19.2.14

as opções no fundo do poço

Do meu ponto de vista, existem duas opções quando se está no fundo do poço. A primeira é olhar para baixo. Perceber que dali não se passa. Aceitar que se vai ficar por ali. E esperar que o tempo passe. Sempre a olhar para baixo, sempre a pensar que a vida é ali, naquela escuridão. Ou seja, não observar nada mais do que o problema. Acreditar que só existe o problema.

A segunda opção é olhar para cima. Observar os raios de Sol que vão dando alguma luz ao poço. E, a partir daí, procurar a melhor maneira para trepar o poço e sair dali. É ter como único objectivo sair da escuridão e ir para um sítio melhor, menos frio e muito mais acolhedor. É estar no problema a pensar apenas na solução. Tendo como objectivo deixar para trás aquilo que nos levou aquela posição.

Destas duas pessoas sou a segunda. Tenho os meus momentos maus. Aqueles em que olho para baixo. Mas, felizmente, rapidamente me concentro nas soluções para o problema. E é essa a mensagem que passo para os meus amigos, para aqueles que desabafam comigo. Até porque, uma pessoa que tem um problema, seja ele qual for, a última coisa que precisa de ouvir é “tens razão, estás mesmo na merda.” E dizer isso não é ajudar, é atirar areia para cima dessa pessoa.

Exceptuando a morte, acredito que tudo na vida tem solução. Pode dar muito trabalho, pode parecer impossível de alcançar mas a solução existe. E é uma pena que muitas pessoas, que têm muito mais força do que aquela que julgam, se deixem prender no fundo do poço. Acreditar é o primeiro passo para soltar as algemas. E, fazendo isso, tudo é possível.    

21 comentários:

  1. tambem sou a segunda. olho muitas vezes para baixo, mas rapidamente levanto o queixo

    ResponderEliminar
  2. É verdade!
    Fazem parte os momentos de olhar para baixo.. mas o ideal e olhar para cima e lutar para chegar onde queremos estar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É verdade!
    Fazem parte os momentos de olhar para baixo.. mas o ideal e olhar para cima e lutar para chegar onde queremos estar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O problema é que sair do poço dá trabalho, exige um esforço grande e ás vezes o cansaço é tanto que preferímos ficar ali e olhar para baixo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há alguma coisa "boa" que não dê trabalho? E não sabe muito melhor lutar por algo e dizer: "consegui"?

      Eliminar
  5. Confesso que "já fui mais a segunda", mas ao fim de algumas "pancadas da vida, sinto que durante tempo demais fui a primeira!

    O fundo do posso é tramado, acreditar que há uma solução, tentar todas as que nos lembramos, mas só com o passar do tempo é que elas realmente aparecem, deixa-nos consternados.

    E não, nem tudo tem solução. Mas vale sempre a pena procurar...

    A curiosidade é o princípio da Ciência e quem procura (às vezes também) alcança!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero continuar a acreditar que tudo tem solução. Prefiro essa visão da vida.

      Eliminar
  6. e há outras situações, situações sem poço... situações sem nada...só puro panico porque sabes que o "mau" que vai acontecer é inevitavel. Tens de lutar porque tens pessoas que esperam tudo de ti e tu não te sentes capaz de nada por causa do medo. A questão é que nem sempre se consegue tudo e que lutar cansa, especialmente quando ainda não tens a experiência de vida que te permite manter a calma. Desistir nunca mas há situações de vida nada faceis...nada mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso exige uma grande luta interior que te leva ao controlo de modo a que possas dar aquilo que tens para dar.

      Eliminar
  7. Lembrei-me que há uma coisa que costuma ajudar quando estamos perante uma situação que nos cause desconforto ou quando estamos mesmo mal e no fundo do poço, é escrever num papel, mas escrever com sinceridade, as desvantagens e as vantagens que nos trazem essa situação em que nos encontramos. Claro que não dá para tudo (quer dizer, ainda não experimentei grande parte) mas a verdade é que ao olharmos para o que temos escrito ajuda-nos a ter clareza de espírito para vermos o passo seguinte. Porque uma coisa é analisarmos mentalmente o que se passa, outra é vermos efectivamente o que se está a passar. Na nossa cabeça permanece com maior vigor a parte má de cada situação, mas se tivermos uma folha com prós e contras ajuda-nos a racionalizar o problema. :)

    ResponderEliminar
  8. Há uns anos, a Sharon Stone disse uma frase assim: "the best view of life is when you're down and you look up".

    Já estive no fundo do fundo, na escuridão profunda, mas consegui sair da espiral destrutiva... Não foi fácil, não sei quantas vezes pensei em desistir, mas aqui estou eu!

    ResponderEliminar
  9. Depende do poço e das nuvens que escondem o sol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhum poço, por mais belo que possa parecer, merece que alguém fique lá escondido.

      Eliminar
  10. Bom dia Bruninho,

    Podes estar no poço contra a tua vontade, porque te atiraram lá para dentro. Isso dá-te a raiva necessária, para lutares porque de lá queres sair...é o meu caso, mas sempre que estou a chegar ao rebordo do poço, os mesmos que para lá me atiraram calcam-me as mãos até eu ficar sem forças e me deixar cair outra vez. Podes muito querer sair, eu quero! Mas está na boca do poço alguém que não pára de atirar terra cá para dentro, resta saber quem vai ganhar esta batalha...se sou eu...se são eles...neste momento confesso a entrada do poço está tapada, não vejo o sol, nem a maneira de sair daqui, faltam-me as forças, além disso, não depende só de mim. Eu até posso continuar a esgaravatar, mas se continuarem a atirar-me terra, chegará o momento em que morrerei por asfixia...morro a lutar, mas morro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Eu acredito que tens a força necessária para aguentar tudo isso, muito mais e saíres vitoriosa dessa situação.

      Eliminar
  11. Já estive bem no fundo do poço... Demorei a sair de lá, acho que no fundo cada gesto só me enterrava mais. Mas depois encontrei em mim a força necessária para sair de lá... e consegui :)

    ResponderEliminar