27.1.14

mais um na corrida

Esta é a melhor altura para ir ao cinema. Os Óscares estão aí à porta e a salas de cinema são ocupadas com a maior parte dos filmes a concurso. Eu, que já gosto de ir ao cinema, uso esta altura como desculpa para tentar ir uma vez por semana ao cinema. Ontem, foi dia de ver Golpada Americana, um dos filmes mais badalados dos últimos tempos, com dez nomeações para as desejadas estatuetas douradas.

Gostei do filme. Considero que está muito bem feito, com detalhes muito bons de fotografia e de guarda-roupa. Sem querer abordar a história do filme, para não ser um desmancha prazeres para quem não viu e deseja ver, falo das representações. Este filme prova que não existe um único papel que Christian Bale não seja capaz de fazer com mestria. Entrega e perfeição são com ele e vale cada cêntimo do dinheiro que ganhou para fazer o filme. Confesso que o nome de Amy Adams não me dizia muito. Mas, vou manter esta actriz, nascida em Itália, debaixo de olho. Gostei do que vi. Da forma como representa. Do jeito como comunica com o olhar, provando ainda que consegue ser bastante sensual.

Golpada Americana, do mesmo realizador de Guia Para Um Final Feliz, mostra ainda que Bradley Cooper tem talento para muito mais do que comédias como Ressaca ou para filmes românticos de Domingo à tarde. E ainda para comprovar o imenso talento de Jennifer Lawrence. Não aparece muito no filme mas, quando o faz é para brilhar. Aquela cena da dança a limpar o pó é demais e mostra que não é por acaso que é a actriz sensação de Hollywwod.

Da corrida aos Óscares já vi Golpada Americana e O Lobo de Wall Street. A eleger um destes, para melhor filme, escolhia O Lobo de Wall Street. Na minha opinião é melhor filme e tem uma melhor história, apesar das semelhanças que me agradam: um é uma história verídica, outro é inspirado em factos reais. Entre Christian Bale e Leonardo DiCaprio, escolhia o segundo para melhor actor principal. Entre Bradley Cooper e Jonah Hill, escolhia o primeiro para melhor actor secundário. Para já, não tenho termo de comparação para Amy Adams mas acredito que só seja vencida por Cate Blanchett. Também não tenho termo de comparação para Jennifer Lawrence mas aposto as fichas todas nesta bela (em todos os sentidos) actriz de apenas 23 anos.

Por fim, vi a apresentação de Her – Uma História de Amor e fiquei cheio de vontade de ver o filme que tem o louco e brilhante (em doses iguais) Joaquin Phoenix como protagonista e que está na corrida para melhor filme. O trailer promete!

16 comentários:

  1. Ainda só vi um que não saiu cá (August: Osage County), em que a Meryl Streep também está nomeada. E tenho pena que O mordomo tenha ficado fora da corrida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditei que o Forest Whitaker ia concorrer para principal e que a Oprah estaria na disputa para melhor actriz secundária.

      Eliminar
  2. Não é um filme mau mas desiludiu-me um bocadinho. Eu ia com as expectativas muito altas, e vim desiludida.
    A parte artística é muito boa, o desempenho da Amy Adams é fantástico e a banda sonora também é muito boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o problema está mesmo nas expectativas que criamos. A Amy Adams tem um jeito muito peculiar de representar. Os seus olhos dizem tudo. A banda sonora é de sonho.

      Eliminar
  3. Eu já vi 6 dos nomeados e até à data, o "The Wolf of Wall Street" é o melhor.

    ResponderEliminar
  4. The Wolf Of Wall Street está muito, muito bom. A evolução da personagem do Dicaprio ao longo do filme é brutal. O gajo é um actor do caraças!!!

    ResponderEliminar
  5. Ainda sá vi O Lobo de Wall Street. Mas já não vou ao cinema à imenso tempo.

    ResponderEliminar
  6. Também gostei muito do que vi e o desempenho de Bradley Cooper surpreendeu, pois é como tu dizes: prova que consegue ir mais além do que as comédias.
    Agora esta semana quero ver se arranjo tempo para ir ver o Lobo de Wall Street.

    ResponderEliminar
  7. Um dos filmes que mais curiosidade tenho de ver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta ir com expectativas baixas para saboreares mais o filme. Não penses em excelência. Pensa num filme modesto. O impacto será maior assim.

      Eliminar
  8. Vi "O Lobo de Wall Street", acho Leonardo di Caprio um excelente actor e, já que falou da "Golpada Americana", amanhã será um bom dia para ir ao cinema. Adoro o cinema à tarde e com pouco espectadores.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trata-me por tu, pode ser?

      Eu prefiro as sessões de Domingo, às 12h30/13h. São as melhores.

      beijos

      Eliminar