13.2.14

o amor é uma merda

“O amor é uma merda. Não serve para nada”, é uma frase que se ouve um pouco por todo o lado. Acredito que seja dita por quem pensa que ama a pessoa errada. Acredito que seja dita por quem pensa que deveria ser amado por alguém que gosta de outra pessoa. Acredito que seja dita por quem pensa que só se sofre por amor. Acredito que seja dita por quem pensa que o amor só serve para matar sonhos e criar ilusões que nos deixam de rastos.

Acredito naquilo que escrevi. Mas acredito ainda mais que quem defende que o amor é uma merda e que não serve para nada é porque nunca amou verdadeiramente. Ou porque nunca foi amado verdadeiramente. Porque, por maior que seja a dor, a desilusão ou a mágoa de um sonho destruído, o amor servirá sempre para ultrapassar tudo isso. O amor nunca será o fundo do poço mas a corda que nos ajuda a sair do buraco. Amar é sofrer. Mesmo nas histórias mais bonitas existe dor. Aquilo que é uma merda é não amar. Isso é que não serve para nada e é um desperdício de uma vida.

44 comentários:

  1. Tenho dificuldade em comentar este teu post. Não percebo essa forma de pensar. Não consigo imaginar a minha vida sem amor. Não nos consigo imaginar a viver esta vida sem amor. Seja a falta dele, seja a busca dele, seja o alimenta-lo, seja o multiplica-lo. Infeliz do que chega à conclusão que o amor não serve para nada, esse respira, mas não está vivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tu nem eu. Sem amor não consigo nem sei viver.

      Eliminar
    2. amor só de cachorro m
      o resto é balela.

      Eliminar
  2. Quando existe amor, existe algo por que lutar. Sim, por vezes choramos, muitas vezes sofremos, mas tudo o que é fácil não é valorizado e o amor é dos bens mais preciosos que podemos ter. É preciso estima-lo... e pela experiência que tenho, a luta da minha vida valeu pelo amor que dela fez/faz parte.
    Sem dúvida que só pensa de outra forma quem nunca amou verdadeiramente.

    ResponderEliminar
  3. As minhas afirmações / convicções são resultado da minha experiência de vida. Não digo que “o amor é uma merda” mas digo que “não acredito no amor”. E digo porque Quiçá porque nunca fui amada verdadeiramente. E assumo que, também, nunca amei verdadeiramente. Não me é fácil passar de “gostar” para “amar”… [mas isso fica para um outro dia…]

    Mas não sou amarga nem vivo amargurada. Já passei por tanta coisa na vida (algumas muito boas, algumas muito más…) que aprendi – a duras penas – a viver um dia de cada vez. E a vida continua… :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A aposto que ainda vais passar a acreditar. O momento certo está para chegar :)

      Eliminar
  4. Faz lembrar a velhar pergunta: "preferes amar ou ser amado"? Eu prefiro sempre amar porque sei como é esse sentimento. Mas é verdade também que quando se ama a sério e a coisa não corre bem, e sabemos que não foi por falta de nós na relação, nem de nada que pudessemos ter feito, e apenas porque a outra pessoa por alguma razão que não conseguimos sequer ententer faz desta relação um elástico mau, acredita eu prefiro amar sempre mas custa muito também.

    ResponderEliminar
  5. Fooogo, a merda é mesmo nunca ter conseguido amar e sentir amor de volta! Quem considera que não se deve sofrer por amor e acabe a fugir, está a perder-se, a deixar de sentir e partilhar o sentimento mais poderoso do planeta, deste e de todos os outros. Amar é o que nos mantém vivos, sem depressões, de sorriso nos lábios, com borboletas no estômago, alertas, a querer para o outro o que desejamos para nós mesmos. Amar é bom, alisa a pele, tira as malogradas dores de cabeça, acerta o nosso passo com a vida. Já amei muito e matava agora por voltar a estar lá, onde o sol brilha sempre, mesmo quando o não vemos!

    ResponderEliminar
  6. "Aquilo que é uma merda é não amar"
    é mesmo isto! e há tantas mas tantas formas de amor que nos podem encher e completar!

    ResponderEliminar
  7. Eu diria que paixão é sofrer, amor é outra coisa. Amor, é ter gosto em contribuir para a fecilidade do nosso parceiro e isso ser recíproco. É algo que se constroi a 2. Amar não é sofrer, mas sim, há que fazer um esforço para que se mantenha.

