazem por mal, mas por outro lado parece que se sentem melhor se nós falharmos e cedermos. Parece quase que parece que precisam desse deslize nosso para se sentirem bem, superiores, sei lá.
    Todos os dias são "só hoje" e tudo é passível de "uma vez não fazer mal" e acumulados ao final de só hojes e uma vez só, dão muitos dias e muitas vezes só.
    Boa sorte para ti e para todos os que se debatem com esta questão todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Bem vindo ao mundo de que faço parte à muito tempo. Cada pessoa diz que é só uma vez, se dizemos que não somos mal agradecidos e compreensão não é coisa que se esbanje por aí... O que te posso dizer é parabéns por seres resistente. No meu caso, muitas vezes a carne é fraca e acabo por ceder à tentação... Só quem por lá passa é que sabe dar o valor! O assédio gustativo é uma coisa tramada é o que te digo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EU não me preocupo com aquilo que possam pensar. Não é não. Ninguém obriga um alérgico a comer algo que faz mal...

      Eliminar
  5. Aqui há uns anos disse ao meu marido que ia deixar de comer "porcarias" antes de ir para a cama... (tinha apanhado o hábito de ir ver tv para a cama e trincar qualquer coisita)... Nos primeiros tempos, ele até ficava na cozinha a "cear" para eu não ficar tentada!
    Sim, uma vez tem graça, depois disso dá vontade de perguntar a essa pessoa se não tem respeito por ela própria e por isso é que não respeita os outros.... bahhh (ou partir para a violência! O meu cérebro faz sempre aqueles filmes, tipo Ally Mcbeal eheheh)

    ResponderEliminar