20.2.14

há por aí geocachers?

Ouvi falar pela primeira vez em geocaching. Que, pelo que percebi, é uma actividade ao ar livre em que se utiliza um gps para se encontrar as diferentes caches, que podem ser pequenas caixas que contêm objectos e cujo acesso está separado por diferentes patamares de dificuldade. Existem desse lado geocachers que possam explicar mais detalhadamente o que é afinal o geoaching? É que fiquei com a ideia de que é uma coisa bastante divertida e que está presente em todo o lado.

31 comentários:

  1. Também não te sei explicar muito bem, mas ouve a emissão de ontem da prova oral que foi sobre isso: http://www.rtp.pt/play/p260/e144622/prova-oral

    ResponderEliminar
  2. sim, é muito divertido, costuma ser feito em grupos, mas nao convêm que os grupos sejam muito grandes para toda a gente participar ativamente.. é uma ótima oportunidade para se conhecer lugar novos. experimenta, vais gostar!

    ResponderEliminar
  3. Para localizares as caches duma determinada zona tens a app paga chamada Geocaching. Mostra as caches dessa zona, a distância que estás de cada uma delas, dicas para encontrares, comentários, depois de a encontrares podes fazer log das mesmas (o registo no site do geocaching de que a encontraste). Elas estão escondidas nos sítios mais inusitados, umas mais à vista, outras muuuuuito bem escondidas. O container, ou o recipiente, varia. Tens umas muito pequenas, as nano, o container mais ocmum são as caixas de rolos fotográficos, mas também tem tupperwares e caixas de diversos tamanhos, ou outras que se confundem com a envolvente do sítio onde estão escondidas (já descobri uma que era uma caixa em formato de pedra, por exemplo, mas não vou dizer onde ;) ). Tens as cache mistério, tens as multi-cache, em que tens de resolver um enigma para encontrá-la. Em cada cache encontras um bloco ou pedaço de papel para colocares o teu nome (nickname de geocacher) e a data em que a encontraste - convém levares sempre uma caneta contigo, algumas têm podem ter lápis, mas a maior parte não tem -, nas maiores podes encontrares pequenas lembranças que outros geocachers lá deixaram e podes deixar lá uma também, podes encontrar travel bugs - pequenas peças metálicas e cada um tem um nome e um propósito. Por exemplo, eu encontrei um, uma vez e no site do geocaching pesquisei pelo nome dele e vi que o propósito da pessoa que o pôs a circular era que ele desse a volta ao mundo e que depois voltasse ao ponto de partida. É uma activadade muito gira. Acabas por conhecer sítios que se calhar nunca pensaste conhecer e para além disso, na app do geocaching, tens a história daquele local. É uma actividade muito gira para se fazer em grupo. Já tive algumas noites bem divertidas com um grupo de amigos! É muito giro! Ultimamente não tenho feito, a ver volto asap!!
    Se quiseres mais dicas e/ou perguntas, feel free!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela elucidativa explicação. A vontade de experimentar é cada vez maior.

      Eliminar
  4. Nunca fiz mas já ouvi falar.
    Parece-me ser interessante :)

    ResponderEliminar
  5. eu ja fui geocacher. fazia equipa com o meu ex, como nos separamos deixei de fazer. Sim é giro e conheces sitios expectaculares. Mas nem todas as caches tm interesse, algumas são colocadas só para fazer numero (ah e tal já fiz 500 caches) ^pois são simples, fáceis de encontrar e em sitios banais. Outras estão em sitios que nunca imaginaste conhecer, às vezes até peerto da tua casa, e com vistas maravilhosas.
    na margem sul temos imensas.
    vai a http://www.geocaching.com/ regista-te vê no mapa o que há e se tiveres duvidas avisa.
    se tiveres um bom telemovel nem precisas de um gps xpto, basta descarregares gratuitamente um programa para encontrares as caches.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já te deram aqui um forum muito bom http://www.geopt.org/, a meu ver o melhor forum portugues de geocaching, lá tiras as duvidas, falas com outros geocachers sobre as melhores caches a fazer, premeiam caches que realmente vale a pena fazer, organizam encontros regularmente para trocas de experiencia, trocas de geocoins ou até cachadas em grupo.
      e já que és da margem sul, quando fizer bom tempo faz o trilho da falesia da fonta da telha.. perdes-te na paisagem