    "Mas acredito ainda mais que quem defende que o amor é uma merda e que não serve para nada é porque nunca amou verdadeiramente. Ou porque nunca foi amado verdadeiramente. "
    Perfeitamente de acordo! ;)

    ResponderEliminar
  8. Não consigo fazer a comum associação de que amor anda de mãos dadas com o sofrimento. Amor é uma coisa bonita e só implica sentimentos menos bons porque para amar temos que nos abrir, mas não consigo ver esse sentimento bom ligado aos sentimentos maus. Amor está "lá em cima" e é graças a ele que os momentos maus se transformam em bons.
    Concordo com o que dizes: possivelmente quem diz que o amor é uma merda é porque nunca amou/foi amado a sério.
    Talvez eu veja o amor de uma forma demasiado utópica (um talvez que é uma quase certeza) mas... não é mesmo isso que é suposto o amor fazer às pessoas? Levá-las para um mundo melhor, que não existe mas que acaba por ser a nossa realidade?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto da tua maneira de pensar. Acredito que o amor tem momentos mais dolorosos mas não lhe tiram valor. Pelo contrário.

      Eliminar
  9. Amar é uma merda, mas não conseguimos deixar de amar, amamos, nos magoam, perdoamos ou não, juramos não amar e voltamos a ficar apaixonados, voltamos a amar e ficar magoados, é um círculo vicioso. Amamos aos nossos amigos que nos desiludem, amamos ao nosso marido, aos nossos filhos, amamos a mais de uma pessoa ao mesmo tempo, todos nos acabam por desiludir porque ninguém é perfeito, nós somos imperfeitos e quando nos magoam também nós magoamos a outro, e ainda assim não desistimos do amor, somos sádicos e masoquistas, não nos resistimos ao encanto de nos apaixonarmos, é por isso que o amor é uma merda, mas não conseguimos viver sem amar nem sermos amados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é uma merda é aquilo que algumas pessoas fazem com algo que vendem como amor aos olhos dos outros. E que criam muitas das coisas que dizes.

      Eliminar
  10. E existem tantas formas de amor e todas elas valem tanto a pena! Todas ♥

    ResponderEliminar
  11. A capacidade de amar distingue o Homem dos demais seres vivos...agora há muita gente que nunca experimentou o amor...nunca amou nem foi amado...
    http://dcabanas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Não acredito que seja dito por quem ama a pessoa errada, acredito que seja dito por quem simplesmente não sabe o que é o amor. Normalmente, comento baseado nas minhas experiências de vida, com a vã esperana que possa ajudar alguém... nunca se sabe... No meio da minha Felicidade e da minha Infelicidade, não fui capaz de proferir tais palavras. Mesmo em momentos em que só me apetecia chorar, nunca deixei de acreditar no Amor. E não sou uma pessoa romântica. Não vejo filmes românticos, nem leio livros desse género. Simplesmente, acho que fui educada dessa forma. Mesmo tendo como exemplo o relacionamento dos meus Pais que não sendo o mais Feliz (durante uma determinada fase), o AMor sempre exisitiu. O Amor entre eles e o Amor deles pelos Filhos. Mesmo em alturas em que encontrei o meu coração partido em mil pedacinhos e totalmente amachucado num canto, o Amor existia. O Amor sempre esteve lá. Amor pela vida, pelas minhas pessoas. Não posso dizer Amor por mim, porque sofro de falta de Amor-Próprio, porque em outras alturas da minha vida houve pessoas que me fizeram acreditar que eu não valia a pena como pessoa, como mulher, whatever, e isso são marcas que custam e demoram a tirar. Mesmo quando estás numa fase da tua vida em que te sentes bem contigo. Infelizmente, existem momentos em que a mente cede, e quebramos e não nos sentimos bem connosco. Mas no meio disto tudo, quem diz que o Amor é uma merda, não ama. Nem nunca amou. Não existem relacionamentos perfeitos. E as pessoas vivem numa constante procura de algo que não existe. Os casais que se amam verdadeiramente discutem. Mas têm o discernimento de não fazer essa discussão durar. Têm a capacidade de quebrar a discussão, e dormirem agarrados nessa noite. As pessoas têm defeito, e cada pessoa do casal, simplesmente tem que aprender a conviver com os defeitos de cada um. Nós, não somos perfeitos, e não podemos exigir perfeição a outro Ser, que está ali ao nosso lado, e que nos olha nos olhos, e que sem palavras nos diz que nos Ama. Claro que temos que nos adaptar à maneira de ser um do outro, mas a isso é que se chama construir um relacionamentos. Não existem tábuas rasas... Todos nós já trazemos informação passada. Temos que aprender a lidar com ela. Sermos nós próprios e verdadeiros com isso. Conseguir chorar na frente do outro, só porque sim. É possível ser Feliz para sempre, mas nunca ninguém disse que era fácil. Se nós somos capazes de dar parte de nós em outras partes da nossa vida, como no trabalho, com os amigos, com todo mundo, porque não com a pessoa que está ao nosso lado na cama, e que nos abraça quando o mundo desaba, e nos faz rir,quando o arroz queimou... Amar é mais que tudo... Amar enche o coração. E parte o coração, e prepara-nos para a luta seguinte. O Amor é o melhor do Mundo. <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada posso acrescentar. Quem não sabe o que é o amor, que ponha os olhos nas tuas palavras :)

