6.1.14

o que separa os comuns mortais das lendas

Com a morte de Eusébio, Portugal perde o seu maior jogador de todos os tempos. E não digo isto por ser benfiquista. Mas enquanto pessoa que ama futebol e que é incapaz de comparar um jogador dos tempos de Eusébio a alguém dos dias de hoje. Não entro em comparações porque nos tempos de Eusébio não se faziam substituições. As bolas pesavam muito mais. Os equipamentos não tinham as tecnologias da actualidade. Os treinos eram diferentes. Os tratamentos e recuperações também. Enfim, tudo era diferente. Além disso, Eusébio era de uma altura em que não existiam estrelas. Quer dizer, elas existiam mas não faziam questão de o demonstrar. Basta dizer que Eusébio referia-se à maioria dos jogadores por senhor. Como tal, para mim, Eusébio é o melhor jogador português de todos os tempos. Como Toni disse, e muito bem, príncipes há muitos, rei é que houve só um.

Por tudo aquilo que fez em vida, Eusébio nunca morrerá. Será eterno. Será uma lenda mundial. E existem pequenos relatos que ouvi ontem – poucos dos muitos que existem e que muitas pessoas provavelmente nunca vão conhecer – que separam Eusébio dos comuns dos mortais. O primeiro exemplo passa pelas homenagens feitas nas mais diversas redes sociais. Não me refiro às feitas pelos anónimos que decidem homenagear um símbolo (grupo no qual me incluo) mas aquelas que foram efectuadas por diversas personalidades e entidades do desporto mundial.

Outro exemplo foi partilhado pelo basquetebolista Miguel Barroca, que recordou na sua conta no instagram (@miguelbarroca) a primeira vez que entrou na garagem do Estádio da Luz. “Reparei que havia alguns lugares marcados: Presidente, Vice-Presidente, etc. Até que vi um que dizia Eusébio! Por muitos que vão e venham nos vários cargos, aquele era o lugar dele! Do Eusébio! Ele é o Eusébio! O maior”, escreveu. Este relato diz tudo sobre ele.

Também tenho de partilhar aquilo que Pedro Rolo Duarte partilhou no seu blogue. Excertos de uma conversa que mostram a essência do Pantera Negra.“- O meu único vicio é o Benfica. E, às vezes, por causa do meu Benfica, sinto a máquina a falhar. Quando chegar o meu dia que seja ali no Estádio. Gostava de morrer no Estádio da Luz? - Se me dessem a escolher gostaria de morrer ali. É uma casa que me fez homem, onde eu estou desde os 18 anos. Nós não escolhemos, mas eu gostava… E já agora num jogo de emoção e com uma vitória do Benfica.
Pensa muito nisso? - Há uns anos tinha medo da morte, agora já não. DNA, 13/Set/1997 Entrevista de Luís Osório e Pedro Rolo Duarte.” Não deixa de ter a sua piada que esteja a transcrever isto ao mesmo tempo que Eusébio expressa este ideia num documentário que está a dar na Sporttv. “Sei que vou ter muitas pessoas comigo no meu dia”, disse. E estava certo. Cumpre-se o desejo de ter o corpo no seu Estádio, na sua “casa” e com a companhia que merece.

Partilho ainda duas histórias de anónimos. Uma revelada por uma reformada de 61 anos num programa especial da SIC Notícias. Dizia a senhora que nunca o tinha conhecido mas que agradecia-lhe por muitas vezes matar a fome à família. A senhora, oriunda de uma família numerosa, contava que quando o Benfica ganhava era uma alegria no café onde o seu pai estava, com o dono a oferecer rodadas, por exemplo. Essa alegria sentia-se depois em sua casa e acabava por ser um grande conforto para si e para os seus irmãos. E ainda o momento em que um adepto do Sporting pede desculpa aos benfiquistas antes de colocar um cachecol do Sporting na estátua do Eusébio por achar que neste momento não existem rivalidades clubísticas e que o antigo jogador era um símbolo para todos. Todos estes exemplos são apenas alguns que revelam que Eusébio é uma lenda. E as lendas não morrem.