      Eliminar
  6. Não pratico por isso não te vou explicar o que pretendes mas confirmo que pode ser muito interessante, tenho amigos que praticam e no local onde trabalho há uma caixa pelo que por lá passam bastantes que o praticam...acho que acaba por ficar associado a uma forma de estar na vida e promove experiências muito enriquecedoras quer de conhecimento de espaços e paisagens que de outra maneira se não conheciam, quer de interação de grupo que pode começar na família!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Eu!
    Sim, muito divertido, viciante e há por todo o lado.
    é muito fácil. 1º regista-se no site. Depois tem de ter um GPS para trajectos a pé ou um telemóvel com GPS (há vários programas que pode fazer download para telemóvel).
    Depois é ir à aventura.
    No site procura no mapa as caches que há e vai ficar surpreendido pelos locais e pelo nº de caches.
    O GPS dá-lhe a indicação do metros que falta até chegar ao GZ (ponto zero). Quando o encontrar, é só seguir as dicas (se as houver) seguir a sua intuição (que se vai ganhando com a experiência) e procurar até encontrar.
    Se precisar de ajuda, diga.
    Se algum dia vier para os lados de Torres Vedras, eu tenho algumas caches minhas e do meu marido aqui na zona.

    ResponderEliminar
  8. Acuso-me! Só encontrei 4 para já, mas existe um mundo à nossa espera. Se estiveres interessado, no meu blog tem uma etiqueta - Geocaching - onde explico como funciona e as que já escontrei... estão espalhadas por todo o mundo e é uma ótima alternativa tanto para o desporto como para conhecer o sítio onde estás. Aconselho vivamente! :)

    ResponderEliminar
  9. Não sou lá grande geocacher (comecei apenas o ano passado e ainda fiz muito poucas), mas posso garantir que é muuuuuuito bom mesmo. Primeiro, é preciso registar-se em www.geocaching.com e dar uma vista de olhos ao fórum em pt, e às páginas de ajuda. Depois, é lançar-se à aventura. Há várias aplicações para ios e android que também podem ser úteis, há sites sobre a matéria (a maioria em inglês, mas tb se arranja em espanhol e há até alguns em pt - geocaching.pt, geopt.org). E então o geocaching é isso mesmo, a procura de caches, que podem ser pequenas caixas ou outros containers, que contém, entre outras coisas (ou não), um logbook (folha ou pequeno livro de registos) onde o geocacher vai registar a data da "cachada". Depois disso, é necessário ir ao site fazer também o registo na página da cache. É muito fácil. E, como já referi, é muito bom. Conhecem-se paisagens espectaculares, sítios lindos em que nunca tínhamos reparado, mesmo na nossa cidade. E depois quando vamos com amigos e/ou família há toda a adrenalina de ver quem encontra a cache primeiro. Aconselho muito vivamente. Espero também ter ajudado um pouco, com este pequeno (e confuso, por vezes) texto.

    Parabéns pelo blog (nunca tinha comentado). ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas tuas simpáticas palavras ;)

      Quanto mais leio, mais quero experimentar. E sim, foste uma boa ajuda.

      Eliminar
  10. Eu também me assumo como geocacher. E até escrevi algumas coisas sobre o tema no meu blog:

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Eu sou viciada! há caches em todo o mundo. Basicamente é uma caça ao tesouro através de coordenadas GPS. O objectivo é levar-te a conhecer lugares, muitos que de outra forma não conhecerias.

    ResponderEliminar
  12. Caro Bloguer militante, se fores de Lisboa desafio-te a apareceres no Estado de Alma (rua da junqueira em frente ao Instituto de Higiéne e Medicina Tropical) é um evento com geocachers e não só e vais descobrir duas actividades divertidas.
    Terças feira das 21.30 às 23.00 , No balcão pergunta pelos geocachers que eles indicam onde nós estamos.

    ResponderEliminar
  13. Sim, no início, há mais de 10 anos, era interessante. Com a massificação do fenómeno, perdeu interesse, no meu entender...
    A.Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi alguns comentários nesse sentido. Mas, quando algo é bom, costuma acontecer isso. O importante é que não se mude a essência original.

      Eliminar
  14. Foi lá que ouvi mas não ouvi o programa todo. Obrigado.

    ResponderEliminar
  15. Um ano depois deste post...chegaste a experimentar procurar umas caches?
    Qual o balanço?
    Eu sou geocacher desde 2012 e já conheci sítios muito interessantes graças a esta actividade.
    Há inúmeros sítios, pouco conhecidos mas muito interessantes que, por terem caches, visitei e adorei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente ainda não. Preciso de ser "arrastado" por um mas a vontade mantém-se. Ainda mais quando ouço relatos como o teu.

      Eliminar