11.2.14

obrigado (aos sinceros e sobretudo a ti)

Muitas vezes as pessoas tendem a omitir coisas referentes aqueles de quem gostam. Não é que o façam por mal. Simplesmente, acham que uma meia verdade ou algo que fica por dizer é melhor para alguém especial. “Sim, o vestido até te fica bem”, diz-se de forma tímida quando não se gosta daquilo que se vê. “Sim, esse penteado favorece-te”, diz-se quando na realidade se preferia o look antigo. E estes são apenas dois exemplos.

Sou do tipo de pessoa que diz a verdade. Em algumas ocasiões até brinco e pergunto: queres a opinião de amigo ou a sincera? Prefiro dizer aquilo que vejo e não aquilo que as pessoas querem ouvir, quando não concordo com isso. Como tal, gosto de estar rodeado de pessoas que me façam aquilo que faço.

Não levo a mal quem opta por não dizer tudo porque acha que me pode magoar. Respeito isso. Mas, enalteço quem tem a coragem de dizer aquilo que pensa. E que me aconselha a mudar algo quando me recuso a ver essa realidade. Um obrigado especial a todas as pessoas que me dizem aquilo que pensam. Em especial a ti, que foste muito importante hoje nos longos minutos que passámos no trânsito a caminho de Lisboa.

Este meu agradecimento prende-se sobretudo com o facto de que são estas pessoas que nos levam a mudar aquilo que está mal. São elas que nos levam a ver aquilo que recusamos ver e que precisamos mudar. Os amigos que optam pela palmadinha nas costas não nos magoam mas também não nos levam a mudar o que está errado. Por isso, obrigado aos sinceros. E quinta-feira inicia-se um novo capítulo na minha vida. 

19 comentários:

  1. Bravo! Não é fácil assumir esse papel de "dizer o que pensamos"...mas mais raro ainda é quem ouve o que temos para dizer, saber dizer obrigado, ainda que tenha doído!

    Parabéns a quem falou:) e parabéns a quem soube ouvir.

    jinhooooosssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É complicado saber ouvir e agradecer. Mas faz bem. Recomendo :)

      beijos

      Eliminar
  2. Por muito duro que seja ouvir uma determinada “verdade”, é o facto de nos confrontarmos com ela que nos faz avançar… e que bom que é quando temos alguém que tem a frontalidade de nos fazer olhar para ela... Beijo HSB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter a capacidade de assumir que algo pode ser melhorado é sinal de inteligência.

      beijos

      Eliminar
  3. Quando me pedem uma opinião, começo por perguntar "preferes a sinceridade ou que te minta?" :$ e consoante a resposta, têm a minha opinião :p

    ResponderEliminar
  4. Olha não foi a pessoa que apanhaste no trânsito , mas senti as tuas palavras como minhas . Gosto essencialmente quem me diz verdades , dos que mentem afasto-me , quando a descubro ou pressinto. E sou também rigorosa nesse capitulo , não gosto que desconfiem da minha palavra dada com sinceridade., Aceita-la ou não, isso é outra coisa que não me diz respeito.. Afinal isto funciona para os dois lados não é assim? se somos sinceros exigimos sinceridade!.
    Boa Semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que és assim e a amizade verdadeira vive da sinceridade.

      Boa semana.

      Eliminar
  5. Sinceridade acima de tudo!
    Boa sorte nessa nova etapa da tua vida!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!

      Vai ser uma mudança que irá tornar a minha vida melhor. Só depende de mim.

      Abraço

      Eliminar
  6. "queres a opinião de amigo ou a sincera?". Sendo amigo, um verdadeiro amigo, a opinião tem que ser sempre sincera, senão não é amigo é outra coisa qualquer que agora não me lembro. Penso eu de que...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Opinião de amigo é a sincera. Mas cria-se a ideia de que os amigos só dizem aquilo que queremos ouvir. Daí fazer a piada :)

      Eliminar
  7. Não andamos aqui a gritar a meio mundo que não gostamos da forma que se vestem, que falam, etc... Mas com as pessoas íntimas, acho que devemos-lhes isso mesmo... Dar a nossa opinião sincera quando solicitada, ou um "aviso" quando reparamos em algo que poderia ser melhor gerido... Não lhes queremos mal, queremos bem... E isso aplica-se de nós para eles e vice-versa... Às vezes uma palavra de alguém que está por fora do acontecimento pode trazer-nos uma outra perspectiva sobre algum assunto sobre o qual pensamos que só pode ser daquela maneira. Há que tentar ter sempre uma mente aberta. E claro, falar é fácil... Ouvir é que por vezes nem tanto... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Falar mal de forma vazia e criticar apenas e só pelo prazer/ódio de criticar não é para mim. Sou adepto de críticas construtivas que nos levam a ser melhores.

      Pode não ser fácil de ouvir mas fazer isso é sinal de maturidade.

      Eliminar
  8. "Sou do tipo de pessoa que diz a verdade. Em algumas ocasiões até brinco e pergunto: queres a opinião de amigo ou a sincera? Prefiro dizer aquilo que vejo e não aquilo que as pessoas querem ouvir, quando não concordo com isso. Como tal, gosto de estar rodeado de pessoas que me façam aquilo que faço."

    Sem tirar nem pôr. Digo muitas vezes que os meus amigos só podem esperar de mim a verdade e que não sou de palmadinhas nas costas, tal como agradeço que façam o mesmo comigo (e agradeço muitos abanões que já me deram).

    ResponderEliminar
  9. Que era de nós sem pessoas que nos tornassem melhores? Custa nos primeiros 5 minutos que se ouve, más depois compensa tanto =)

    12 LOVE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saber ouvir e perceber o que nos dizem é o melhor que podemos fazer.

      Eliminar