Por fim, acho justo que o corpo de Eusébio seja trasladado para o Panteão Nacional dentro de um ano. É um símbolo de Portugal no mundo. Um embaixador eterno do nosso país. E clubismos à parte, aquela merece ser a sua última morada, tal como aconteceu justamente com Amália Rodrigues. Também gostava de ver Bruno de Carvalho e Jorge Nuno Pinto da Costa hoje, no funeral do Pantera Negra. E, se não for pedir muito, que os adeptos do Porto que se deslocarem ao Estádio da Luz no próximo Domingo, aproveitem essa oportunidade para dar uma verdadeira lição de civismo durante as homenagens efectuadas ao King.

Já agora, e como o desporto vive de inspirações, que os jogadores do Benfica façam da ausência física de Eusébio uma fonte de força para o que resta desta época e que cumpram os desejos do maior símbolo que o Benfica alguma vez terá. Que honrem o prazer de ter privado com o homem que fez do Benfica um clube universal. E mais importante do que isso, que os 23 jogadores que vão representar Portugal no Mundial do Brasil, honrem a sua memória naquela que será a primeira competição sem o Pantera Negra que se agarrava à sua toalha e que apertava quando as coisas não corriam como desejado. 

13 comentários:

  1. Palavras que têm tocado e deixado com as lágrimas nos olhos são as do Simões. E sim, Eusébio merece o Panteão, porque mais que o símbolo do SLB é um dos símbolos de Portugal, é o F de futebol, é devido a ele que temos crédito e respeito nesse mundo. E bato palmas a Bruno de Carvalho que foi prestar homenagem. Rivalidades postas de parte (pena não ter visto o mesmo da parte do FCP, mas não se pode pedir tudo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Eusébio merece o Panteão. Quem anda por aí a falar mal dele está a falar mal de uma parte importante da nossa história. É triste que coloquem o clubismo acima dele.

      Eliminar
  2. Muito bem, uma merecida homenagem a Eusébio, neste seu cantinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que se possa fazer por ele será sempre pouco ou nada em comparação com o que merecia.

      Eliminar
  3. Um grande Homem sem dúvida, se merece ir para o Panteão? A meu ver sim, levou o nome de Portugal para a boca do mundo e foi nosso embaixador, é preciso lembrar.
    Triste ver muitas pessoas que acham que não, que era só um futebolista e acham tudo isto um "histerismo futebolístico" vergonhoso... que bons profissionais há nas diversas áereas blá blá. Percebo um pouco da revolta, mas faz-me confusão que queiram sempre comparar tudo e todos, não sendo capazes de distinguir personalidades como o Eusébio... e o que diz a essas pessoas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o Eusébio merece o Panteão. Se Amália mereceu, Eusébio também o merece. Coloco ambos no mesmo patamar no que diz respeito à importância para o nosso País. Quem fala mal dele falta ao respeito a uma parte importante do nosso País.

      Eliminar
  4. Não podia estar mais de acordo com o teu texto. Que pelo menos haja mais civismo no futebol, entre adeptos, e que sigam o exemplo do Rei. Que esteja em Paz e que a família supere esta dor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que exista esse civismo no Domingo mas duvido muito. Espero mesmo estar enganado.

      Eliminar
  5. Eusébio mereceu a devida homenagem feita na sua morte. Teve o privilégio de ser sempre respeitado e homenageado em vida, o que muitos não têm.
    A vota ao estádio foi arrepiante ao som de Andrea Bocelli. As lágrimas caíram.
    Triste foi haver um número insignificativo de adeptos que decidiu tirar cachecóis de outros clubes. Eusébio não é apenas Benfica, é Portugal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me deixa mais feliz é o facto de ter sido homenageado em vida pelo Benfica. É certo que houve uma altura em que não foi muito bem tratado mas isso foi corrigido muito a tempo. Estive no estádio, no seminário e no cemitério. É impossível explicar o que se sente num dia daqueles.

      Eliminar
  6. Para os que dizem que Eusebio nao merece o Panteao...so tenho a dizer o panteao precisa mais do eusebio que vice-versa. Na minha opiniao considero que existem certos "ilustres" presentes no Panteao que nunca deveriam ter sido la colocados.

    ResponderEliminar