      Obrigado.

      Eliminar
  13. Eu acho que a merda são todos os motivos que temos para dizer isso, e não propriamente o amor.
    E contra mim falo, que no "mais dificil" dos momentos a dois, só me apetece dizer (e digo): "isto é uma merda... o amor é uma merda!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A merda é o que as pessoas fazem de alguns sentimentos que nada têm a ver com amor.

      Eliminar
    2. "Eu acho que a merda são todos os motivos que temos para dizer isso, e não propriamente o amor.
      E contra mim falo, que no "mais dificil" dos momentos a dois, só me apetece dizer (e digo): "isto é uma merda... o amor é uma merda!"" - A Lia já disse tudo...

      Eliminar
  14. Acreditas naquilo que escreveste?!? Bolas, o amor é tão universal, diria mais, absoluto!! E tu, tu apenas colocaste o amor numa vertente amorosa. Onde as pessoas culpam o amor, sem dó nem piedade, pelos seus erros. A sua má formação. O amor é livre, ele nasce assim como morre. Mas logo volta a nascer, quando olhas uma flor, uma criança, um gesto. Ele está nos olhos de quem o consegue enxergar, mesmo no mínimo detalhe. Há que saber olhar, e não classificar. Isso é amor. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu disse que acredito naquilo que as pessoas dizem. Ou seja, acredito que digam aquilo por mágoa ou outras coisas.

      Peço desculpa se percebeste mal. O amor é muito mais do que a vertente amorosa. Tens toda a razão.

      O amor dá sentido a tudo.

      beijos

      Eliminar
  15. Eu quero é ser feliz...o amor....mas porque será que constato com pessoas que se dizem cada vez mais frustradas e infelizes!!!

    FinKler

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um simples conselho que vale o que vale. Não te rodeies de pessoas frustradas e infelizes. Aproxima-te de quem olha para cima, onde o sol brilha. Esses ajudam-te a ser melhor e a observar o lado bom da vida. As outras pessoas fazem tudo para que fiques no lodo a seu lado.

      Eliminar
  16. O amor pode ser uma merda (há quem diga isto por dizer) mas quem não gosta de amar?
    O amor é sofrimento, é partilha,é rir e chorar, é a construção de uma vida que pode ser na companhia de alguém, o nosso homem ou a nossa mulher, o nosso amigo(a), os filhos, os sobrinhos.
    O amor é incondicional. Não pode ser uma merda.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. o amor é uma merda.ponto.

    ResponderEliminar
  18. o amor só traz sofrimento.
    feliz aquele que não sente falta desse sentimento INUTIL

    ResponderEliminar
  19. amor só de cachorro
    o resto é ilusão

    ResponderEliminar
  20. Amor é sinônimo de sofrimento e decepção... Causa uma dor insuportável e irreparável.. Realmente, feliz aquele que não sente falta desse sentimento inútil.. Os homens (ser humano) não sabem amar. Só sabem destruir

    ResponderEliminar
  21. O amor é uma merda! Hoje em dia posso afirmar uma grande merda... só traições, desprezo, é horrível... odeio ver os casais apaixonados dão me vomitos ver aquele cinismo. Mentirosos, traiem e enganam compulsivamente.... odeio o amor... Odeio, Amor esse só tenho pelos meus pais esse sim é verdadeiro

    ResponderEliminar